Propaganda

Quer se iniciar nas atividades físicas? Confira cinco dicas para não desanimar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)

“Tem que correr, tem que suar, tem que malhar, vamos lá! Musculação, respiração, ar no pulmão, vamos lá!”… Desde os anos 1980, o cantor Marcos Valle tenta colocar todo mundo pra frente. Mas o pontapé inicial para o ingresso numa vida mais saudável com a prática regular de exercícios é tão importante quanto difícil. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou, no ano passado, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. 

A publicação incentiva, através de esclarecimentos e informações, o abandono do sedentarismo desde os primeiros anos de vida. E ressalta que até mesmo que se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre, já traz benefícios à saúde, juntamente com uma alimentação balanceada e baseada em alimentos in natura e minimamente processados. 

Confira abaixo cinco mensagens do Guia para levar para a vida e despertar para uma rotina mais saudável, ativa e, por que não, feliz

1 – A atividade física deve ser incentivada desde cedo para se tornar um hábito

De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, é na infância que muitos hábitos começam a ser construídos. Portanto, iniciar a prática regular de atividade física o quanto antes pode ser decisivo para um desenvolvimento saudável e para a formação de bons hábitos, que podem determinar a qualidade da saúde na vida adulta. 

Movimentar-se regularmente auxilia no controle do peso; na diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres; na redução da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes, pressão alta e doenças do coração. Além de melhorar a disposição e a promoção da interação social.

2 – Corpo em movimento reduz o cansaço e a indisposição

Muitas vezes o desânimo e o cansaço falam mais alto. E pensamos que é melhor tirar um cochilo nas horas vagas para repor as energias que fazer uma atividade física. O resultado? Seguimos cada dia mais fatigados. Mas saiba que movimentar-se gera mais energia e, não, o contrário! 

De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, existem várias transformações que acontecem no organismo durante a prática física, como a liberação da serotonina e das endorfinas. Esses hormônios trazem a sensação de prazer e bem-estar, além do sentimento de vigor e disposição.

E se a atividade física é praticada de forma regular, o corpo vai se adaptando e tendo a sensação de estar superando obstáculos. A disposição física melhora, os músculos se adaptam, o coração aumenta sua capacidade de bombear mais sangue. Tudo isso proporciona a capacidade de se movimentar de forma cada vez mais intensa e prolongada, de acordo com o Guia.

3 – Não há restrição de horário e espaço para a atividade física

Costumamos relacionar atividade física às academias. Uns amam se exercitar nesses locais, outros já desanimam só de imaginar esse ambiente. Mas saiba que a atividade física não se restringe a academias. Há infinitas possibilidades. O importante é se movimentar, onde quer que seja, até mesmo no trajeto para o trabalho ou escola ou fazendo as arrumações domésticas. É possível colocar o corpo em movimento em quatro domínios da vida, segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Vamos a eles:

– No seu tempo livre, de lazer, tente realizar atividades que envolvam movimento, seja um passeio na praça ou num parque

– Durante seu trajeto para o trabalho ou escola ou outros deslocamentos, vá pelo menos um trecho a pé ou de bicicleta. 

– Nas tarefas domésticas, considerando as atividades realizadas para o cuidado do lar e da família. Associando esses movimentos do trabalho com a postura certa e alguns movimentos, você acelera o metabolismo e ainda fortalece os músculos.

4 – Praticar um pouco é melhor do que não praticar nada

Fazer o possível é melhor do que não fazer nada. Tente manter esse mantra. Não são poucas as vezes que postergramos ou desistimos de praticar uma atividade física porque temos pouco tempo naquele momento, mas, amanhã vai ser outro dia. Não conseguiu praticar aquela atividade física no dia e no horário que você planejou? Faça o mínimo possível, mas faça. Lembre-se que até esse pouco realizado neste dia pode trazer benefícios para a sua saúde.

5 – Tente unir diversão e atividade física

Mais que dar início a uma nova vida que envolva a prática de atividades físicas, persistir é um dos maiores desafios. Isso porque, muitas vezes, não nos dedicamos a fazer algo de que realmente gostamos ou nos dê prazer. Portanto, a escolha da atividade é fundamental. De acordo com o  Guia de Atividade Física para a População Brasileira, praticar uma atividade física por obrigação é uma forma de reproduzir as tensões que provocam estresse. 

Ainda segundo a publicação, qualquer atividade traz benefícios, desde que você se sinta bem, esteja confortável e seja capaz de realizar. A constância está diretamente associada ao bem-estar vivenciado e ao interesse pelo tipo de atividade. Os benefícios vêm como consequência. 

Sobre o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Produzido pelo Ministério da Saúde, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf ) incentiva a prática regular de atividade física e demonstra como manter uma vida fisicamente ativa em diferentes momentos. 

Dividida em oito capítulos, a publicação aborda a prática em vários contextos, grupos e ciclos de vida, além de trazer recomendações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades aeróbias, de força e de equilíbrio, com indicações para um estilo de vida ativo. 

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Quer se iniciar nas atividades físicas? Confira cinco dicas para não desanimar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?