Propaganda

Mulheres que fizeram cirurgia bariátrica devem esperar dois anos antes de ter um bebê

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
woman sitting on log

Uma nova pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na Holanda, de 4 a 7 de maio deste ano, mostrou que mulheres que fizeram cirurgia para perda de peso podem ter complicações caso engravidem pouco tempo após o procedimento.

A cirurgia bariátrica é cada vez mais comum em mulheres em idade reprodutiva e reduz o risco de complicações relacionadas à obesidade, como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, na gravidez. As mulheres são, no entanto, mais propensas a ter um bebê muito abaixo do peso (pequeno para a idade gestacional, PIG), após a cirurgia bariátrica.

Os recém-nascidos pequenos para a idade gestacional correm mais risco de uma série de problemas, incluindo hipotermia, hipoglicemia, infecções e asfixia neonatal, do que os de peso normal.

Como resultado, as mulheres geralmente são aconselhadas a esperar pelo menos 12 meses após a cirurgia bariátrica antes de tentar ter um bebê. Muitos países europeus, incluindo o Reino Unido, recomendam esperar dois anos após a banda gástrica e 12 meses após outros tipos de cirurgia bariátrica.

O intervalo ideal da cirurgia bariátrica até a concepção (BSCI) não foi, no entanto, determinado.

Para saber mais, a Dra. Ana Carreira e a Dra. Bárbara Araújo, do Departamento de Endocrinologia e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal e colaboradores realizaram um estudo retrospectivo de 48 gestações após cirurgia bariátrica. As mulheres tinham, em média, 34,3 anos na concepção, e IMC médio de 30,9.

Eles haviam realizado os seguintes tipos de cirurgia bariátrica: bypass gástrico (37,5%), gastrectomia vertical (35,4%), banda gástrica (22,9%) e derivação biliopancreática (4,2%).

14,6% dos bebês foram concebidos com menos de 12 meses após a cirurgia bariátrica, outros 14,6% entre 12 e 24 meses após a cirurgia e 70,8% tiveram uma BSCI superior a 24 meses.

O peso médio ao nascer foi de 2.980g e 26,3% dos bebês eram PIG (definido neste estudo como aquele que é menor que mais de 90% dos bebês nascidos no mesmo número de semanas de gestação). O tempo entre a cirurgia bariátrica e a concepção foi significativamente menor nos bebês PIG (23,1 meses versus 64,7 meses). A análise também revelou que quanto mais uma mulher espera para engravidar, menores são suas chances de ter um bebê PIG. A espera de cada mês adicional foi associada a um risco 5% menor de ter um bebê PIG e um aumento de 4,2g no peso ao nascer. O tempo ideal de espera foi de pelo menos 24,5 meses. Mulheres com BSCI de menos de 24,5 meses foram 15 vezes mais propensas a ter um bebê PIG do que aquelas que esperaram mais tempo para conceber. Finalmente, o risco de ter um bebê PIG foi semelhante para diferentes tipos de cirurgia bariátrica.

O Dr Araújo diz: “O intervalo da cirurgia bariátrica à concepção tem um impacto significativo no peso ao nascer, com intervalos mais curtos associados a um risco maior de ter um bebê muito abaixo do peso. “Isso provavelmente se deve à rápida perda de peso que ocorre após a cirurgia bariátrica, dificultando o ganho de peso adequado durante a gravidez. A rápida perda de peso também pode levar a deficiências nutricionais que podem ser prejudiciais ao bebê.

“Um intervalo maior entre a cirurgia e a concepção permite que o peso e o estado nutricional da mulher se estabilizem.” Dr Carreira acrescenta: “Recomendamos que as mulheres esperem pelo menos dois anos após a cirurgia bariátrica antes de tentar conceber, independentemente do tipo de cirurgia.

“Embora seja possível ajustar um pouco isso individualmente, é importante que as mulheres submetidas à cirurgia bariátrica estejam cientes do risco de concepção precoce e dos benefícios de retardar a gravidez”.

Fontes: Congresso Europeu de Obesidade e Dra. Ana Carreira, Departamento de Endocrinologia e Metabolismo, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal. E) ana_luis3@hotmail.com

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Mulheres que fizeram cirurgia bariátrica devem esperar dois anos antes de ter um bebê

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?