Propaganda

Mau humor pela manhã? Saiba que a maneira como você acorda está sob seu controle

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)

“Bom dia, vida!!!” O feliz e conhecido bordão matinal repetido há anos pelo locutor William Jorge em rádios mineiras não é uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo. A sonolência, a dificuldade em se comunicar, uma certa irritação e mau humor pela manhã, logo ao acordar, não são, como muitos pensam, um traço de personalidade, mas um problema que pode ser evitado prestando atenção em algumas questões na rotina do dia a dia. Portanto, a maneira como você acorda todos os dias pode estar sob seu próprio controle.

Mais que o simples atormentar de familiares em casa, este estado de torpor pelas manhãs vai além do que um aborrecimento. Tem grandes consequências sociais: muitos acidentes automobilísticos, acidentes de trabalho e desastres de grande escala são causados ​​por pessoas que não conseguem se livrar da sonolência. De acordo com estudiosos, esta situação custa bilhões de dólares todos os anos por causa da perda de produtividade, aumento da utilização de serviços de saúde e absenteísmo no trabalho. Mais que perdas materiais, custa vidas. 

Porém, um estudo publicado recentemente na revista científica “Nature” aponta que acordar revigorado todos os dias não é uma questão de sorte, mas de atenção e cuidados a três fatores principais: sono, exercícios e café da manhã. Cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, chegaram a esta conclusão após uma análise detalhada do comportamento de 833 pessoas ao longo de duas semanas. 

Fazer exercícios substanciais no dia anterior, dormir mais horas e acordar mais tarde e ingerir um café da manhã rico em carboidratos complexos, mas com açúcar limitado, é o segredo do estado de alerta. De acordo com os pesquisadores, uma resposta saudável e controlada da glicose no sangue após o café da manhã também integra a chave para acordar de forma mais eficaz.

Cada um desses fatores, segundo Raphael Vallat, bolsista de pós-doutorado da UC Berkeley e primeiro autor do estudo, têm um papel único e são capazes de produzir melhoras de forma independente um do outro. “Se você dormir mais ou mais tarde, verá um aumento em seu estado de alerta. Se fizer mais atividade física no dia anterior, verá um aumento. Você pode ver melhorias com cada um desses fatores”, afirmou o cientista em entrevista à “Nature”.

Exercícios

Uma das descobertas da pesquisa é que praticar atividade física faz com que você se sinta mais disposto ao acordar. Não está claro, no entanto, o que a atividade física faz para melhorar o estado de alerta no dia seguinte. Uma hipótese é que os exercícios promovem uma qualidade maior do sono, como já apontaram outros estudos pelo mundo. E uma melhor qualidade do sono, por sua vez, resulta num estado de alerta superior ao longo do dia seguinte.

“É bem conhecido que a atividade física, em geral, melhora seu estado de alerta e também seu nível de humor, e encontramos uma alta correlação neste estudo entre o humor dos participantes e seus níveis de alerta”, disse Vallat à “Nature”. “Os participantes que, em média, são mais felizes também se sentem mais alertas”, afirma.

Sono

Dormir mais ou até mais tarde do que o normal resultava, durante a investigação, em indivíduos aumentando seu estado de alerta mais rapidamente. O número de horas de horas dormidas ideal para livrar o corpo da chamada “inércia do sono” está entre sete e nove horas. 

A maioria das pessoas precisa dessa quantidade de sono para remover uma substância química chamada adenosina, que se acumula no corpo ao longo do dia e causa sonolência à noite, algo conhecido como pressão do sono.

Além disso, dormir até mais tarde pode ajudar no estado de alerta por um segundo motivo. “Quando você acorda mais tarde, está subindo em um ponto mais alto no aumento do seu ritmo circadiano de 24 horas, que aumenta ao longo da manhã e aumenta o estado de alerta”, afirmou o autor sênior Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia da UC Berkeley, em entrevista à “Nature”.

Café da manhã

Os cientistas concluíram que um café da manhã com alto teor de carboidratos e uma pequena quantidade de proteína acelera o estado de alerta rapidamente pela manhã. Já a primeira refeição do dia com grandes quantidades de açúcar simples foi associada a uma incapacidade de acordar de forma eficaz. 

Mas vale dizer que o café da manhã rico em carboidratos pode aumentar o estado de alerta, desde que o corpo esteja saudável e capaz de eliminar com eficiência a glicose dessa refeição, evitando um pico sustentado de açúcar no sangue que, de outra forma, enfraqueceria o estado de alerta do cérebro.

Já era sabido que uma dieta rica em açúcar é prejudicial ao sono. O que esta pesquisa descobriu é que, além desses efeitos nocivos sobre o sono, consumir grandes quantidades de açúcar no café da manhã e ter um pico de açúcar no sangue após qualquer tipo de refeição do café da manhã, enfraquece acentuadamente a capacidade do cérebro de retornar à consciência desperta após o sono.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Mau humor pela manhã? Saiba que a maneira como você acorda está sob seu controle

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?