Propaganda

Conheça a importância de manter o equilíbrio dos eletrólitos no corpo e quando é necessário fazer reposição

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
4.5
(2)

Sódio, potássio, cloreto, magnésio, fósforo, bicarbonato… Todos nós ouvimos esses termos no dia a dia, mas pouco sabemos de sua importância para a estabilidade do nosso organismo. Eles são os chamados eletrólitos, componentes presentes no nosso sangue, suor e urina que, quando estão em sério desequilíbrio, podem causar sintomas como fadiga, confusão, fraqueza muscular, boca seca e perda de apetite e até levar a casos graves de saúde.

Os eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo. Desempenham um papel em tudo no nosso organismo, desde a função nervosa e muscular até o equilíbrio de fluidos, saúde do coração e força óssea. Eles atuam no gerenciamento da pressão arterial e de pH do sangue, na reconstrução de tecidos danificados, na contração dos músculos, na hidratação, na prevenção de câimbras, na produção de energia e são importantes para os movimentos musculares.

Vários fatores podem levar ao desequilíbrio dos eletrólitos no organismo, como a desidratação, a perda de líquidos por sudorese excessiva, vômito ou diarreia, o uso de laxantes, doenças renais e dietas pobres nesses componentes, dentre outros. Nessas situações, é muito importante a reposição desses elementos e diversas são as formas de recompor essas perdas.

Seguindo uma dieta saudável, é possível manter esses minerais em bons níveis no corpo (confira ao final deste texto, infográfico com alimentos ricos em eletrólitos). Porém, em alguns casos, o uso suplementos e a ingestão de bebidas eletrolíticas (isotônicos, hipertônicos e hipotônicos) ou com pó de eletrólitos podem ser benéficos, como no caso de atletas, que sempre fazem essa aposta após longos períodos de atividade física.

No caso das bebidas, há diversas ofertas no mercado, como o Gatorade e o Powerade. Mas alguns desses líquidos com infusão de eletrólitos podem conter uma grande quantidade de açúcares. É importante estar atento aos rótulos! Caso prefira, o leitor pode optar por bebidas eletrolíticas caseiras (confira receitas ao final deste texto).

É preciso, porém, ficar atento ao uso excessivo desses suplementos. O abuso pode contribuir para aumentar em demasia os níveis desses minerais essenciais no organismo, o que pode ser tão perigoso quanto as deficiências. Portanto, é melhor conversar com seu médico antes de iniciar a suplementação, especialmente se você tiver alguma condição de saúde subjacente.

Exames regulares de sangue ajudam a manter os níveis de eletrólitos equilibrados. Alguns grupos devem ficar especialmente atentos a esse controle. Pacientes que estejam tomando diuréticos ou laxantes ou tenham problemas renais ou insuficiência cardíaca congestiva devem ser monitorados por um profissional. Pessoas que sigam a dieta cetogênica também devem receber apoio e orientação uma vez que a cetose aumenta a micção, o que pode eliminar mais rapidamente os nutrientes.

Confira abaixo alimentos ricos em eletrólitos

Cálcio

Iogurte, kefir, leite cru, queijo, sardinha enlatada, folhas verdes, amêndoas

Sódio

Queijo cottage, sal comprimido, picles, azeitonas

Fósforo

Carne, peixe, aves, laticínios, nozes, sementes, legumes

Magnésio

Nozes, sementes, chocolate amargo, abacate, grãos integrais, feijão

Potássio

Banana, batata, espinafre, lentilha , feijão, beterraba, frutas secas

Cloreto

Sal de mesa, algas marinhas, tomates, aipo, azeitonas
Fonte: Site draxe.com

É possível também fazer bebidas caseiras de água com eletrólitos. Confira:

Receita 1

  • Misture 2 xícaras de água com 1,5 xícaras de água de coco sem açúcar.
  • Adicione cerca de 1/4 xícara de suco limão ou laranja para obter benefícios e sabor extras.
  • Adicione 1/4 colher de chá de sal marinho de alta qualidade .

Receita 2

  • Misture o suco de dois limões com 500 ml de água
  • Acrescente 1,25 g de bicarbonato de sódio (um quarto de colher de chá) mais 0,5 g de sal (meio sachê ou uma pitadinha)
  • Beba gelado

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Conheça a importância de manter o equilíbrio dos eletrólitos no corpo e quando é necessário fazer reposição

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?