Entendendo o inchaço e a distensão abdominal: veja como prevenir e tratar

4.3

O inchaço pode ser descrito como a sensação de que há um balão inflado no abdômen. É um sintoma comumente relatado e às vezes está associado à distensão ou ao aumento visível na largura da área entre os quadris e o peito (perímetro abdominal).

Tanto o inchaço quanto a distensão causam desconforto e, às vezes, dor, e têm um impacto negativo na qualidade de vida de alguns indivíduos. Os sintomas podem estar ligados a outras queixas relacionadas a gases, como arrotos ou arrotos (eructação), deglutição de ar (aerofagia) e passagem de gases intestinais (flatulência).

Algumas pessoas com distúrbios gastrointestinais funcionais (FGIDs) e distúrbios de motilidade frequentemente apresentam inchaço, distensão ou ambos como sintomas de suas condições. Há também algo chamado inchaço funcional, que é a plenitude e/ou distensão do abdômen, não associada a alterações nos movimentos intestinais.

Causas do inchaço

Embora os pesquisadores tenham proposto várias explicações diferentes para o inchaço e a distensão, não há uma resposta conclusiva sobre por que os dois sintomas ocorrem.

Possíveis razões para inchaço e distensão incluem:

• Excesso de gases no intestino
  • Níveis anormais de bactérias no intestino delgado (supercrescimento bacteriano do intestino delgado – SIBO)
  • Desequilíbrio de microrganismos que geralmente vivem no intestino (disbacteriose); às vezes, o resultado de tomar antibióticos
  • Intolerância alimentar
  • Aumento da percepção e sensibilidade ao que está acontecendo no trato digestivo
  • Aumento da curvatura da região lombar da coluna (lordose lombar), que diminui a capacidade do abdômen de reter gases

Inchaço e Gastroparesia

A gastroparesia é um distúrbio de motilidade em que as contrações musculares que movem os alimentos ao longo do trato digestivo não funcionam adequadamente e o estômago se esvazia muito lentamente.

Relatos de centros médicos altamente especializados que geralmente atendem pessoas com gastroparesia grave sugerem que o inchaço é um sintoma comum. A gravidade do inchaço parece estar relacionada à intensidade de outros sintomas de gastroparesia, mas não é afetada pelas taxas de esvaziamento gástrico. Antieméticos, probióticos e antidepressivos com atividade inibidora significativa da recaptação de norepinefrina podem ajudar.

O principal sintoma do supercrescimento bacteriano (SIBO), uma condição que às vezes acompanha a gastroparesia, é o inchaço. O uso cuidadoso de antibióticos e probióticos pode ser útil no manejo desses sintomas.

Tratamento

Não há tratamento universalmente eficaz para inchaço e distensão. As disponibilidades variam de país para país e existem muitas possibilidades subjacentes sobre o que está causando os sintomas. No entanto, apesar do fato de não haver uma resposta fácil para o inchaço ou distensão, há coisas que as pessoas podem fazer com a ajuda de seus médicos para tentar aliviar os sintomas.

Trabalhando com um médico

É importante falar aberta e honestamente com seu médico para expressar uma imagem clara de suas experiências e sintomas.

Não há um teste diagnóstico para inchaço ou distensão; no entanto, o seu médico pode realizar alguns testes para descartar problemas subjacentes ou distúrbios associados.

Esses testes incluem:

• Análise de fezes
  • Exame de sangue
  • Radiografias abdominais
  • Deglutição de bário
  • Pequeno trânsito segue
  • Enema de bário
  • Testes de esvaziamento gástrico
  • Manometria esofágica, antroduodenal ou anorretal
  • Estudos de trânsito colônico
  • Teste de respiração
  • Endoscopia superior
  • Colonoscopia com biópsias

Os indivíduos podem ajudar seus médicos descrevendo suas queixas da forma mais precisa e concisa possível. Com relação ao inchaço e distensão, aqui estão algumas perguntas importantes a serem feitas e detalhes a serem informados ao seu médico (manter o controle das coisas que desencadeiam seus sintomas é uma boa maneira de descobrir as respostas):

Medicamentos e outras terapias para inchaço

Alguns medicamentos e outros tratamentos foram encontrados para ajudar a aliviar os sintomas de inchaço e distensão. Seu médico pode conversar com você sobre algumas dessas opções, dependendo de seus sintomas e outras considerações relacionadas à saúde.

Antiespasmódicos: Estes podem relaxar os músculos do intestino e proporcionar alívio. Exemplos incluem diciclomina (Bentyl) e hiosciamina (Levsin) nos Estados Unidos e brometo de otilônio ou brometo de pinaverium disponível na América Latina e alguns países da Europa e Ásia e uma combinação de brometo de pinaverium com simeticona (Alevian Duo) em alguns países da América Latina.

