Enfim, você decidiu se matricular em uma academia e está se sentindo bem animado com a nova jornada. Afinal, já era hora de começar a se mexer em busca de melhorar a saúde física e, consequentemente, mental. O problema é que aí você chega na sala de ginástica, com tantos marombas veteranos, e bate aquela ansiedade com o longo caminho a percorrer.
Esse sentimento é mais comum do que se pensa, pois todos começaram um dia, não é mesmo? O que é preciso entender é que desafios estarão presentes em todos os nossos objetivos. E desistir não está em questão, pois sua saúde e bem-estar são o que mais importam.
Os pesquisadores vêm estudando há anos a ligação entre exercícios e transtornos de saúde mental como a ansiedade. Eles encontraram associações claras entre aumento da atividade física e menores taxas de ansiedade e depressão.
A agência de notícias de saúde americana Healthline, mantida por um pool de médicos, nutricionistas e outros especialistas, preparou algumas dicas importantes que vamos trazer para você, que está iniciando esse trabalho.
Uma delas é a importância de concentrar-se em dar pequenos passos para vencer essa ansiedade de principiante. Agora, alertam os especialistas, se você achar que sua ansiedade na academia está debilitante ou não está melhorando com o esforço, o melhor caminho é mesmo ir atrás de ajuda profissional.
Dicas para superar a ansiedade da academia
Algumas estratégias podem ajudá-lo a superar a ansiedade da academia e a fazer um ótimo treino.
Faça sua pesquisa e conheça
A raiz de alguma ansiedade é o medo do desconhecido, portanto, obter o máximo de informações possível com antecedência o ajudará a se sentir mais confiante
Comece online pesquisando as instalações, suas comodidades e ofertas de aulas. Em seguida, faça um tour, familiarizando-se com o prédio e os funcionários.
Comece devagar
Não sinta que precisa ir all-in durante sua primeira visita à academia. Escolha uma pequena meta com a qual você se sinta confortável – passar 10 ou 15 minutos em uma máquina de cardio ou apenas alongar – e chame-a de treino. Em seguida, construa seu caminho a partir daí.
Contrate um treinador
Trabalhar com um personal trainer para apenas uma sessão pode ajudá-lo a aprender quais exercícios fazer, como executá-los, como configurar o equipamento e como programar seus exercícios.
Seja específico sobre suas necessidades; se você quiser completar apenas uma sessão para se familiarizar com os exercícios e equipamentos, essa é uma meta totalmente válida.
Se você gostaria de seguir um programa, mencione isso. E então, depois de trabalhar nesse programa por um ou dois meses, talvez agende outra sessão para progredir sua rotina para o próximo nível.
Vá com um amigo
Frequentar a academia com um amigo ou parente que conhece bem as atividades pode proporcionar conforto, apoio e orientação. Além disso, fazer isso tira o desconhecido da equação. Depois de se sentir confortável treinando com seu amigo, aventure-se sozinho.
Experimente fitness em grupo
Se você tem ansiedade social, aulas de ginástica em grupo podem não ser a solução ideal.
No entanto, praticar exercícios em grupo às vezes alivia a ansiedade que surge por não saber o que fazer na academia, pois você pode seguir o instrutor ou outros praticantes de exercícios. Uma vez que você se sinta confortável e faça parte da comunidade de fitness do grupo, você pode se beneficiar de uma melhor saúde mental geral.
Planeje seu tempo e seus treinos
Seguir um plano não é apenas a chave para o gerenciamento do tempo e a eficácia, mas também tira o medo do desconhecido.
Se você sabe exatamente quais exercícios deseja realizar e em que ordem, você será capaz de se concentrar em seu treino – não na incerteza do que fazer a seguir. Além disso, se usar o vestiário lhe dá ansiedade, descubra como você pode evitá-la vindo vestido para fazer exercícios.
Use respiração profunda e pensamento positivo
Se você se sentir oprimido, concentre-se na respiração, mais precisamente a respiração diafragmática. Este tipo de técnica de respiração, em que você recruta ativamente o diafragma e expande o estômago, demonstrou reduzir o estresse e os níveis de cortisol.
Da mesma forma, você pode tentar reformular sua conversa interna negativa. Por exemplo, se você está preocupado com as pessoas julgando sua aparência, mude seu pensamento de “essa pessoa acha que sou grande e fora de forma” para “essa pessoa está lá para malhar e focada em suas próprias ações”.
Pode parecer simplificado demais, e isso nós entendemos. Ainda assim, se você puder começar percebendo o padrão de pensamento negativo primeiro e, com o tempo, tomar medidas para desafiá-lo e mudar para uma conversa interna positiva , você perceberá que consegue canalizar mais coragem para atravessar as portas do ginásio.
Siga em frente
Quanto mais você for, mais confiante ficará e mais fácil será entrar com o pé. É natural querer evitar a academia se ela provocar ansiedade, mas se você encontrar mecanismos de enfrentamento que funcionem para você e persistir neles, verá uma melhora com o tempo.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
1 Comentário
Ótimo material, doutor. Parabéns 👏👏👏👏👏.