Tem suplemento para tudo. Para emagrecer, para engordar, para dar energia, para melhorar as vitaminas, para ajudar a relaxar e por aí vai. Eles se tornaram parte da vida moderna, na qual manter uma alimentação balanceada é cada vez mais um grande desafio.
Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) mostrou que o consumo desses produtos têm aumentado no Brasil.
A associação ouviu mais de mil pessoas em sete capitais brasileiras e descobriu que, em 2020, 59% das pessoas utilizavam algum suplemento. E entre esse grupo, dos que já usavam, houve um aumento no consumo de 48%.
Na pesquisa, os entrevistados responderam que o principal motivo para consumir mais suplementos em uma tentativa de aumentar a imunidade. Vale lembrar que as perguntas foram aplicadas no início da pandemia do novo coronavírus, no ano passado.
Os principais suplementos consumidos no Brasil são:
- Multivitamínicos
- Whey protein
- Colágeno
- Multiminerais
Veja abaixo as orientações da nutricionista Carina da Mata sobre a importância e o consumo adequado desses produtos.
Uma pesquisa deste ano (feita pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) mostrou que 54% dos brasileiros consomem suplementos. Pode comentar esse dado?
O consumo de suplementos é fundamental para complementar os nutrientes no seu estilo de vida alimentar, uma vez que é difícil ter essa oferta somente com os alimentos!
O que mudou nesses produtos, por exemplo, nos últimos dez anos.? O que saiu do mercado e o que é tendência hoje?
A mudança maior nos suplementos foi a preocupação com a pureza, custo benefício! Uma procura maior a suplementos para melhorar energia, anti-inflamatórios naturais e imunidade, até mesmo fertilidade, não somente a emagrecimento e hipertrofia que era uma procura muito grande.
A tendência hoje é polivitamínicos, ômegas, probióticos, colágeno, whey protein e creatina.
A pesquisa mostrou que 75% dos que usam complementam a alimentação (vitaminas, proteínas, minerais, etc) e 57% (energia, aumento de massa muscular, entre outros) buscam promover o bem estar. Você pode dar algumas dicas para quem pensa em usar, por exemplo, um suplemento que ajuda a emagrecer ou dá energia para treinar. Quais os riscos?
Para uso de suplementos tem que ser feito toda uma avaliação do estilo de vida, hábitos, necessidades nutricionais e é muito importante avaliar exames bioquímicos, se tem doença associada.
Usar sem orientação pode trazer alguns efeitos colaterais, principalmente quando tem a presença na composição de cafeína!
Algumas opções que temos no mercado que considero para “todos” seriam: Ômega 3, Coq10 e vitaminas e minerais!
Procure um profissional capacitado para fazer a avaliação adequada de acordo com suas necessidades!
Veja, neste infográfico, os resultados completos na pesquisa
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.