Um dos procedimentos mais populares no combate ao envelhecimento do rosto, a aplicação da toxina botulínica tem sido adotada cada vez mais cedo. Afinal, ter uma pele mais saudável, íntegra e com menos linhas de expressão é um desejo que vem desde os tempos de Cleópatra, a famosa rainha do Egito. Em busca de uma harmonia facial mais duradoura, homens e mulheres na faixa dos 20 ou 30 anos têm recorrido ao procedimento.
Segundo o médico Jean Eldin, aderir ao tratamento ainda jovem ajuda a dificultar a quebra do colágeno da pele. Isso retardaria a formação de rugas ao longo do tempo, atrasando o processo natural do envelhecimento. A prática também impede que as linhas de expressão se tornem muito profundas, chegando a um ponto em que o botox não poderia mais atuar para suavizar.
Minimamente invasiva, a aplicação da toxina botulínica é considerada um tratamento seguro e eficaz. Ela pode ser utilizada na testa, na área dos olhos (onde se encontram as ruguinhas comumente conhecidas como pés de galinha) e na região entre as sobrancelhas, amenizando aquelas marcas que costumam ser os primeiros indícios da passagem do tempo. A prática deixa o rosto mais harmônico e jovem.
O botox é feito usando uma seringa extremamente fina e costuma ser indolor. A substância funciona bloqueando temporariamente os sinais nervosos e as contrações musculares. Isso melhora a aparência das rugas e também pode retardar a formação de novos sulcos. Hoje em dia, esta técnica consegue promover uma aparência natural e relaxada, sem comprometer nem “congelar” a expressão facial.
Mesmo sendo considerado pouquíssimo invasivo, é importante que seja aplicado por profissionais especializados, que farão uma análise do histórico clínico do paciente, alergias e demais condições médicas. Apesar de muito raras, reações podem ocorrer. Se o paciente sentir algum efeito colateral após o tratamento, é preciso que informe imediatamente ao médico.
Saiba mais sobre o botox
Como é o processo
- Antes da aplicação da toxina botulínica, é necessário fazer uma boa limpeza na pele do rosto do paciente.
- Uma avaliação é feita na face para identificar quais são os pontos que mais incomodam a pessoa e onde há mais linhas de expressão para determinar em que pontos acontecerá o procedimento.
- A aplicação da substância é feita com uma seringa de insulina. Esse tipo de instrumento tem uma agulha super fina, que não incomoda em nada o paciente.
- A aplicação é ponto a ponto. Ao final, avalia-se toda a face.
Cuidados
- Após a aplicação do botox, é recomendado que não se faça massagem e nem se passe a mão na área onde foi aplicada a substância.
- Também não esfregue nem aplique qualquer pressão nos locais tratados.
- Não passe maquiagem por um período de, pelo menos, seis horas.
- As atividades rotineiras e de trabalho podem ser retomadas logo após a sessão.
Efeitos colaterais
- Pequenos hematomas ou desconforto podem ocorrer, mas devem melhorar dentro de alguns dias.
- São efeitos raros, mas caso haja alguma outra reação como dor de cabeça, alergias ou olhos muito secos, alerte seu médico.
Retorno ao médico
- É recomendado que o paciente volte ao consultório após dez dias para uma reavaliação.
- Se necessário, serão feitos retoques da substância. Isso pode ser necessário porque alguns músculos da face são mais fortes que os outros e a linha de expressão pode não suavizar na primeira aplicação.
- Caso haja necessidade, é feita uma nova aplicação com uma quantidade menor naquele músculo específico para suavizar ainda mais a linha de expressão.
Durabilidade
- O efeito da aplicação do botox aparece após 48 horas e tem uma duração de até seis meses.
- Após esse período, é recomendado que se faça um novo procedimento para seguir mantendo o rosto mais harmônico.
Indicação
- Aderir a esse procedimento ainda jovem vai dificultar que a quebra do colágeno aconteça e que essas linhas de expressão se tornem mais profundas, chegando num ponto em que o botox não vai mais ajudar.
- Muitos acham que o Botox é algo a se fazer só quando se está mais velho. Não é verdade. A partir dos 20 anos, quando começam a surgir pequenas linhas de expressão no rosto, já se pode iniciar as aplicações.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.