O tempo passa em uma velocidade rápida demais, e a verdade é que não temos como controlar isso. Na correria do dia a dia, a impressão é que estamos sempre sempre correndo contra ele, o tempo.
Parece que as horas estão passando mais rápido deflagrou mundo agora uma obsessão por estratégias de gerenciamento de tempo.
No final de um dia de trabalho, provavelmente estaremos exaustos e com a impressão de não ter concluído tudo o que precisávamos. Mas antes disso, no meio do dia, você já se sentiu cansado, sem energia? E já reparou como isso provoca um estrago no nosso tempo?
Para a escritora e coach em crescimento pessoal Sinem Gunel, mais importante que gerenciar o tempo é ter energia para dar conta de tudo que ele nos impõe.
“Sua energia é um dos poucos componentes que moldam todos os aspectos de sua vida. Embora a maioria das pessoas seja obcecada por estratégias de gerenciamento de tempo, a verdade é que você não pode simplesmente ganhar mais tempo”, afirma ela, em artigo na plataforma online Medium Daily Digest.
No entanto, acrescenta a escritora, o que você pode fazer é aumentar sua energia para que possa ser mais produtivo em menos tempo. “E ao contrário da crença comum, a energia é o nosso recurso mais valioso, não o tempo”.
Ela vai além e diz que somos nós os responsáveis por arruinar nossos níveis de energia, em vez de nos sustentar por meio de “rotinas energizantes”.
E fazemos isso de forma inconsciente, pois não sabemos como proteger e aumentar nossos níveis de energia. A maioria das coisas que nos ensinam para viver uma vida “normal” esgotam nossa energia em vez de preenchê-la.
Sinem Gunel afirma que a maioria das pessoas passa a vida inteira sobrecarregada e cansada por dois motivos:
- Estão sempre ocupadas. Nunca têm tempo porque sempre têm mil coisas diferentes para fazer.
- Não sabem descansar direito. Eles se sentem mal por dormirem demais porque poderiam ter usado esse tempo para trabalhar, não sabem como energizar adequadamente seus corpos através da nutrição e passam a maior parte do tempo sentados em ambientes fechados, o que é uma combinação horrível.
Ela prossegue. “Como resultado, empresas como a Red Bull ganham bilhões a cada ano vendendo bebidas energéticas e power shots. Pessoas de todo o mundo estão exaustas e procurando uma solução rápida, principalmente recorrendo à cafeína e bebidas sintéticas para sentir uma energia instantânea e riscar mais uma tarefa de sua interminável lista de tarefas.
A verdade, no entanto, é que todas essas bebidas energéticas e soluções rápidas só levam a um estado de alerta a curto prazo, mas fazem você se sentir ainda pior a longo prazo.
A solução para uma vida mais energizada é atacar a raiz do problema, livrando-se das atividades de drenagem de energia que costumamos repetir diariamente. Veja abaixo as dicas da escritora para você se sentir mais energizado:
Pare de matar sua energia tão cedo
A maioria de nós gasta os primeiros minutos do dia arruinando nossa energia recém-adquirida por meio de rotinas sutis.
E a primeira coisa que geralmente fazemos é pegar nossos telefones e pressionar o botão soneca ou, pior ainda: verificar os feeds de notícias.
Passamos do sono ao processamento de quantidades ridículas de informações, mensagens e notícias tóxicas em apenas alguns segundos e nos perguntamos por que nos falta energia quando chegamos ao trabalho.
A verdade é que você não foi feito para essa transição repentina.
O que você precisa é de uma rotina que o ajude a começar seus dias com alegria, facilidade e clareza.
E não estou falando de uma rotina sofisticada de 60 minutos que exige que você se exercite, leia, medite, faça um diário e faça uma dúzia de coisas malucas que você não quer fazer.
Estou falando sobre se permitir experimentar manhãs tranquilas – sem o seu telefone. Isso é tudo.
Verificar nossos telefones logo de manhã é uma forma de desrespeitar a nós mesmos, porque ativa imediatamente o estado de alerta em nossos cérebros e nos coloca em um modo de luta ou fuga antes mesmo de sairmos da cama.
O que fazer:
Em vez de dedicar os primeiros minutos do seu dia ao telefone, dedique-os à sua tranquilidade.
