Propaganda

Amizade melhora sintomas da depressão e faz bem para o coração, mostram estudos

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
women sitting inside bathtub

Amigo, segundo o dicionário, é o indivíduo com temos uma relação próxima, de afeto, de companheirismo. Em tempos desafiadores como o atual, o que seria de nós sem os amigos, não é mesmo? Nesta sexta-feira 30 de julho, Dia Internacional da Amizade, nada como mostrar neste post como os amigos fazem bem para a saúde. Do corpo e da mente. Quem diz isso são os cientistas.

Amizade é uma relação íntima entre duas pessoas, de forma espontânea, tendo como característica um forte componente afetivo. É uma relação que envolve valores éticos, sociais, afetivos e morais.

Dentro de uma perspectiva científica, a amizade é compreendida como uma importante fonte de felicidade e bem-estar. Proporciona o apoio social, o compartilhamento de experiências, interesses, memórias, pensamentos, sentimentos e emoções.

Um estudo recente de Harvard concluiu que ter amizades sólidas em nossa vida ajuda a melhorar a saúde do cérebro. Os amigos também nos ajudam a lidar com tranquilidade com o estresse. E ainda, fazer melhores escolhas de estilo de vida que nos mantêm fortes e nos permitem recuperar de problemas de saúde e doenças mais rapidamente. Portanto, a amizade também é importante para nossa saúde mental.

Resolvemos listar aqui seis benefícios da amizade para a nossa vida e uma dica de filme que emociona: ‘Uma amizade inesperada’, de 2017, no qual o jovem filho de um médico leva uma vida baseada em diversão. Devido à situação financeira de sua família, ele não precisa trabalhar, sem se preocupar com nada. No entanto, um dia ele é obrigado por seu pai a tomar conta de um jovem doente, e uma grande amizade surge entre os dois, mudando por completo a vida de ambos.

Veja abaixo os benefícios da amizade para a nossa saúde

  1. Reduz risco de doenças

Estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, relaciona amizade a uma imunidade mais forte. Pessoas sem uma vida social ativa e mais solitárias têm tendência a se sentir mais indefesas, ter noite de sono ruins e sofrer de complicações como estresse e ansiedade.

  • Favorece a longevidade

Pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, concluíram que pessoas sem interações sociais durante parte de sua vida têm impactos prejudiciais comparados aos de alcoólatras, obesos ou fumantes.

Aumenta nosso otimismo

Estudo das Universidades de Harvard e da Califórnia, nos EUA, mostrou que sentimentos bons como a felicidade são sempre contagiantes. E, de quebra, compartilhar momentos bons com outras pessoas criando um efeito dominó de energias positivas.

Faz bem para o coração 

Segundo estudo da Universidade Columbia (EUA), quando estamos felizes em grupo nosso coração bate de forma mais equilibrada, o que reduz a probabilidade de doenças cardíacas e infarto em até 22%.

Ajuda a combater a depressão

Estudo da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, concluiu que o hábito de se relacionar com outras pessoas e manter amizades são fatores muito importantes para se combater a depressão, o isolamento e a baixa autoestima, principalmente nas fases de crescimento.

Aumenta a disposição para malhar


De acordo com a Universidade de Bristol, no Reino Unido, se seus melhores amigos praticam atividades físicas, as chances de você também fazer são grandes.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Amizade melhora sintomas da depressão e faz bem para o coração, mostram estudos

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?