Malhar em casa melhora sintomas de reumatismo; veja vídeo sobre pesquisa

photo of woman doing yoga

Uma pesquisa feita por cientistas da Faculdade de Medicina e da Escola de Educação Física e Esporte, ambas da USP, demonstrou que exercícios físicos domiciliares destinados a pacientes com doenças reumáticas são eficazes e seguros em comparação a programas físicos presenciais feitos em centros especializados. As informações foram publicadas no jornal da Fapesp.

Por um período médio de 17 semanas, os pacientes realizaram exercícios de força e de alongamentos, que em geral não exigem o uso de equipamentos e são de simples execução.

Os resultados mostraram que, em comparação à condição sem exercício, a atividade domiciliar foi capaz de melhorar a capacidade funcional, reduzir a dor e diminuir a atividade da doença.

Popularmente conhecidas como reumatismo, doenças reumáticas são um grupo de mais de 100 patologias que acometem o aparelho locomotor, como osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, entre outras.

Com apoio da Fapesp, a pesquisa reforça a importância da atividade física para os pacientes neste período de isolamento.

Malhar em casa melhora sintomas de reumatismo; veja vídeo sobre pesquisa