Elas estão em todo o lugar. Em cada canto das cidades, sejam elas grandes ou pequenas, é possível encontrar uma quadra de beach tennis. Foi durante a pandemia que esse esporte típico do litoral conquistou também capitais sem praia, como Belo Horizonte, e também o interior de Minas Gerais.
O beach tennis nasceu na Itália, no fim dos anos 1990, mais precisamente em Ravenna. No Brasil, a modalidade aterrissou em 2008, nas praias do Rio de Janeiro.
As regras do beach tennis foram criadas pela International Tennis Federation (ITF), que no Brasil é gerido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Quem faz frequentemente, literalmente ama. E quem já fez pelo menos algumas vezes, sabe como essa atividade mexe com o corpo e a mente. A sensação de esforço e superação é incrível, afinal você joga na areia, onde o esforço é infinitamente maior do que em uma quadra de cimento. E areia fofa. Haja pernas.
Por conta disso, e por ser um esporte praticado a céu aberto, geralmente sob o sol forte do nosso Brasil quente, estima-se que em uma hora de jogo o consumo energético médio seja de 600 calorias. Vale lembrar que o fato de ser uma atividade a céu aberto o credenciou como queridinho dos brasileiros no auge da pandemia, quando tivemos de nos manter recolhidos e longe de locais fechados, como academias, e fugir de aglomerações. É um esporte que pode ser praticado sozinho ou em duplas, em locais abertos.
Veja abaixo outros vários benefícios do tênis de areia, a nova febre nacional:
1 – Ajuda a emagrecer
A movimentação intensa e o solo irregular favorecem a queima de gordura e o alto gasto calórico, pois exigem bastante esforço da musculatura das pernas. Estima-se que o consumo médio seja de 600 calorias por uma hora de jogo.
2 – Fortalece a musculatura
Todos os grupos musculares são exigidos durante uma partida de beach tennis, em especial, as pernas, pois precisamos correr muito para não deixar a bolinha cair. E a instabilidade causada pela areia exige também dos músculos do core para manter a estabilidade do corpo. Por fim, os braços e ombros são trabalhados com as “raquetadas”.
3 – Evita lesões
O solo macio de areia ajuda a absorver o impacto, amortecendo as passadas e os saltos, o que preserva as articulações os tornozelos, joelhos e quadris.
4 – Melhora o condicionamento físico
A movimentação constante faz com que o atleta saia de sua zona de conforto. São necessários muito fôlego, explosão e resistência para correr e saltar. A prática constante melhora significativamente o condicionamento físico e aeróbico, proporcionando maior resistência à medida da prática.
5 – Ensina a tomar decisões de forma rápida
Como as trocas de bolas costumam ser rápidas e dinâmicas, mente e corpo precisam estar em sintonia para responder rápido e não perder o timming. Assim, as reações aos estímulos e as tomadas de decisões são essenciais em um jogo como este.
6 – Melhora nossa saúde mental
O esporte promove liberação de endorfina, que provoca sensação de bem estar e reduz os níveis de estresse do corpo. Favorece os laços de amizade e o trabalho em equipe.
Atenção: Os cuidados básicos a serem tomados na sua prática são os mesmos dos outros esportes: garantir uma alimentação saudável antes e depois das partidas, hidratação, filtro solar (se jogar durante o dia) e roupas confortáveis como shorts e tops para as mulheres e bermudas para os homens.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
2 Comentários
Olá Dr.Jean, gostei muito do seu conteúdo 🥰
Oi Clarice, muito obrigado pelo elogio! Isso demonstra que estamos no caminho certo: divulgar as boas práticas na saúde e qualidade de vida para todos. Estou a disposição para dúvidas e informações extras. Tenha um ótimo dia ☺️.