Propaganda

Turbine sua imunidade: a importância da alimentação para reforçar suas defesas

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
person holding sliced vegetable

Muito se tem falado sobre a imunidade como arma de combate ao nosso inimigo mundial número um, o coronavírus. Mas a verdade é que o estilo de vida moderno não contribui muito para fortalecer o sistema imunológico, que é a capacidade de os indivíduos se defenderem de agentes infeciosos, como vírus e bactérias.

Situações que já afetavam o ser humano se agravaram na pandemia: estresse, sedentarismo, consumo de álcool e alimentos processados, isolamento e poucas opções de lazer. Justamente fatores que derrubam a nossa imunidade. 

Portanto, estar forte para o caso de ser infectado pelo coronavírus exige que as pessoas arregacem as mangas e adotem urgentemente um estilo de vida mais saudável, mesmo diante de tantas dificuldades.

Para que o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas que formam o sistema imunológico funcione bem, devemos equilibrar nossa alimentação com proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais. 

E não se esqueça de beber água. A hidratação é fundamental para o funcionamento do corpo, sendo vital para as células do sistema imunológico. Por isso, não espere a chegar: mantenha sua garrafinha sempre por perto e beba água várias vezes ao dia. Sua saúde agradece.

Importante deixar claro que não existe nenhum alimento ou vitamina capaz de combater o novo coronavírus, porém alguns alimentos podem fortalecer o nosso sistema imunológico. Mas muitos possuem vitaminas e sais minerais exercem ação antiviral.

Separamos algumas dicas de alimentação para aumentam sua imunidade

Evite os industrializados

Comidas industrializadas, como enlatados, embutidos, congelados e fast foods contêm muitos conservantes e outras substâncias prejudiciais à saúde, como sódio ou açucares. Esses alimentos provocam inflamações no organismo e baixam a imunidade do corpo.

Frutas e legumes: aumente o consumo

Sim, frutas e legumes aumentam a imunidade. Morango, laranja e  brócolis são bons exemplos, mas temos também as sementes, os frutos secos e o peixe, que são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema de defesa do corpo.

Procure ingerir vitaminas naturais

Vitamina C: abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos nesse nutriente. Já a vitamina E você encontra nos vegetais verdes escuros. Sardinha, atum e salmão contém Ômega 3. 

Nas castanhas e cereais integrais, encontramos zinco. Todos esses nutrientes são importantes para fortalecer nosso sistema imunológico

Prefira os orgânicos 

Os alimentos livres de agrotóxicos têm maior quantidade de compostos bioativos, que têm função importante na prevenção de doenças, além de ajudar no bom funcionamento do organismo.

Atenção aos “lanchinhos”

Se bem selecionados os itens, essas pequenas refeições podem ajudar muito a fortalecer o sistema imunológico. No meio da manhã, no meio da tarde ou na ceia, castanhas (não exagere) e frutas são uma boa pedida, pois têm selênio e o zinco presentes nas castanhas, que possuem poder antioxidante e auxiliam na produção e atividade das células de defesa.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Turbine sua imunidade: a importância da alimentação para reforçar suas defesas

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?