Propaganda

Veja dicas para equilibrar a relação entre o que você come e como se sente

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
joyful young woman sitting on street stairs

Humor é tudo. Se estamos mau-humorados, nosso ânimo despenca e nossos relacionamentos pioram. É claro que muitas vezes o problema não é tão simples como parece, podendo estar ligado a questões genéticas, ambientais e de saúde mental mesmo. Mas o que poucas pessoas sabem é que elas podem dar uma ajuda importante para o próprio estado de espírito ao cuidarem melhor do que estão comendo no dia a dia. Reproduzimos no nosso blog, para você, as recomendações da associação britânica de saúde mental Mind, para te ajudar a gerenciar melhor essa relação tão importante.

Comer regularmente

Se o açúcar no sangue cair, você pode se sentir cansado, irritado e deprimido. Comer regularmente e escolher alimentos que liberem energia lentamente ajudará a manter os níveis de açúcar estáveis.

Alimentos energéticos de liberação lenta incluem: macarrão, arroz, aveia, pão integral e cereais, nozes e sementes.

Dicas rápidas:

  • O café da manhã começa da melhor maneira.
  • Em vez de comer um grande almoço e jantar, tente comer porções menores espaçadas com mais regularidade ao longo do dia.
  • Evite alimentos que façam o açúcar no sangue subir e descer rapidamente, como doces, biscoitos, bebidas açucaradas e álcool.

“Decidi que faria mudanças […] positivas no estilo de vida para tentar viver o mais feliz e livre de estresse que pudesse. Desisti da carne vermelha e tentei comer sem açúcar [e beber] quase nenhum álcool.”

Manter-se hidratado

Se você não beber líquidos suficientes, poderá ter dificuldade para se concentrar ou pensar com clareza. Você também pode começar a sentir prisão de ventre (o que não deixa ninguém de bom humor).

Dicas rápidas:

  • É recomendado que você beba entre 6 a 8 copos de líquidos por dia.
  • A água é uma opção barata e saudável.
  • Chá, café, sucos e vitaminas contam para sua ingestão (mas esteja ciente de que também podem conter cafeína ou açúcar).

Invista nas frutas e vegetais

Os vegetais e as frutas contêm muitos minerais, vitaminas e fibras de que precisamos para nos mantermos física e mentalmente saudáveis.

Comer uma variedade de frutas e vegetais de cores diferentes todos os dias significa que você obterá uma boa variedade de nutrientes.

Dicas rápidas:

  • Frutas e vegetais frescos, congelados, enlatados, secos e sumos (um copo) contam para os seus 5 por dia.
  • Como regra geral, uma porção é cerca de um punhado, uma tigela pequena ou um copo pequeno.
  • Para obter ideias sobre como conseguir seus 5 por dia, visite NHS Choices .

Cuidando do seu intestino

Às vezes, seu intestino pode refletir como você está se sentindo emocionalmente. Se você está estressado ou ansioso, isso pode fazer seu intestino desacelerar ou acelerar. Para uma digestão saudável, você precisa de bastante fibra, líquidos e exercícios regulares.

Alimentos saudáveis para o intestino incluem: frutas, vegetais e grãos integrais, feijão, leguminosas, iogurte vivo e outros probióticos.

Dicas rápidas:

  • Pode levar algum tempo para seu intestino se acostumar a um novo padrão alimentar, então faça as mudanças lentamente para ter tempo de se ajustar.
  • Se você estiver se sentindo estressado e achar que isso está afetando seus intestinos, experimente algumas técnicas de relaxamento  ou exercícios de respiração.

Coma proteína suficiente

A proteína contém aminoácidos, que constituem os produtos químicos de que seu cérebro precisa para regular seus pensamentos e sentimentos. Também ajuda a mantê-lo se sentindo satisfeito por mais tempo.

A proteína está em: carnes magras, peixes, ovos, queijos, legumes (ervilhas, feijões e lentilhas), produtos de soja, nozes e sementes.

Dica rápida:

Seja qual for a sua dieta, por que não pesquisar outros alimentos que contenham proteínas e encontrar algo novo para experimentar? Para obter ideias sobre receitas saudáveis, visite NHS Choices .

Gerenciando cafeína

A cafeína é um estimulante, o que significa que lhe dará uma rápida explosão de energia, mas pode deixá-lo ansioso e deprimido, perturbar o sono (especialmente se o ingerir antes de dormir) ou apresentar sintomas de abstinência se parar repentinamente.

A cafeína está presente em: chá, café, chocolate, cola e outras bebidas energéticas manufaturadas.

Dicas rápidas:

  • Se você bebe chá, café ou cola, tente mudar para versões descafeinadas.
  • Você pode se sentir visivelmente melhor rapidamente se beber menos cafeína ou se evitá-la completamente.

Comer as gorduras certas

Seu cérebro precisa de ácidos graxos (como ômega-3 e -6) para mantê-lo funcionando bem. Portanto, em vez de evitar todas as gorduras, é importante comer as certas.

As gorduras saudáveis são encontradas em: peixes oleosos, aves, nozes (especialmente nozes e amêndoas), óleos de oliva e de girassol, sementes (como girassol e abóbora), abacate, leite, iogurte, queijo e ovos.

Dica rápida:

  • Tente evitar qualquer coisa que liste ‘gorduras trans’ ou ‘óleos parcialmente hidrogenados’ na lista de ingredientes (como alguns bolos e biscoitos comprados em lojas). Eles podem ser tentadores quando você está se sentindo mal, mas esse tipo de gordura não é bom para o seu humor ou saúde física a longo prazo.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Veja dicas para equilibrar a relação entre o que você come e como se sente

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?