Dor de cabeça tensional: causas, sintomas e tratamentos desse mal que afeta mais as mulheres

woman in gray tank top showing distress

Dor de cabeça faz parte da vida moderna, mas não deveria ser assim. As cefaléias estão entre as condições médicas mais comuns da humanidade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Com motivos e intensidades diferentes, essa patologia é descrita pela medicina em mais de 200 tipos, e são extremamente comuns. E tão comum quanto a dor de cabeça é o potencial que ela tem de acabar com o dia de quem sente.

As pessoas que sofrem desse mal sabem que uma crise pode impactar diretamente relacionamentos, trabalho e vida pessoal.

Alguns tipos de cefaleia estão entre as condições mais incapacitantes que existem. Isso significa que, durante uma crise de enxaqueca ou cefaleia em salvas, por exemplo, a pessoa simplesmente não consegue funcionar como gostaria. A intensidade da dor, ou os sintomas que acompanham esses quadros, fazem com que coisas simples do dia a dia sejam insuportáveis.

A cefaleia do tipo tensional (CTT) é a dor de cabeça mais prevalente em todo o mundo. Apesar disso, ainda é sub-diagnosticada e sub-tratada, gerando grande impacto na qualidade de vida de quem sofre com essa dor, principalmente em casos crônicos.

Uma revisão bibliográfica de 19 artigos científicos publicados entre 2016 a 2020 analisou a relação entre cefaleia tipo tensional e o mundo contemporâneo.

A prevalência da CTT ao longo de um ano varia entre 38 à 52%, sendo maior em mulheres dos 30 aos 39 anos de idade. Mais de 40% dos pacientes acometidos por CTT episódica frequente referem prejuízo funcional por causa da dor. Indivíduos com CTT crônica chegam a perder três vezes mais dias de trabalho do que aqueles com CTT episódica.

A CTT é uma doença prevalente entre mulheres, com alto impacto na qualidade de vida e produtividade dos pacientes. Sua etiologia é multifatorial, possuindo mecanismos periféricos e centrais, com muitas lacunas acerca de sua fisiopatologia ainda a serem preenchidas.

Quais são as características da dor de cabeça tensional?

Os sintomas associados a esse tipo de dor de cabeça são dores bilaterais de intensidade leve a moderada, sensação de pressão na cabeça e sensibilidade à luz e sons. Náuses, por outro lado, quase sempre estão ausentes. Além disso, as cefaleias do tipo tensional não costumam piorar com atividades físicas de rotina.

Dependendo da frequência, as dores de cabeça tensionais podem ser crônicas ou episódicas. Apesar de ter as mesmas características clínicas que as cefaleias episódicas, o tipo crônico aparece por mais de 15 dias a cada mês por pelo menos um trimestre. Já as episódicas podem ser frequentes, se surgirem por mais de 12 dias a cada ano, ou pouco frequentes, se a manifestação dos sintomas não exceder 12 dias por ano.

A cefaleia tensional crônica atinge predominantemente populações com menores níveis educacionais e é mais comum entre as mulheres. Outra particularidade é que os sintomas podem evoluir com a idade.

Fatores relacionados à origem da dor

Apesar da causa exata da cefaleia tensional permanecer indefinida, estudos associam tensão muscular à origem desse tipo de dor de cabeça.

A hipótese mais aceita diz que estímulos estressores ambientais ou psicológicos geram a contração muscular, provocando episódios de dor. No entanto, pesquisas posteriores concluíram que essa causa representa apenas alguns casos de dor de cabeça tensional.

Outro fator que poderia aumentar a predisposição para episódios de cefaleia são os baixos níveis de endorfina. Indivíduos com esse desnível hormonal estariam mais vulneráveis a estímulos de dor que normalmente não causam desconforto. Jáem relação à dor de cabeça tensional crônica, pressupõe-se que indivíduos que sofrem com esses sintomas recorrentemente tenham uma sensibilidade neuronal exagerada, com estruturas no crânio que facilitem a percepção da dor.

Como é feito o tratamento da cefaleia tensional

Os tratamentos adotados podem ser farmacológicos ou não farmacológicos. Na tentativa de aliviar as crises, medicamentos analgésicos são frequentemente utilizados, pois atuam na inibição da dor. Além deles, os anti-inflamatórios também são usados no manejo da dor e os antidepressivos como forma de prevenção ao problema. Vale lembrar que o uso de qualquer medicação deve ser feito após a prescrição de um médico.

As medidas não farmacológicas incluem psicoterapia cognitiva, intervenções fisioterápicas e um conjunto de técnicas que ajudam os pacientes a controlar as respostas físicas do organismo, o biofeedback. Um acompanhamento psiquiátrico para investigar se a origem das dores de cabeça tem relação com transtornos emocionais é essencial.

Quais são os gatilhos da dor de cabeça tensional?

A identificação de gatilhos é uma estratégia usada para obter um tratamento eficaz para cefaleias tensionais. Alguns frequentemente relatados pelos pacientes são menstruação, estresse, sono inadequado, questões psicológicas e comportamentais, cansaço, consumo de álcool e alimentação inapropriada.

Em um estudo observacional sobre potenciais gatilhos, os fatores psicológicos (principalmente o estresse) foram apontados como os principais causadores de episódios de dor de cabeça. Há também algumas evidências de que pular refeições e ficar desidratado podem tornar a dor de cabeça frequente.O glutamato de sódio, substância encontrada em alguns alimentos processados, também pode causar cefaleia se consumido em excesso ou com o estômago vazio.