Em uma pesquisa online divulgada recentemente pelo UOL AD LAB em parceria com o VivaBem, 46% dos entrevistados afirmaram que o cansaço aumentou com a pandemia.
Combater esse estado requer um conjunto de medidas, a começar com você se permitindo fazer pausas na rotina frenética e resgatando pequenas ações que podem te distrair e dar mais prazer no dia a dia, como ouvir música, ler, fazer um passeio na natureza, entre outras coisas. Cuidar melhor da alimentação também pode ajudar, e muito.
Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou, em cobaias, que seguir uma dieta cheia de comida calórica e gordurosa (junk food) por dois meses afetou muito a disposição dos animais. Eles passaram a demorar muito para cumprir tarefas pelas quais recebiam recompensas.
“Cortar esses alimentos da rotina leva a melhoras dramáticas em vários fatores cognitivos e de saúde mental”, diz o autor do trabalho, o professor de neurociência comportamental Aaron Blaisdell. O primeiro passo, segundo ele, é deixar de lado os alimentos altamente processados, reduzir o açúcar, o sal e as frituras. Portanto, muita atenção à sua alimentação e tente melhorar a dieta.
Procure sempre os profissionais de saúde, como médico e nutricionistas, para um diagnóstico preciso e a elaboração de um plano alimentar adequado.
Para te ajudar a se cuidar já, selecionamos algumas sugestões de alimentos que melhoram a disposição, por serem ricos em nutrientes e precursores de neurotransmissores como a serotonina (triptofano), dopamina e noradrenalina:
Banana
Contém vitamina B6” e triptofano, que produz a serotonina, importante para o humor, qualidade do sono e funções cognitivas.
Banana
image sourceread
Grãos integrais
Aumentam a secreção de insulina, que favorece a produção de serotonina. Prolongam a saciedade, reduzindo as chances de cansaço.
Grãos integrais
Nozes e sementes
Possuem grande concentração de macronutrientes essenciais para evitar o cansaço, como proteínas, carboidratos e gorduras boas.
Nozes e sementes
Salmão, atum e sardinha
Peixes de águas profundas contém Ômega 3, importantes na formação de neurotransmissores, selênio, um potente antioxidante, além de cálcio e proteína.
Salmão, atum e sardinha
Chocolate amargo
Possui tirosina, que auxilia na produção de dopamina, outro neurotransmissor ligado ao nosso humor.
Chocolate amargo
Abacate
Rico em ômegas 3 e 6, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, aumentando fluxo de sangue para o cérebro e diminuindo a exaustão.
Abacate
Maçã
Por ser rica em frutose, açúcar natural da fruta, a maçã ajuda a te deixar mais disposto.
Maçã
Mirtilo
Ótima fonte de manganês, importante para o metabolismo e diminuir a sensação de cansaço.
Mirtilo
Couve
Contém muito ferro, nutriente que, quando em baixo nível no organismo, leva à sensação de cansaço.
Couve
Ovo
Rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco, melhora a função cerebral e tem ação antioxidante.
Ovo
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.