Certifique-se de ter alguns minutos livres para desfrutar da sua xícara de café ou chá da manhã em paz e em silêncio. Ouça a sua música favorita. Prepare um café da manhã que você realmente goste. Tome um banho tranquilo sem pressa. Reserve um tempo para uma rotina lenta de cuidados com a pele.
Eu sei o que você pode pensar agora: eu não tenho tempo para nada disso!
Mas se você for honesto consigo mesmo, você sabe que é.
Se você realmente se importa, vai acordar alguns minutos mais cedo, para ter mais tempo para si mesmo.
Se você precisar cuidar das crianças, você se levantará alguns minutos antes delas.
O resto do seu dia provavelmente será controlado por outras pessoas de qualquer maneira: seu chefe, colegas, clientes, cônjuge, pais, filhos… então dê a si mesmo alguns minutos de paz antes de começar a responder às necessidades de outras pessoas.
Além disso, recomendo que você minimize as decisões que toma todas as manhãs. Com cada decisão, você está gastando sua energia, então eu recomendo fazer uma das duas coisas:
- Tome a maioria das decisões antes de ir para a cama todas as noites (por exemplo, o que vestir, o que você vai comer no café da manhã, quando você vai sair de casa,…)
- Elimine completamente as decisões (por exemplo, minimizando o número de roupas que você usa ou tomando o mesmo café da manhã todos os dias) para ter mais energia para aproveitar a vida e resolver problemas inesperados.
Pare de levar seus problemas tão a sério
Outra maneira comum de arruinar nossos níveis de energia é estarmos muito focados nos problemas e não nos permitirmos apreciar as pequenas alegrias de cada dia.
O que fazer:
Da próxima vez que você se estressar com um problema, faça este exercício:
- Primeiro, pergunte a si mesmo o que você pode fazer sobre o problema. Quais são as etapas práticas que você pode implementar agora?
- Quais são as coisas que você precisa fazer, mas não pode fazer agora? Que tipo de informação ou suporte você precisa? Como você pode garantir que você vai obtê-lo o mais rápido possível? Escreva tudo isso.
- Há mais alguma coisa que você possa fazer, como ligar para alguém, preparar os próximos passos ou comprar algo para acelerar o processo?
- Quando não há mais nada a fazer, você sabe que pode relaxar porque sabe exatamente quais são os próximos passos – tudo o que você precisa fazer é ser paciente e aproveitar o tempo até que você possa realmente fazer as coisas.
Pare de tratar seu corpo como lixo
Esta é a maior e mais subestimada maneira pela qual estamos arruinando nossos níveis de energia todos os dias: Comer alimentos que nos fazem sentir cheios, desconfortáveis e miseráveis porque carecem de nutrientes adequados e são difíceis de digerir.
E, paradoxalmente, geralmente comemos os alimentos menos saudáveis quando nos sentimos estressados, porque os desejos de açúcar são uma reação natural ao estresse.
No entanto, esse é o momento em que devemos ser ainda mais cuidadosos com o que colocamos em nossos corpos, porque nossa nutrição afeta diretamente nossas habilidades cognitivas e mecanismos de enfrentamento do estresse. Estudos até provam que a comida afeta a forma como pensamos .
Uma dieta rica em açúcar, por exemplo, desacelera nosso cérebro e nossa capacidade de aprender e memorizar.
O que fazer:
Coma mais alimentos que você pode realmente pronunciar. Desfrute de tudo o que quiser com moderação, mas tente priorizar as refeições que fazem você se sentir bem em vez de mal.
Todos nós sabemos o quão irritante pode ser aquela queda da tarde após o almoço, então vamos tentar evitá-la mantendo uma dieta que se concentra em alimentos integrais e nutrientes que nos fazem sentir energizados em vez de esgotados.
Além disso, certifique-se de manter sempre seu corpo hidratado. Estar com sede geralmente é um sinal de que você já está desidratado, então o ideal é sempre beber um pouco de água antes de sentir sede.
Não perca seu tempo discutindo com pessoas que não querem te entender
O mundo está cheio de pessoas que querem estar certas e em primeiro lugar. Eles acham que sua opinião é mais valiosa do que a de qualquer outra pessoa e acreditam que são o centro do universo.
E como se isso não bastasse, eles geralmente querem que você os trate dessa maneira também.
Eles podem nem querer ouvir seu ponto de vista porque estão tão obcecados com o que pensam.
E, ao levá-los muito a sério, geralmente drenamos nossa própria energia.
