Propaganda

Foco no agora: Meditação mindfullness é tão eficaz quanto medicamentos no tratamento dos transtornos de ansiedade

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)

Pronto. O compromisso foi marcado para amanhã. Com qual antecedência preciso sair para não me atrasar? Por quem serei recebido? Devo me mostrar mais à vontade ou parecer mais comedido? O assunto está na ponta da língua, mas entenderão o que quero realmente dizer? Corro o risco de cancelamento… Será, então, que desisto de tudo? O medo do futuro, mesmo o mais imediato, é um dos maiores males dos tempos atuais: a famigerada ansiedade.

E, a todo tempo, temos buscado soluções e ajuda para combater um problema que realmente pode nos paralisar. Além dos medicamentos, atividade física, yoga e terapia têm se mostrado boas opções. Após o diagnóstico, são diversos os caminhos possíveis e cada indivíduo deve procurar os que melhor se encaixam para sua situação. E a orientação de um profissional é fundamental nesta caçada pelo bem-estar.

Atenta, a comunidade científica investe em pesquisas para chegar a diferentes abordagens de tratamento para o que pode ser nomeado de mal do século. De acordo com reportagem do jornalista Denis Pacheco, do Jornal da USP,  pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, indicaram que a redução da ansiedade e do estresse está baseada no conceito do mindfulness.

Aqui e agora

Também conhecido como “atenção plena”, o mindfullness diz respeito à capacidade de concentração no exato momento presente. E pode ser quase tão eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade quanto medicamentos antidepressivos. O artigo com as conclusões do estudo foi publicado no periódico “Jama Psychiatry”. 

Em geral, praticar o mindfullness envolve prestar atenção nas etapas que compõem determinada ação ou atividade no momento em que acontecem, observar e ter consciência sobre as próprias sensações, pensamentos e emoções. 

Em momentos de crise, a prática do mindfulness chamada “aqui e agora” pode ser bastante utilizada. Funciona assim: Imagine cinco coisas que você possa ver; quatro coisas que possa tocar; três coisas que possa ouvir; duas coisas que possa cheirar; uma que possa experimentar o gosto. 

Esses pensamentos farão com que você tire totalmente o foco das sensações ruins e mantenha atenção nesses elementos que está imaginando. Mas o ideal é que a prática do mindfullness seja rotineira a fim de evitar as crises. Confira abaixo algumas dicas para quem quer começar: 

  • Insira um tempo de meditação na sua rotina. Comece com períodos curtos, de três a cinco minutos
  • Nestes momentos, leve sua atenção para o corpo – pode ser para as sensações físicas ou até pensamentos e sentimentos.
  • Atente-se à sua respiração, tenha consciência dela no momento da meditação
  • Conte com aplicativos como Calm, Aura ou Lojong para te auxiliar. 

O estudo

A pesquisa sobre o bom resultado do mindfullness para o combate da ansiedade analisou 276 participantes em três grandes cidades norte-americanas. De acordo com reportagem do Jornal da USP, todos os integrantes do estudo tiveram um diagnóstico recente e primário de transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade social, pânico ou agorafobia.

De acordo com Rubens Maciel, psicólogo e professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que não participou do estudo, “o estresse e a depressão são comorbidades com um índice extremamente elevado, em especial, nas nossas cidades”. Por isso, considerar diferentes abordagens de tratamento é prioridade para profissionais da área da saúde.

No trabalho norte-americano, os pesquisadores dividiram aleatoriamente voluntários em diferentes grupos de controle. Durante um período de 24 semanas, parte dos pacientes teve como tratamento a meditação ou redução do estresse baseada em mindfulness (MBSR), enquanto outro grupo fez uso do medicamento escitalopram. Os cientistas avaliaram a gravidade dos sintomas de ansiedade e outros transtornos nos pacientes em uma escala de 1 a 7, sendo 7 ansiedade severa.

Após o período, 102 pacientes haviam concluído o MBSR e 106 haviam concluído seu curso de medicação. Conforme mensurado, ambos os grupos obtiveram uma diminuição significativa em seus sintomas de ansiedade – uma redução média de 1,35 pontos para aqueles que praticaram meditação e uma redução média de 1,43 para os que fizeram uso do escitalopram.

De acordo com os especialistas, estatisticamente, esses resultados são bem próximos e considerados equivalentes. “Eles utilizaram um grupo controle, um protocolo padrão, que foi criado pelo Jon Kabat-Zinn, no Hospital Geral de Massachusetts”, explica Rubens.

Vilão silencioso

Ainda assim, na opinião do especialista, é importante mencionar que os medicamentos prescritos para ansiedade e depressão também podem ser muito eficazes. “O problema é que muitos pacientes têm dificuldade para comprá-los, alguns podem não responder bem ao tratamento e outros podem sofrer com os seus efeitos colaterais”, comenta ele. Por esses e outros motivos, a meditação tem ganhado destaque nas pesquisas como uma possível alternativa de tratamento.

Por fim, o professor também lembra que o estresse é um “vilão” silencioso e está especialmente presente nos grandes centros urbanos. Ele reforça que, com toda a agitação e correria do dia a dia, é sempre bom que cada um de nós pare, respire fundo e se reconecte um pouco com o nosso corpo e a nossa mente. “É preciso observar que a meditação da atenção plena é apenas um primeiro passo dentro de um caminho muito mais longo que te leva ao autoconhecimento”, conclui.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Foco no agora: Meditação mindfullness é tão eficaz quanto medicamentos no tratamento dos transtornos de ansiedade

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?