Propaganda

Benefícios nutricionais dos cogumelos: Combate o câncer e rejuvenescimento celular

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
3.7
(6)

Quando se trata de manter uma dieta saudável, os cogumelos que combatem as doenças são as melhores opções para encaixar na lista. A nutrição do cogumelo é baixa em carboidratos e calorias, mas uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, minerais, fibras e até proteínas.

Os cogumelos também são alimentos anti-inflamatórios, e a nutrição dos cogumelos contém altos níveis de compostos beta-glucanos que mantêm as células imunológicas ativas. Além de um poderoso antioxidante chamado ergotioneína que ajuda a diminuir a inflamação no corpo.

O uso medicinal de cogumelos tem uma longa tradição nos países asiáticos que remonta a milhares de anos. Na China, por exemplo, certos tipos representam historicamente “uma combinação de potência espiritual e essência de imortalidade”.

Embora seu uso no Hemisfério Ocidental seja recente, já existem muitos estudos científicos que demonstram que eles possuem uma variedade de compostos biologicamente ativos vitais.

Por não ser um alimento muito usual para os brasileiros, será respondido a seguir as principais dúvidas sobre os cogumelos e seus usos:

  • Quais são os benefícios do cogumelo para a saúde?
  • Posso comer cogumelos todos os dias?
  • Quais cogumelos são seguros para comer? Alguns cogumelos são perigosos para você?
  • Um cogumelo é uma proteína ou um carboidrato?
  • Os cogumelos são vegetarianos?

Vamos lá?

Benefícios para a Saúde

1. Combate o crescimento de células cancerígenas

Conhecido por ser um tratamento natural contra o câncer e um dos melhores alimentos para aumentar as “células assassinas naturais” – o tipo de células imunológicas que procuram e destroem células cancerígenas – os cogumelos são elogiados como poderosos alimentos de combate ao câncer.

Graças aos seus efeitos antitumorais, antimicrobianos e antioxidantes, os compostos anticancerígenos encontrados nos cogumelos desempenham um papel crucial na proteção contra danos oxidativos e na eliminação de células cancerígenas para prevenir a formação de tumores. Os compostos protetores encontrados dentro desses fungos especiais incluem:

  • triterpenos
  • compostos fenólicos
  • polissacarídeos
  • esteróis
  • eritadenina
  • quitosana

Isso significa que a nutrição do cogumelo pode ajudar a bloquear os danos ao DNA e impedir que as células sofram mutações, ao mesmo tempo em que protege as células saudáveis e aumenta a capacidade do corpo de eliminar as substâncias perigosas.

Além disso, uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais publicados na Advances in Nutrition em março de 2021 descobriram que consumir pelo menos dois cogumelos por dia poderia potencialmente reduzir o risco de câncer em até 45%. Os pesquisadores concluíram: “A associação entre maior consumo de cogumelos e menor risco de câncer, particularmente câncer de mama, pode indicar um potencial papel protetor dos cogumelos na dieta”.

2. Aumenta a função imunológica

De acordo com um relatório de 2020 publicado na revista Molecules, os cogumelos contêm compostos e substâncias complexas com “antidiabético, anti-hiperlipidemia, antifúngico, anti-inflamatório, imunomodulador, antioxidante, antienvelhecimento, anticâncer, antiviral e hepato-efeitos protetores”.

Isso pode soar exagerado, mas significa que eles podem apoiar quase todos os sistemas do corpo e protegê-lo de inúmeras doenças, pois estão associados à redução da inflamação. A manutenção de altos níveis de inflamação a longo prazo demonstrou contribuir para condições crônicas, como diabetes e câncer.

Os cogumelos também têm a capacidade natural de combater bactérias e vírus causadores de doenças. Na verdade, eles precisam ter fortes compostos antibacterianos e antifúngicos apenas para sobreviver em seu próprio ambiente natural.

É por isso que não é surpreendente que esses compostos benéficos possam ser isolados de muitos cogumelos e usados para proteger as células humanas. Eles até demonstraram proteger contra cepas multirresistentes mortais de bactérias e outros micro-organismos responsáveis por uma infinidade de problemas de saúde.

Na verdade, algumas substâncias presentes em antibióticos comuns administrados a pessoas quando estão doentes – incluindo penicilina, estreptomicina e tetraciclina – são derivadas de extratos de fungos de cogumelos.