O que fazer:
Pare de tentar agradar a todos ao seu redor – especialmente aqueles que não fazem um esforço para retribuir e retribuir.
Sempre haverá pessoas que não vão te entender, então é melhor se você apenas aprender a seguir em frente sem prestar muita atenção.
Aqui está um mantra que aprendi com Lisa Nichols que sempre me lembra de focar no meu mundo interior em vez de ficar muito obcecado com as opiniões de outras pessoas:
- não tenho nada a provar
- não tenho nada a esconder
- não tenho nada a defender
- Eu não tenho nada para proteger
Quando as rotinas se tornam tóxicas em vez de úteis
Um dos conselhos de auto-ajuda mais básicos é construir rotinas. E esse é um conselho sólido porque, como mencionado acima, uma rotina (manhã) pode ajudá-lo a economizar tempo e energia preciosos, eliminando o número de decisões que você precisa tomar.
No entanto, o problema é que rotinizar toda a sua vida pode rapidamente se tornar chato e repetitivo, levando a uma queda em vez de um aumento em seus níveis de energia.
Precisamos de mudanças e novos estímulos para nos mantermos engajados e energizados, porque ficar muito à vontade não nos ajudará a explorar novas ideias e fazer novas experiências.
O que fazer:
Use rotinas e hábitos para facilitar uma parte específica de sua vida, mas não se esqueça de se divertir também às vezes.
Basta pensar nos momentos de sua vida em que você se sentiu mais energizado: Quando foi isso?
Provavelmente não foi durante sua confortável rotina matinal ou seu típico domingo no sofá.
Os momentos que nos fazem sentir mais vivos são os especiais. São os primeiros encontros, primeiros beijos, aventuras inesperadas e momentos que nos fizeram sentir um pouco desconfortáveis no início.
Atenha-se às rotinas que ajudam a economizar tempo e energia, mas também permita-se sair dessa rotina de vez em quando para fazer coisas que fazem você se sentir verdadeiramente vivo.
Eu vejo você rolando e rolando e rolando
Temos mais oportunidades do que nunca para aprender e fazer o que quisermos, mas na maioria das vezes não conseguimos começar porque estamos muito ocupados percorrendo intermináveis feeds de notícias e consumindo conteúdo sem pensar por várias horas por semana.
Estudos comprovam que a maioria dos adultos subestimam completamente quanto tempo passam grudados em suas telas.
E como você pode imaginar, isso é uma sobrecarga constante de informações que leva a uma queda maciça em nossos níveis de energia, porque causa fadiga mental, sobrecarga e até ansiedade.
Temos tanto medo de perder notícias que sentimos constantemente o desejo de rolar para cima e para baixo.
O que fazer:
Aqui estão duas coisas que você pode fazer para curar lentamente seu vício em telefone:
1.) Toda vez que você quiser checar seu telefone, pergunte a si mesmo por que exatamente você quer checar. Existe algo que você realmente precisa fazer ou está desbloqueando sua tela porque está entediado ou cansado?
Se for tédio, faça outra coisa primeiro. Respire fundo algumas vezes, estique o corpo por um minuto, beba um copo de água, olhe pela janela e observe as nuvens – quase tudo é melhor do que sobrecarregar sua mente com informações inúteis.
2.) Deixar de seguir a maioria das pessoas e perfis, para que você veja apenas o conteúdo de algumas contas selecionadas.
Deixe de seguir todas as contas que fazem você se sentir mal em vez de bem.
Pode ser um influenciador que é ótimo em editar suas fotos e fazer você se sentir mal com seu próprio corpo, uma página de notícias com títulos de cliques ou qualquer outro perfil que desencadeie emoções negativas.
Você precisa lidar com muitas dificuldades na vida real de qualquer maneira, então não faz sentido sobrecarregar sua mente adicionalmente com conteúdo prejudicial.
Em vez disso, siga perfis inspiradores e educacionais. Ou siga contas que fazem você rir. Assistir a um adorável vídeo de gato certamente terá um impacto melhor em seus níveis de energia do que ler notícias horríveis sobre algo que está acontecendo do outro lado do mundo.
Não estou dizendo para você ser ignorante sobre o que está acontecendo no mundo, mas de fato estou encorajando você a levar as coisas com calma, porque a verdade é que um dia você morrerá. A única questão é se você gosta do passeio até aquele dia ou se coloca muita pressão em si mesmo e continua se preocupando com coisas que não pode controlar ou mudar.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.