Todos nós temos nosso momento de negatividade. Porém, ninguém consegue ficar muito tempo perto de pessoas que são o tempo todo assim, afinal, sentimos como se nossa energia fosse sugada, nos arrastando para baixo. Para elas próprias viver assim só traz prejuízos, mentais e mesmo físicos.
Talvez elas não saibam, mas padrões repetidos de pensamento podem criar uma espécie de raiz no nosso cérebro, ou seja, influenciar nossos pensamentos negativamente de forma crônica.
É como se fosse um círculo vicioso que pode reprogramar a mente para sentimentos negativos, gerando quadros de ansiedade e depressão, como acreditava Donald Hebb (1904 – 1985), um neuropsicólogo canadense influente. Ele passou a vida tentando entender como a função dos neurônios contribuía para processos psicológicos como a memória, o aprendizado, nosso estado de espírito, alegre ou triste,
Ele defendia que grupos de neurônios se conectam em nosso cérebro como resultado de experiências de vida particulares.
Por exemplo, sempre que pensamos um pensamento ou temos um sentimento ou sensação física, milhares de neurônios são acionados e todos se juntam para formar uma rede neural. O cérebro aprende a acionar os mesmos neurônios com pensamento repetitivo.
Basicamente, se você mantiver sua mente focada em críticas, preocupações e vitimização, sua mente achará mais fácil trazer esses mesmos pensamentos para situações semelhantes. Nossos padrões de pensamento conectam nossos cérebros para reagir positiva ou negativamente às situações que nos são apresentadas. Ficamos bons no que praticamos, então por que não tentamos ser um pouco mais positivos?
Aqui estão os três tipos mais comuns de reclamantes crônicos:
Venters: Venters são pessoas que só querem ser ouvidas. Eles normalmente procuram alguém para ouvir suas reclamações, mas são rápidos em encerrar soluções, mesmo quando são bons conselhos.
Buscadores de simpatia : Todo mundo já se deparou com um desses antes. Esses tipos de reclamantes sempre aumentam sua miséria. Eles sempre, sempre têm pior do que você e são rápidos em ver a falha em situações e outras.
Propaganda
Reclamadores crônicos : Esses tipos de reclamantes fazem algo que os pesquisadores chamam de “ruminar”, o que significa pensar obsessivamente e reclamar sobre um problema. Em vez de se sentirem relaxados depois de reclamar, eles realmente ficam preocupados e ansiosos com o ato.
E como não há mais dúvidas para a ciência e a medicina de que aquilo que se passa em nossa mente manifesta-se em nosso corpo de alguma forma, precisamos nos mexer – no caso, mexer nossa mente – para combater as negatividades. Para te ajudar nessa tarefa, claro, se você se inclui no rol de reclamadores constantes, que tal umas dicas para começar a mudar isso?
Quatro táticas para evitar a negatividade:
Seja grato, mesmo pelas menores coisas
Flagre-se. Pegue-se em uma reclamação. Parabenize-se por estar ciente!
Crie um novo ritmo de pensamentos focado em coisas boas e positivas
Pratique o esforço sábio: deixar de lado o que não é útil e cultivar o que faz bem.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.