Propaganda

Dieta vegana não prejudica performance de atletas, constata estudo da UFMG

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
photo of vegetable salad in bowls

Estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (Lan) da UFMG investigam a adesão à dieta vegana por atletas de alta performance e têm mostrado que ela não interfere em seu desempenho. 

Em entrevista à TV UFMG, o coordenador do Lan, Marcos Zang, explica que pessoas que seguem uma alimentação vegetariana – vegana ou não – ingerem menos cálcio, vitamina B12, ácido fólico e ferro de origem animal. “Precisamos, portanto, buscar nas fontes vegetais alimentos que forneçam os nutrientes para os vegetarianos restritos”, afirma Zang.

Pessoas veganas que se alimentam adequadamente com acompanhamento profissional não precisam temer desvantagem competitiva na prática esportiva. Além disso, estudos do Lan indicam que, possivelmente, o atleta vegetariano, restrito ou não, leva vantagem em relação aos esportistas que comem carne: seu estado inflamatório sistêmico é menor. Assim, veganos e vegetarianos podem se recuperar de treinamentos mais rapidamente, alcançando um desempenho superior.

Elmir Andrade, atleta de atletismo há sete anos, na modalidade de corrida de 110 metros com barreiras, é vegano há mais de três anos e já não come carne há mais de uma década. Ele treina 3,5 horas por dia, cinco dias na semana. Corroborando os estudos do Lan, Andrade acredita que sua recuperação em relação aos atletas onívoros é mais rápida. “Muitas vezes, treino forte e, no dia seguinte ou dois dias depois, estou em uma condição de recuperação um pouco melhor do que os atletas que treinam comigo”, testemunha o atleta, que recentemente conquistou o terceiro lugar nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Vegano x vegetariano
Todo vegano é vegetariano, mas nem todo vegetariano é vegano. Além de propor uma dieta mais restrita, o veganismo é uma filosofia cujos adeptos combatem toda forma de exploração animal – na alimentação, em produtos testados em animais ou até mesmo em serviços relacionados. Os vegetarianos, por sua vez, podem se alimentar de produtos de origem animal (ovos e leite, por exemplo). (Fonte: UFMG)

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Dieta vegana não prejudica performance de atletas, constata estudo da UFMG

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?