Propaganda

Exercícios de Kegel: um guia prático comprovado

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
5
(1)

Você pode ter ouvido falar dos exercícios de Kegel, mas, a menos que os tenha experimentado, provavelmente ainda está se perguntando: o que são kegels? Os exercícios de Kegel ou kegels são exercícios simples realizados na região do “assoalho pélvico” do corpo, com o objetivo de fortalecer esses músculos e melhorar diversos sintomas indesejados.

Muitas mulheres (durante a após a gravidez), e também homens, que lutam para controlar a bexiga e a micção, melhoraram com sucesso esses sintomas praticando Kegels de maneira eficaz, tornando sua vida íntima e dos seus parceiros mais felizer.

Sabe que uma das melhores coisas sobre esses exercícios do assoalho pélvico? Você pode praticar kegels em qualquer lugar, a qualquer hora, e ninguém vai saber que você está fazendo!

Na verdade, algumas pessoas relatam executá-los enquanto tomam banho, dirigem para o trabalho ou em qualquer outro momento que os lembre de praticar pelo menos por alguns minutos diariamente.

Como os Kegels fortalecem o assoalho pélvico

Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos do assoalho pélvico, responsáveis por apoiar a função de outros órgãos, incluindo útero, bexiga, intestino e o reto.

O nome próprio do assoalho pélvico, também chamado de diafragma pélvico, é elevador do ânus. Este nome refere-se a um grupo de músculos, que se movem e trabalham juntos na área pélvica para controlar a excitação sexual e a micção. Esses músculos envolvem a uretra e é por isso que, quando sua força aumenta, você experimenta mais controle sobre sua capacidade de iniciar e interromper a micção.

Estudos demonstraram que, ao exercitar esses músculos específicos, ou seja, praticar séries de contrações e depois relaxá-los, eles se tornam mais fortes e mais capazes de controlar sintomas indesejados. A maioria das pessoas consegue ver os resultados dos exercícios de Kegel dentro de quatro a oito semanas após praticá-los regularmente, embora para algumas pessoas demore vários meses para ver uma melhora real na força pélvica.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que existem apenas exercícios de Kegel para mulheres, mas os exercícios de Kegel para homens são os mesmos e podem ser igualmente benéficos.

Quem deve realizar os exercícios de Kegel?

Se algum dos itens a seguir se aplica a você, provavelmente você pode se beneficiar praticando regularmente alguns exercícios simples de Kegel:

  • Problemas de orgasmo: Você é um homem ou uma mulher que tem problemas para atingir o orgasmo e quer melhorar sua vida sexual.
  • Gravidez: Você está grávida e deseja fortalecer sua pélvis para se preparar para o estresse corporal do trabalho de parto.
  • Pós-parto: Você teve uma gravidez e um parto que deixaram seu assoalho pélvico diferente e menos forte do que antes da gravidez.
  • Incontinência urinária: Você tem um controle fraco sobre a bexiga e, às vezes, sente um “vazamento” quando faz exercícios, ri e tosse fortemente.
  • Incontinência fecal: Você sofre de problemas semelhantes com os movimentos intestinais e tende a sentir que não consegue controlar as coisas quando precisa ir ao banheiro.
  • Cirurgia na região do assoalho pélvico: Você fez uma cirurgia em qualquer um dos órgãos envolvidos na região do assoalho pélvico, incluindo bexiga, útero, intestino ou reto, o que dificulta o controle desses órgãos e a eliminação adequada dos resíduos.
  • Cirurgia ou radioterapia da próstata: Homens que fizeram cirurgia ou radioterapia da próstata também podem sofrer de incontinência urinária.
  • Envelhecimento: Você descobre que, à medida que envelhece, tem menos controle sobre o assoalho pélvico do que costumava ter.
  • Excesso de peso: o excesso de peso pode limitar a força do assoalho pélvico, resultando em sintomas indesejados.

Agora, vamos falar exatamente sobre como fazer kegels. Eles realmente não são tão difíceis quando você entende como fazê-los corretamente.

Guia prático: exercícios de Kegel

Etapa 1. Você precisa localizar os músculos do corpo que são usados nos exercícios de Kegel.
Você pode fazer isso indo ao banheiro para urinar e interrompendo o fluxo no meio do caminho. Preste atenção em quais músculos você precisou envolver para efetivamente impedir que a micção continue.

Isso mostrará se você tem ou não um assoalho pélvico enfraquecido, mas lembre-se de que esse método é usado apenas para localizar inicialmente os músculos e não deve ser usado repetidamente porque pode danificar a uretra.

Etapa 2. Depois de localizar seus músculos, comece a praticar “contrações” de exercícios básicos.
Comece os exercícios de Kegel deitado de costas em uma cama ou chão firme. Se estiver deitado no chão, recomendo usar um colchonete para maior conforto.

Tente localizar os mesmos músculos que você usou para parar de urinar e aperte-os, segurando por vários segundos como se estivesse mais uma vez se impedindo de ir ao banheiro. Trabalhe até manter a contração (aperto) por cinco segundos e depois relaxe os músculos.

Dê a si mesmo um descanso de alguns segundos e continue repetindo este método.

Etapa 3. Aumente a força do assoalho pélvico mantendo as contrações por mais tempo.
Depois de pegar o jeito de segurar as contrações musculares por cinco segundos, trabalhe até 10 segundos. Procure fazer uma série de 10 segundos de aperto e 10 segundos de relaxamento. Execute esta série 10 vezes.

Etapa 4. Pratique todos os dias: três séries de kegels, 10 repetições por série.
Completar três séries de 10 exercícios diariamente é o objetivo dos exercícios de Kegel. Tenha em mente que você está focando nos músculos do assoalho pélvico, os mesmos usados para interromper a micção.

Kegels – mais qualidade de vida

Você não quer depender de apertar os músculos do abdômen, da parte superior das coxas ou dos glúteos (bumbum), portanto, saiba com quais músculos você está realmente trabalhando e continue praticando o aperto por 10 segundos de cada vez.

Como os kegels podem ser realizados em qualquer lugar sem nenhum equipamento e exigem o mínimo de tempo e esforço, você deve experimentá-los se estiver tendo incontinência urinária ou quiser melhorar sua vida sexual.

Agora que você sabe como fazer kegels, é hora de começar a praticar regularmente esses exercícios altamente terapêuticos para o assoalho pélvico.

Ao contrário de tomar medicamentos ou depender de cirurgia, os kegels podem oferecer uma maneira natural e eficaz de melhorar as condições pélvicas indesejadas, bem como sua vida amorosa.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Exercícios de Kegel: um guia prático comprovado

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?