Probióticos: Esses suplementos alimentares contêm bactérias vivas que ajudam a equilibrar as bactérias existentes nos intestinos. Alguns que incluem um nível relativamente baixo de bactérias probióticas estão disponíveis no balcão ou em variedades de iogurte. Outras opções incluem Bifidobacterium infantis 35624 para indivíduos com síndrome do intestino irritável (SII) em geral, e Bifidobacterium animalis DN-0173 10 para pacientes com SII com constipação (SII-C).

Rifaximina: Este antibiótico é apenas ligeiramente absorvido e pode ser usado por curtos períodos de tempo. Geralmente é usado (off-label) para diminuir o inchaço em pessoas com SII cujos sintomas não incluem constipação ou naqueles com supercrescimento bacteriano do intestino delgado.

Procinéticos: Estes são medicamentos que melhoram o tempo que leva para os alimentos viajarem pelo trato digestivo. Alguns procinéticos demonstraram melhorar o inchaço. A idade, a saúde e outras considerações de uma pessoa devem ser levadas em consideração para essas terapias e as disponibilidades variam de país para país.

Antidepressivos: Esses medicamentos afetam os receptores no intestino e no cérebro. Dado em dosagens mais baixas do que o que é usado para tratar a depressão, eles demonstraram ajudar a aliviar o inchaço e a distensão. Por exemplo, citalopram (Celexa), um SSRI (inibidor seletivo de recaptação de serotonina), demonstrou ajudar a melhorar o inchaço em indivíduos com SII. Amitriptilina (Elavil), um antidepressivo tricíclico, é comumente usado para tratar a dor e o desconforto, bem como a diarreia, e pode ser útil para o inchaço.

Outras opções: Medicamentos que aumentam o conteúdo de líquido nas fezes, como lubiprostona (Amitiza) ou linaclotida (Linzess), por exemplo, também podem ser usados.

Terapias psicológicas: Tratamentos como hipnoterapia e terapia cognitivo-comportamental podem ser úteis e ajudar nos sintomas e no humor.

Dieta baixa em FODMAPs : Trabalhar com um médico ou nutricionista registrado para determinar uma dieta baixa em FODMAPs é uma opção para aliviar os sintomas de inchaço e distensão. Os FODMAPs são carboidratos de cadeia curta que são mal absorvidos no intestino delgado e rapidamente fermentados por bactérias no intestino.

Alimentos ricos em FODMAPs incluem:

• Frutas como manga, maçã, pera, abacate, amoras e ameixas
  • Produtos lácteos como leite de vaca, ovelha e cabra, bem como iogurte, sorvete e queijos macios, incluindo queijo cottage, cream cheese e mascarpone
  • Mel
  • Legumes como aspargos, pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, berinjela, cebola, alho, feijão cozido, feijão e lentilha
  • Adoçantes como sorbitol e maltitol (frequentemente usados em chicletes e outros doces)

Conclusão

Inchaço e distensão são ambos muito comuns, para a população em geral e para aqueles com DGIF e distúrbios de motilidade. Qualquer um dos dois pode ser muito incômodo para os indivíduos que apresentam os sintomas, bem como um desafio para aqueles que tentam tratá-los. Não há uma causa conclusiva para o inchaço ou distensão, nem existe um tratamento universalmente eficaz. Com a ajuda de um médico, os indivíduos podem encontrar diferentes opções de tratamento que podem ajudar a aliviar seus sintomas.

Para orientação específica sobre questões de saúde pessoal, aconselhamos consultar um profissional de saúde qualificado e familiarizado com suas circunstâncias particulares. Certifique-se de discutir cuidadosamente as opções de tratamento e o uso de quaisquer medicamentos para tratamento com seu médico. Quando prescrito um medicamento, divulgue o uso de todos os outros medicamentos ou suplementos (seja receitados ou vendidos sem receita) com seu médico.

Adaptado da publicação IFFGD #262 por Max Schmulson, MD, Professor de Medicina, Universidade Nacional Autônoma do México-UNAM, Cidade do México, México, publicado em Digestive Health Matters Vol. 22 Nº 1

2 Comentários

1. Preciso perder peso, tenho cirrose hepática e no momento não preciso de fazer cirurgia. Meu MELT está 9 porém muito pesado.

2. O melhor conteúdo que já li sobre o assunto. Sofro de distensão há um tempo e estou na lutar por um tratamento eficaz. Esse post abriu minha mente.

Entendendo o inchaço e a distensão abdominal: veja como prevenir e tratar

2 Comentários