Propaganda

Colágeno: sua importância para o organismo e quando apostar na suplementação

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)

Nada é mais certo que a passagem do tempo. E o andar incessante dos anos, muito além do simples envelhecimento do nosso corpo, traz conhecimento, sabedoria. Essa maturidade acompanhada de saúde e disposição é o melhor dos cenários. De autoestima, melhor ainda. E a evolução da medicina e da estética tem apostado em muitos recursos para garantir a qualidade de vida e autoconfiança. A suplementação de colágeno é um deles. Evidências indicam que esse reforço pode reduzir não só as rugas, como aliviar a dor nas articulações e trazer benefícios para ossos e músculos.

Produzido naturalmente pelo organismo, o colágeno é a principal proteína do corpo humano. Ele contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações. Mas sua produção sofre uma queda a partir dos 30 anos e se reduz ainda mais a partir dos 50. Estudos sugerem que, na pele, a quantidade de colágeno pode diminuir 1% a cada ano.

Colágeno Verisol, com ácido hialurâonico e sílicio orgânico – o melhor do mercado com resultados comprovados – clique para saber mais.

A suplementação do colágeno

A suplementação se torna uma boa alternativa para a reposição da proteína. O médico e nutrólogo Jean Eldin afirma que o organismo necessita de uma quantidade diária de 5 g de colágeno. E recomenda a versão em pó, ingerida uma vez ao dia, misturada à água. “É uma suplementação para ficar com os níveis bons e nutrir as células do corpo, a pele, a matriz que produz cabelo e a renovação das células”, garante. Segundo o especialista, a opção em cápsulas não conseguiria suportar a quantidade que o indivíduo precisa. “Seria necessário ingerir de 10 a 20 cápsulas só de colágeno por dia”, diz.

De acordo com Eldin, a suplementação desta proteína deve começar por volta dos 30 anos e não é um simples tratamento. Ela deve se manter ao longo da vida. Além de ajudar na hidratação e melhora da pele, agindo contra o envelhecimento, o colágeno rico, puro, segundo o especialista, auxilia na nutrição do indivíduo e na recuperação da membrana intestinal. “O colágeno é muito importante. Ele ajuda a nutrir as células do corpo, que também têm sua parte de colágeno e é rica em vitaminas”, diz. A proteína atua retendo líquido e ajudando no transporte deste líquido entre as células.

A composição dos suplementos varia, mas normalmente contém colágeno dos tipos I, II, III ou uma mistura dos três. O tipo I é o mais comum, fácil de ser encontrado no organismo e atua melhorando os cabelos, fortalecendo unhas, aumentando a firmeza da pele. Já o tipo II é a proteína recomendada para o tratamento de doenças que afetem as cartilagens e articulações, pois auxilia na regeneração e proteção dessas estruturas, que se desgastam com o passar dos anos.

Composto por peptídeos bioativos de colágeno, o tipo III, chamado Verisol, seria absorvido mais facilmente pelo organismo. Este é considerado um fator importante porque o colágeno é uma molécula muito grande e precisa passar pela hidrólise – uma espécie de quebra em partes menores – para ser absorvida. Eldin indica que o melhor colágeno para a pele é o que contém Verisol e ácido hialurônico.

É importante ressaltar que, para ser ativado no corpo, é necessário ingerir o colágeno sempre com uma fonte de aminoácidos e vitamina C. Minerais como zinco, ferro e selênio também auxiliam nesta missão. Muitos suplementos já incluem esses nutrientes ativadores para garantir uma melhor absorção e utilidade. Porém, mais do que ficar de olho na composição do produto, o melhor é fazer a suplementação sempre com a ajuda de um profissional da área da saúde.

Por fim, opte também por uma alimentação saudável. Certos alimentos – especificamente os ricos ​​​​em aminoácidos – promovem o crescimento de colágeno mais do que outros. Produtos de origem animal como ovos, aves, peixes e leite podem ajudar, além dos vegetais. Caldo de ossos de frango e bovinos, além de uma gelatina saudável caseira também são boas opções.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Colágeno: sua importância para o organismo e quando apostar na suplementação

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?