Propaganda

Onze dicas para você deixar o sedentarismo de lado e criar uma rotina saudável de exercícios

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
photo of woman jumping on box

Mesmo na pandemia, os brasileiros seguem melhorando no quesito atividade física. O início da crise sanitária obrigou as pessoas a deixarem a academia de lado, mas rapidamente elas se reinventaram para não ficar paradas. Afinal, exercitar-se é, mais que uma necessidade para o corpo, uma questão de saúde mental.

No ano passado, por exemplo, o “Year in Sport” mostrou que a população seguiu ativa mesmo no isolamento. O relatório anual divulgado pelo Strava, plataforma online de registro de atividades físicas, a comunidade global realizou 21,5 milhões de atividades por semana e percorreu 17 bilhões de quilômetros, números muito acima das previsões iniciais.

O Strava tem uma comunidade esportiva com mais de 73 milhões de atletas no mundo – mais de 9,5 milhões só no Brasil.

No mesmo período, a plataforma recebeu 2 milhões de novos integrantes, somando, ao todo, mais de 73 milhões de usuários, segundo dados divulgados pelo Viver Bem.

Segundo o portal, no começo da pandemia no Brasil, em março, os registros no Strava caíram no início do mês, mas, mesmo após algumas restrições impostas pela pandemia, cresceram 5% acima do esperado.

Só no Brasil, em 2020, foram percorridos 133,1 milhões de km, comparados aos 98,4 milhões de km registrados em 2019. Os homens tiveram a maior distância média percorrida este ano: 5,9 km, contra 5,3 km das mulheres.

a comunidade global realizou 21,5 milhões de atividades por semana e percorreu 17 bilhões de quilômetros, números muito acima das previsões iniciais.

A escolha da atividade física é uma questão bem pessoal. Não existe um tipo de atividade física ideal para todo mundo. As preferências de cada indivíduo são fundamentais para a adesão e a continuidade da prática esportiva. Cada pessoa deve escolher o exercício de sua preferência para que haja motivação.

Às vezes, pode acontecer da pessoa não se adaptar de cara na primeira escolha, mas é importante não desistir de praticar atividade física e experimentar outras modalidades, até encontrar o que é mais prazeroso.

Pesquisa do Ministério do Esporte mostra que é comum abandonar os exercícios físicos, principalmente quando se tem entre 16 e 24 anos (45%). As maiores alegações para deixar de lado a atividade física foram a falta de tempo ou substituição por outras prioridades.

Sabendo disso, selecionamos algumas dicas para te motivar a não desistir. Estar em constante movimento é manter-se saudável. E saúde deve sempre ser uma prioridade. 

1. Comece com uma avaliação médica

Antes de iniciar qualquer atividade física procure orientação médica. Isso porque somente um profissional de saúde poderá recomendar o exercício adequado às suas condições físicas e metabólicas. Algumas pessoas, por exemplo, não podem realizar atividades de alto impacto, por conta de problemas na coluna ou joelhos. Já outras, precisam acelerar o metabolismo praticando corrida, treino HIIT entre outras atividades cujo a queima calórica seja o principal objetivo. Enquanto isso, outras pessoas veem no Pilates um grande aliado para o alinhamento postural.

2. Dentre as opções recomendadas pelo médico, escolha uma que você mais goste

A princípio, não se deve começar uma rotina de exercícios físicos com várias atividades. Isso porque é preciso tempo para que se possa criar condicionamento físico. Além disso, ao tentar abandonar o sedentarismo com duas ou várias atividades físicas você corre o risco de sofrer lesões musculares. Resultado? Provavelmente você vai desanimar! Seguindo as recomendações médicas, escolha uma atividade física do seu agrado e pratique-a pelo menos três vezes na semana. Você vai ver que com o passar do tempo, você estará tão acostumado com o exercício que incluir novas atividades em sua rotina não será um desafio.

3. Reserve um horário fixo para praticar a atividade

Outra dica muito bacana para quem está entrando no mundo fitness é estabelecer um horário fixo para realizar as atividades. Fazendo isso, você não corre o risco de faltar tanto e ainda condiciona o corpo a sentir a necessidade de movimentar-se naquele horário. 

4. Combine a sua rotina de atividade física com uma alimentação saudável

Para obter os resultados desejados com a atividade física, é preciso pensar na saúde como um todo. Portanto, combinar a sua nova rotina de exercícios com uma dieta equilibrada é uma atitude que pode contribuir positivamente para te oferecer mais qualidade de vida. Inclusive, existem dietas específicas para o tipo de atividade física praticada. Quem pratica exercícios físicos para hipertrofia muscular, por exemplo, deve consumir boa quantidade de proteínas e carboidratos. Já quem está buscando a redução de medidas através de atividades aeróbicas, deve ingerir alimentos mais leves, como legumes e verduras. Para ambos os casos, consultar um nutricionista pode ser uma ótima ideia.

5. Estabeleça metas possíveis

Se o seu objetivo é perder peso, anote em bloco de papel ou crie uma nota no celular quantos quilos deseja perder em um mês. Porém, seja razoável, ou seja, não estabeleça metas que não poderá cumprir. Ao invés dos 10 kg off almejados (cuja perda é muito difícil), que tal diminuir para três? Assim, você consegue atingir os seus objetivos com mais facilidade, o que serve de estímulo para continuar se exercitando.

6. Durma bem

Por fim, dormir pelo menos oito horas por dia também pode te ajudar a alcançar bons resultados com a atividade física escolhida. Afinal, é durante o sono que há a liberação do hormônio do crescimento, que auxilia na regeneração celular e no crescimento dos músculos.

7. Mantenha a hidratação

Consuma no mínimo dois litros de água diariamente. Hidrate-se antes, durante e depois do exercício físico.

8. Proteja-se do sol

Evite a radiação solar. Pratique esporte nos horários adequados para não ter desidratação ou até mesmo câncer de pele. Faça uso de protetor solar sempre, mesmo se o dia estiver nublado. Abuse de viseiras, óculos escuros, roupas com proteção UHV e bonés.

9. Vista-se adequadamente

Cada modalidade esportiva requer uma roupa especial. Uma vestimenta inadequada pode provocar danos como movimentos incorretos durante a atividade, má postura, dores e muito mais. Use sempre calçado confortável e roupas cômodas.

10. Alongue-se

É importante fazer alongamento antes da atividade física, para preparar o corpo para o exercício, e depois, para eliminar a tensão que o esforço muscular gera.

11. Não se automedique

Ao sentir qualquer alteração ou desconforto no corpo, durante ou após uma atividade física, suspenda a atividade imediatamente e procure um médico. (Com Ministério da Saúde, Viver Bem e Portal Namu)

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Onze dicas para você deixar o sedentarismo de lado e criar uma rotina saudável de exercícios

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?