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Cansado já ao acordar? Veja cinco ações que ajudam a espantar a sensação de preguiça

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woman lying on bed covering white blanket

Difícil encontrar alguém que pula da cama feliz logo às 6h. O problema é que levantar cedo se torna uma tormenta quando estamos com cansaço acumulado e noites maldormidas. Também é difícil, hoje em dia, achar alguém que tem aquele sono verdadeiramente reparador sempre.

De uma forma ou de outra, todos nós já tivemos aquelas manhãs em que simplesmente não conseguimos evitar uma sensação de preguiça.

Em um esforço para recuperar os dias cansados, muitos de nós tomamos xícara após xícara de café, lembra a nutricionista e escritora americana Sarah Garone, que vive no Arizona. Ela lembra que o excesso de cafeína pode nos deixar nervosos e ansiosos.

Talvez haja uma maneira melhor de acabar com o cansaço matinal e continuar o dia com a energia de que você precisa”, diz ela, que publicou algumas dicas no portal Healthline para nos ajudar a dar um up nas nossas manhãs. São elas:

1. Não aperte a função soneca do despertador

Teclar aquele botão adorado no topo do seu despertador pode não ser tão útil afinal. Passar a última meia hora ou mais de descanso noturno no que os pesquisadores chamam de “sono fragmentado” para sua capacidade de funcionar ao longo do dia.

Dica profissional: experimente o “hack” do ciclo de sono de 90 minutos configurando dois alarmes – um para 90 minutos antes de você querer acordar e outro para quando você realmente quiser acordar.

A teoria é que os 90 minutos de sono que você obtém entre as sonecas serão um ciclo completo de sono, permitindo que você acorde após o estado REM, em vez de durante.

2. Beba um copo d’água logo de cara.

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A fadiga é um sintoma clássico de desidratação, e mesmo um caso leve pode desencadear sensações de sonolência, alterações na capacidade cognitiva e distúrbios de humor. Deixe um copo de água refrescar todo o seu corpo antes de se mexer.

Dica de profissional: se você ainda não consegue superar a letargia matinal, tente aumentar a ingestão de água e outras bebidas sem cafeína ao longo do dia.

3. Alongue o corpo 

Há uma razão pela qual é tão bom alongar-se ao acordar. Durante a noite, seus músculos ficam literalmente paralisados ​​(atonia), e reativá-los libera endorfinas que estimulam a energia.

Dica de profissional: se você tem um tempinho para a ioga matinal, faça; demonstrou-se que apenas 25 minutos aumentam os níveis de energia e a função cerebral.

4. Salpique o rosto com água.

Chuveiros frios reduzem as faltas por doença ao trabalho. Se você não quiser tomar um banho completo, um jato de água fria no rosto, para sinalizar uma mudança de temperatura em seu corpo, também pode ajudar.

Sair da cama é o principal problema? Mantenha uma garrafa de spray ou névoa de água ao lado da mesa de cabeceira para que você possa se inclinar e se embaçar sem nem mesmo abrir os olhos!

Dica de profissional: um dos produtos cultos favoritos é a máscara facial matinal da Saborino, do Japão, que contém óleos essenciais para ativar seus sentidos. Em um minuto, esta máscara de lençol limpa, revigora e hidrata sua pele.

Nota: Pessoas com pele sensível podem querer evitar este produto.

5. Tome o café da manhã para despertar sua energia.

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O júri ainda não decidiu se o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas a pesquisa da Trusted Source afirma que pular esta primeira refeição pode afetar negativamente sua energia e capacidade de prestar atenção ao longo do dia.

A comida é combustível. Dê ao seu corpo algumas calorias para colocá-lo em ação no início do dia.

Mas se você estiver malhando de manhã, lembre-se de comer depois, não antes. Isso (a) queimará mais calorias, (b) aumentará seu metabolismo e (c) ajudará a evitar distúrbios estomacais.

Dica profissional: em vez disso, crie um café da manhã anti-fadiga. Como o que você come no café da manhã pode afetar sua sensação por horas, fazer a escolha certa é fundamental para sua manhã.

Procure uma combinação de alimentos que combatem a fadiga, como proteínas magras, grãos inteiros, nozes e frutas com baixo teor de açúcar.

 6. Evite açúcar até o almoço

Todos os cafés da manhã não são criados iguais, então faça um balanço de suas escolhas alimentares matinais. Itens açucarados como bebidas açucaradas com café, doces e cereais matinais podem levar ao clássico aumento e queda de açúcar no sangue que o deixa com a sensação de esgotamento.

Dica de profissional: preste atenção aos rótulos nutricionais para ver quanto açúcar você está ingerindo no café da manhã – e reduza sempre que possível. Mantenha alimentos inteiros como maçãs, cenouras e laranjas à mão para fácil acesso.

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