Branched chain amino acids. O nome é complexo. Mas o suplemento composto por aminoácidos de cadeia ramificada já é mais que conhecido, por atletas e pessoas que querem apostar no ganho de massa magra, por suas iniciais: BCAA. Encontrado principalmente em fórmulas orais – líquido, tabletes, cápsulas ou pó -, o BCAA também pode ser ministrado em versão injetável, o que garante quase 100% da sua absorção pelo organismo, de acordo com o médico e nutrólogo Jean Eldin.
“O BCAA injetável é uma prática muito utilizada no tratamento para a hipertrofia muscular, para a qualidade de vida e para um maior desempenho das fibras musculares”, afirma o especialista. A aplicação, feita no glúteo, pode ser realizada duas vezes por semana, e promove uma melhora no desempenho, na recuperação muscular e na energia do paciente.
Para entender melhor o tratamento, é importante saber que os aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas no nosso corpo. Podemos classificá-los em dois grupos principais – os essenciais (que devem ser obtidos por meio da alimentação ou suplementação, pelo fato de que o organismo não é capaz de sintetizá-los) e os não essenciais (aqueles que nosso corpo é capaz de sintetizar).
Existem cerca de 20 aminoácidos diferentes exigidos pelo corpo para crescer, desenvolver e funcionar adequadamente, 11 deles não essenciais. Já o BCAA é composto por leucina, valina e isoleucina, aminoácidos essenciais que devem ser obtidos através de fontes alimentares e/ou suplementos.
Ao contrário da maioria dos outros aminoácidos, os BCAA’s são decompostos no músculo em vez do fígado e desempenham um papel fundamental na produção de energia durante o exercício. Eles também são vitais para muitos outros aspectos da saúde, incluindo a manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue e a construção muscular.
BCAA: crescimento muscular e saúde
Pesquisas recentes apontam uma longa lista de benefícios da suplementação de BCAA. Além de aumentar o crescimento muscular, facilitar a recuperação pós-treino, melhorar a saúde do fígado, prevenir a perda muscular, melhorar o desempenho atlético, pode, ainda, ajudar na perda de peso.
O tratamento com o BCAA injetável é indicado para várias pessoas. Vale tanto para uma maior performance em atletas e pessoas que buscam um ganho de massa muscular em um menor período de tempo quanto para idosos que queiram melhorar seu vigor físico.
As aplicações reduzem a dor muscular e a fadiga após longas sessões de exercício ou treinos intensos. Além disso, pode ajudar no emagrecimento porque diminui o apetite e aumenta o metabolismo no indivíduo. As injeções também colaboram para o aumento da imunidade do organismo.
Mas é preciso lembrar que a prescrição do BCAA injetável deve ser feita por um profissional da saúde. O tratamento é contraindicado para gestantes e lactantes; pessoas com problemas de alcoolismo ou com tendência a convulsões.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.