Propaganda

Fuja dos alimentos ultraprocessados: eles podem contribuir para perdas cognitivas

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)

Um intestino saudável é muito mais do que ter a sensação de alívio ao eliminarmos as fezes de maneira satisfatória, sem sofrimentos. Significa maior saúde para todo o organismo, menores inflamação e inchaço do corpo. E um dos pontos fundamentais para o bom funcionamento do órgão é a ingestão de fibras. Segundo um estudo desenvolvido pela Duke University, não importa o tipo de fibra que você escolha, apenas aposte nelas!

A pesquisa norte-americana investigou os benefícios de diferentes tipos de suplementos de fibra vendidos em farmácias e supermercados. E chegou à conclusão, após um exame rigoroso dos micróbios intestinais dos participantes, que as pessoas que comiam a menor quantidade de fibra antes do estudo obtiveram o maior benefício dos suplementos, independentemente da marca.

Em contrapartida, as que já eram consumidoras das fibras dietéticas naturais – encontradas em grãos, verduras, cereais integrais, legumes e frutas – mostraram a menor mudança em seus microbiomas. O que apontou que o tipo de suplemento realmente não importava, provavelmente porque esses indivíduos já estavam hospedando uma população ideal de micróbios intestinais.

Ou seja, natural ou suplementar, o ideal é que a ingestão de fibras seja um cuidado diário. De acordo com matéria do portal Science Daily, quando os micróbios intestinais absorvem uma dieta rica em fibras, eles produzem mais ácidos graxos de cadeia curta que protegem de doenças do intestino, do câncer colorretal e até da obesidade. Em particular o butirato, ácido graxo que é combustível para as próprias células intestinais. O butirato demonstrou melhorar a resistência do intestino a patógenos, diminuir a inflamação e gerar mais células saudáveis ​​que revestem o intestino.

Entenda

As fibras são compostos que não são digeridos pelo nosso organismo, passam quase que intactos pelo sistema digestivo e terminam eliminados pelas fezes. E trazem muitos benefícios: ajudam na manutenção da microbiota intestinal; estimulam a motilidade intestinal; contribuem com a consistência normal das fezes; colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias.

O problema é que poucas vezes o ser humano consegue ingerir a quantidade ideal de fibras recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica o consumo de pelo menos 25 g por dia. Essa média está distante da realidade dos brasileiros, que consomem cerca de 12,5 gramas de fibras diariamente, segundo o IBGE.

Muitos, então, voltam-se aos suplementos. Mas é preciso atenção. Indicações do portal do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, alertam que produtos ou suplementos disponíveis no mercado devem ser utilizados na quantidade indicada pelo fabricante no rótulo do produto. Já pessoas que possuam alergia, ou problemas de saúde ligados ao trato gastrointestinal ou sistema imunológico, devem utilizar esses produtos apenas com a liberação do médico ou nutricionista responsável.

Aposte nas fibras naturais!

Confira dicas de como adicionar a substância na sua alimentação

  • Aposte nos vegetais verde escuro: couve, almeirão, brócolis, espinafre, rúcula, mostarda e agrião são alguns exemplos
  • Tome diariamente um suco de laranja batido com mamão e ameixa seca
  • Escolha sempre versões integrais dos alimentos, como o arroz e as farinhas.
  • Adicione grãos como chia, aveia, gergelim, linhaça e semente de abóbora nas suas receitas
  • Beba muita água para evitar o inchaço e garantir a absorção do composto pelo intestino

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Fuja dos alimentos ultraprocessados: eles podem contribuir para perdas cognitivas

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?