Hábitos alimentares saudáveis podem diminuir o risco de obesidade, doenças cardiovasculares e câncer. Mas, como muitos pais sabem, as crianças muitas vezes não gostam de comer suas verduras. Uma nova pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Obesidade, que está realizado até amanhã na Holanda, descobriu que as crianças comem mais vegetais se forem recompensadas por experimentá-los.
“É importante começar a comer vegetais desde tenra idade”, diz a pesquisadora Britt van Belkom, do programa Youth, Food & Health do Institute for Food, Health & Safety by Design, Maastricht University Campus Venlo, Venlo, Holanda. “Sabemos de pesquisas anteriores que as crianças normalmente precisam experimentar um novo vegetal oito a dez vezes antes de gostarem.
“E então analisamos se pedir repetidamente às crianças para experimentar alguns vegetais as tornaria mais dispostas a comer suas verduras. Também estávamos interessados em saber se fornecer uma recompensa divertida faria a diferença.”
598 crianças (1-4 anos) em creches em Limburg, Holanda, participaram do programa “The Vegetable Box”.
A senhorita van Belkom e seus colegas os atribuíram aleatoriamente a um dos três grupos: Exposição/Recompensa, Exposição/Sem recompensa ou Controle (Sem exposição/Sem recompensa).
Aqueles nos dois primeiros grupos tiveram a chance de experimentar uma variedade de vegetais todos os dias que frequentavam sua creche por três meses.
Aqueles no grupo “Recompensa” receberam recompensas divertidas e não alimentares, como um adesivo ou uma coroa de brinquedo, quando experimentaram alguns vegetais.
O conhecimento dos vegetais e a vontade de saboreá-los foram medidos no início e no final do estudo. O conhecimento foi medido mostrando-lhes 14 vegetais diferentes e perguntando quantos eles poderiam nomear. Os 14 são tomate, alface, pepino, cenoura, pimentão, cebola, brócolis, ervilha, couve-flor, cogumelos, feijão verde, chicória, abóbora e aspargos.
O consumo foi medido dando-lhes a chance de provar pedaços pequenos de seis vegetais (tomate, pepino, cenoura, pimentão, rabanete e couve-flor) e contando quantos eles estavam dispostos a provar.
No pré-teste no grupo controle as crianças puderam identificar cerca de 8 vegetais e no pós-teste este aumentou para cerca de 10. Para os grupos Exposição/Sem recompensa e Exposição/Recompensa, no pré-teste as crianças puderam identificar cerca de 9 vegetais e depois de cerca de 11.
Para a vontade de experimentar vegetais, a pontuação máxima foi 12 (as crianças ofereceram 2 pedaços pequenos de 6 vegetais diferentes). No pré-teste eles estavam dispostos a experimentar cerca de 5-6 vegetais em todos os grupos. Isso diminuiu no grupo de controle, permaneceu inalterado no grupo Exposição/Sem recompensa e aumentou para 7 no grupo Exposição/Recompensa.
A senhorita van Belkom diz: “Oferecer regularmente vegetais para crianças pequenas em creches aumenta significativamente sua capacidade de reconhecer vários vegetais.
“Mas recompensar as crianças por provarem vegetais também parece aumentar sua vontade de experimentar vegetais diferentes.
“O tipo de recompensa é, no entanto, muito importante – deve ser divertido, mas não comida.”
Fonte: Autor Britt van Belkom, programa Youth, Food & Health, Institute for Food, Health & Safety by Design, Maastricht University Campus Venlo, Venlo, Holanda. E)
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