Propaganda

Divertida Mente – Saiba quando a ansiedade passa do ponto e vira um problema

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
5
(1)
Imagem gerada por IA | Créditos: Freepik

De olhos arregalados, cabelos desgrenhados e falas rápidas, ela logo se apresenta: “Oi! Sou a ansiedade!” Mas a verdade é que a personagem principal do filme do momento, a animação “Divertida Mente 2” (Disney/Pixar), já é uma velha conhecida nossa. Chegando como um tufão na cabecinha de Riley, uma menina de 13 anos, num primeiro momento esta emoção vem com um viés positivo: ajuda nas interações sociais e no desempenho da garota no hockey. Porém, sem controle, acaba por dominar a saúde mental da adolescente.

E assim é na vida real também. Em doses moderadas, a ansiedade nos permite antecipar diferentes cenários e estar prontos para lidar com eles de forma satisfatória. Apesar de ser um sentimento desconfortável, uma certa quantidade pode levar a uma melhora de desempenho, ao ganho de consciência e ao enfrentamento dos medos.

O problema é quando passa do ponto. Em “Divertida Mente 2”, o que parecia benéfico num primeiro momento para Riley, evolui para algo sufocante e prejudicial. Do lado de cá da telona, a questão da ansiedade vem ganhando contornos graves, especialmente após a pandemia de Covid-19. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em prevalência do transtorno na população.

É preciso, então, estar atento aos sinais. Tem tido preocupações excessivas sem motivação plausível? Sente uma inquietação ou sensação de estar “no limite”? Anda cansado, irritado, tenso e com dificuldades de concentração? Tem dormido mal? Sente palpitações, tremores e episódios de suor excessivo? Se reconhece esses sintomas, busque ajuda de um profissional médico.

Apostar na atividade física também pode ser de grande valia. Um estudo publicado pela British Journal of Sports Medicine, este ano, por pesquisadores da University of South Australia (UniSA), sugere que exercícios físicos regulares podem ser muito eficazes para o tratamento de condições de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Independentemente de quais modalidades, os exercícios ajudam no bem-estar físico e mental e contribuem no combate a alterações de cunho psicológico e emocional. Além disso, trazem benefícios ao cérebro, como a melhora em seu funcionamento, memória e cognição.

Confira, abaixo, algumas dicas:

Ande de bicicleta ou corra

Atividades aeróbicas trazem muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Caminhar, correr ou andar de bicicleta são exercícios que ajudam no condicionamento físico e queimam calorias de forma eficiente. Além disso, reduzem as tensões e aumentam a sensação de bem-estar.

Nade ou dance

A natação, além de ser um exercício completo, ajuda a acalmar a mente e relaxar o corpo, proporcionando um alívio imediato do estresse. Já as aulas de dança, zumba ou até mesmo sessões feitas na sala da sua casa, são ótimos para afastar o estresse e manter a motivação. Siga aulas disponíveis online ou, simplesmente, bote para tocar as suas preferidas e aproveite.

Faça Ioga

A ioga é outro tipo de exercício que controla a mente e o corpo. Além de fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade, ajuda a evitar o estresse e a ansiedade. Durante esta prática, o corpo libera neurotransmissores como dopamina, endorfina e serotonina, que promovem a sensação de bem-estar.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Divertida Mente – Saiba quando a ansiedade passa do ponto e vira um problema

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?