3. Protege a saúde do Coração

Comer mais cogumelos é uma maneira de reduzir os níveis de colesterol naturalmente. Muitos tipos de cogumelos ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL “ruim” e evitam o endurecimento das artérias para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Cogumelos têm compostos de esteróis que interferem na produção de colesterol no fígado, mas ao mesmo tempo podem aumentar os níveis de colesterol HDL “bom”. Eles também contêm fito nutrientes que ajudam a impedir que as células grudem nas paredes dos vasos sanguíneos e formem acúmulo de placas. Essa qualidade o que pode melhorar a circulação e manter a pressão sanguínea normal.

4. Aumenta os níveis de energia

Cogumelos são uma ótima fonte de vitaminas B, que ajudam a apoiar a função adrenal e transformam os nutrientes dos alimentos em energia que seu corpo pode usar. As vitaminas B também suportam a função do neurotransmissor para romper a “névoa cerebral”, prevenir distúrbios da tireoide e apoiar um metabolismo saudável.

5. Ajuda no controle de peso

Estudos descobriram que a substituição regular de cogumelos por carne pode ajudá-lo a perder peso, uma vez que são alimentos ricos em nutrientes e de baixa caloria. Na verdade, comer cogumelos várias vezes por semana tem sido associado ao aumento da perda de peso, redução da circunferência da cintura e menos gordura corporal.

6. Fornece vitamina D

A deficiência de vitamina D é um problema sério para muitas pessoas e está ligada a tudo, desde baixa função imunológica até depressão. Embora a vitamina D seja melhor obtida pela exposição ao sol, certos tipos de cogumelos também podem fornecer uma boa dose dessa importante vitamina.

A exposição de cogumelos à luz ultravioleta, sejam eles cultivados ao ar livre ou em ambientes fechados sob certas luminárias, aumenta sua concentração de vitamina D. Acredita-se que adicionar uma variedade de alimentos ricos em vitamina D à sua dieta reduz o risco de câncer, doenças cardiovasculares, transtornos do humor e perda óssea.

Estudos mostram que certos tipos de cogumelos fornecem uma boa quantidade de vitamina D2 junto com a vitamina D3 (o tipo mais utilizado pelos humanos) e a vitamina D4.

7. Promove a função cerebral

O estresse crônico está acabando com sua qualidade de vida? Certos tipos de cogumelos, especialmente o reishi, também são considerados adaptógenos.

Isso significa que eles podem ajudar seu corpo a lidar com o estresse e diminuir os níveis de cortisol. Certas espécies de cogumelos também podem diminuir a inflamação, que se acredita ter um papel central na função cognitiva, humor, níveis de energia e doenças neurodegenerativas relacionadas à idade.

8. Pode ajudar a fortalecer os ossos

Como alguns cogumelos produzem vitamina D que você pode consumir ao comê-los, pesquisas sugerem que adicioná-los à sua dieta pode ajudar a fortalecer a saúde óssea e proteger contra doenças graves, como a osteoporose.

A vitamina D é necessária para a absorção de cálcio, e uma deficiência nesta vitamina chave pode aumentar o risco de fraturas, ossos enfraquecidos e defeitos de mineralização. Um modelo animal no European Journal of Nutrition demonstrou que alimentar camundongos com cogumelos shiitake enriquecidos com vitamina D e cálcio ajudou a aumentar a densidade mineral óssea e reduziu o risco de osteoporose.

9. Melhora a saúde reprodutiva e a fertilidade

Graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, estudos em animais descobriram que esses fungos podem ajudar a combater as disfunções sexuais relacionadas à idade (desejo, excitação, orgasmo e dor).

Um estudo descobriu que a suplementação de cordyceps em ratos ajudou a melhorar a mobilidade do esperma, as taxas de sobrevivência e a progressão. Outros estudos em animais encontraram algumas evidências de que esses fungos podem manter níveis saudáveis de hormônios reprodutivos, como a testosterona, e potencialmente aumentar a libido aumentando a energia e a resistência.

Um cogumelo é um fungo, um vegetal ou uma carne?

Embora a maioria das pessoas pense em cogumelos como vegetais, eles são na verdade um tipo de fungo.

O termo “cogumelo” refere-se a qualquer macrofungo com um corpo frutífero distinto, grande o suficiente para ser visto a olho nu e colhido à mão. A partir de agora, existem mais de 14.000 espécies diferentes de cogumelos que crescem em todo o mundo – e talvez muito mais.

Ainda há muito a aprender sobre as muitas espécies de cogumelos no nosso planeta. Por exemplo, estima-se que existam mais de 140.000 espécies diferentes, o que sugere que os cientistas conhecem apenas cerca de 10% das espécies possíveis no momento.

As espécies que crescem em todo o mundo variam muito, variando de tipos pequenos a grandes e aquelas que vêm em uma variedade de cores (marrom, bege, vermelho, laranja, etc.).

Qual cogumelo é melhor para a saúde?

Alguns dos tipos mais comuns de cogumelos comestíveis incluem:

  • cogumelo Cordyceps
  • cogumelo Reishi
  • cogumelo Chaga
  • cogumelo Paris
  • cogumelo Rabo de Peru
  • cogumelo Juba de Leão
  • cogumelo Maitake/Galinha do Mato
  • cogumelo Shiitake
  • cogumelo Morel
  • cogumelo Portobello
  • cogumelo Ostra
  • cogumelo Cremini ou cogumelo branco
  • cogumelo Orelha-de-pau
  • cogumelo Mel
  • cogumelo Trufado
  • cogumelo Porcini
  • cogumelo Enoki
  • cogumelo Salmão

Embora vários tipos se diferenciam em termos de contagem exata de calorias e nutrientes, a nutrição dos cogumelos é tipicamente muito baixa em carboidratos (tornando-os uma escolha natural para a dieta baixa em carboidratos), calorias, gordura e sódio. A nutrição de cogumelos também fornece uma variedade de diversos nutrientes, incluindo antioxidantes, vitaminas B energizantes, cobre e selênio.

Riscos e efeitos colaterais

Se você comprar cogumelos em forma de suplemento ou por cogumelos naturais, sempre procure uma marca respeitável e bons fornecedores. Em caso de você mesmo coletá-los na natureza, consulte um especialista que conheça cogumelos silvestres e seja bem versado na identificação de cogumelos.

Por que alguns cogumelos são perigosos para você, e é possível que um cogumelo o mate?

Alguns tipos de cogumelos, como os cogumelos psilocibina e o cogumelo amanita, também conhecidos como cogumelos psicodélicos ou “cogumelos mágicos”, contêm compostos que podem causar sintomas como alucinações e alterações na percepção, mesmo quando consumidos em pequenas quantidades. Outros cogumelos, como o cogumelo da Tampa da Morte, podem ser tóxicos e não se destinam ao consumo humano; portanto, tome cuidado ao comprar “cogumelos medicinais” ou coletá-los na natureza.

Além disso, procure cogumelos orgânicos sempre que possível e, se não conseguir encontrá-los, enxágue bem os cogumelos sujos ou limpe-os para remover resíduos, bactérias e possivelmente até insetos.

Tenha em mente que a maioria dos cogumelos contém purinas que podem ser encontradas naturalmente em algumas plantas e estão ligadas a problemas de saúde dependendo do seu uso. As purinas se decompõem para formar ácido úrico, que pode se acumular e levar a condições como gota ou cálculos renais em raras circunstâncias.

Logo, se você tem um problema existente que é agravado por purinas, você deve comer cogumelos com moderação.

Conclusão

Por que os cogumelos são bons para a saúde? A nutrição de cogumelos pode ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas, aumentar os níveis de energia, melhorar a saúde do coração, aumentar a função cerebral e imunológica e melhorar o controle de peso.

A nutrição dos cogumelos também é muito impressionante. Embora possa variar entre diferentes espécies de cogumelos comestíveis, normalmente há uma baixa quantidade de calorias, gordura e carboidratos nos cogumelos em cada porção, juntamente com uma boa quantidade de antioxidantes, vitaminas do complexo B e outros micronutrientes na nutrição dos cogumelos.

Existem milhares de espécies diferentes que crescem em todo o mundo, muitas das quais os cientistas ainda estão aprendendo. Variedades comuns de cogumelos incluem cogumelos shiitake, porcini, paris e portobello.

Tenha em mente que nem todas as espécies são seguras para consumo. Certos tipos podem ser venenosos, e os cogumelos alucinógenos podem até causar mudanças na percepção.

Desfrute da nutrição de cogumelos em uma variedade de pratos diferentes, como molhos, ensopados, sopas e acompanhamentos para aproveitar os benefícios exclusivos que esses fungos saborosos têm a oferecer.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Benefícios nutricionais dos cogumelos: Combate o câncer e rejuvenescimento celular

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?