Propaganda

Trocas inteligentes e moderação são o segredo para aproveitar as delícias juninas sem sair da linha; saiba como

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)

“Olha, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais…” já cantava o bom e velho Dominguinhos em um de seus mais famosos forrós, hino de festas juninas pelo Brasil inteiro. Se há celebrações mais gostosas que essa na vida, são poucas, bem poucas. Mas como mergulhar de cabeça nas delícias da roça e não perder todo o empenho de meses para seguir uma rotina mais saudável e manter a forma? Este é o desafio encarado todos os anos pelos amantes dos “arraiás” de junho.

Mas, não, não é preciso passar vontade. Fazendo algumas substituições no preparo e optando por pratos menos calóricos, é possível aproveitar os quitutes desta época do ano sem peso na consciência. Milho cozido, batata doce assada e pinhão são boas alternativas e estão no ranking dos alimentos menos engordativos. Apesar de não serem exatamente pobres em calorias, também não são lotados. A pipoca sem incrementos nem manteiga também pode ser encarada sem medo.

O melhor, de acordo com a nutricionista Mari Guimarães, é fazer escolhas assertivas. “Opte por um item doce e outro salgado e consuma em quantidade moderada. É o ideal”, indica. Mari alerta ainda que é importante cumprir uma alimentação saudável durante o dia, antes do evento. É possível, segundo ela, fazer refeições mais livres, mas não é recomendável investir em um dia inteiro de alimentos açucarados ou gordurosos.

Preparar os pratos substituindo alguns ingredientes por outros mais leves também ajuda. “Existem muitas trocas inteligentes. Por exemplo: Não usar o leite de vaca, colocar ali na receita um leite vegetal, um leite de coco, de castanhas… Isso contribui muito na resposta glicêmica que vai ter do alimento, na resposta inflamatória, porque o leite de vaca, segundo diversos estudos, inflama nosso organismo. E isso piora a alergia, piora a resistência à insulina e, consequentemente, o sobrepeso. Essa troca de leite é maravilhosa”, indica a nutricionista.

Abdicar do açúcar comum também é positivo. “Use o xilitol, a estévia ou o açúcar de coco, que é um açúcar natural e tem baixo índice glicêmico. Isso já facilita muito na resposta glicêmica e auxilia também em termos de calorias”, ensina a especialista.

Acrescentar fibras também é de grande valia e auxilia numa preparação mais saudável. “Colocar chia, aveia em flocos grossos, um amaranto, um gergelim… poderia ser a farinha de linhaça também. Isso deixa a preparação muito mais saudável, e o efeito bioquímico que vai ter no metabolismo é mais favorável para a saúde”, garante Mari.

Como a tentação é grande e nem sempre temos a disponibilidade de prepararmos nosso próprio quitute, o ideal é que sejamos moderados. “Esses pratos juninos têm muito açúcar, às vezes muita gordura também, as carnes, os caldos… então, o ideal é comer a menor quantidade possível. Isso seria a chave para não engordar nesses eventos”.

Mari Guimarães dá outras dicas para o período. A prática de atividades físicas, ela afirma, reduz nosso estresse e nos leva a fazer boas escolhas alimentares. Segundo a nutricionista, quando estamos estressados, nosso sistema límbico nos deixa mais propensos a alimentos calóricos, açucarados e gordurosos. “A atividade física ajuda na regulação hormonal, no bem-estar, aumenta a dopamina e a serotonina. Então, quando você malha, não tem a ver só com o gasto energético, mas também com o seu estado emocional. E isso vai facilitar as suas escolhas e reduzir muito a sua ansiedade e o estresse”.

Ela finaliza com um conselho importante: tomar muita água. “No frio, nós tomamos menos água, isso causa uma retenção hídrica, um inchaço. É importante também beber muita água para liberar as toxinas que são produzidas enquanto a gente queima gordura”, conclui a profissional.

Confira abaixo algumas receitas indicadas pela nutricionista Mari Guimarães.

PAÇOCA LOW CARB

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído sem sal
  • 2 colheres de sopa de adoçante xilitol (ou açúcar de côco)
  • 2 colheres de sopa rasas de pasta de amendoim (sem açúcar)
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Triture o amendoim no processador de alimentos até virar uma farinha não muito fina.
Depois, adicione a pasta de amendoim, o adoçante e o sal e bata até virar uma farofa grossa. Em seguida, modele as paçocas com o formato que desejar e leve à geladeira por cerca de 2 horas para dar textura. Por fim, desenforme com cuidado para não quebrar.

CANJICA DOCE

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de milho para canjica
  • 2 xícaras de chá de água para deixar o milho de molho
  • 1 litro de leite de coco
  • 2 xícaras de chá de leite desnatado
  • 5 cravos-da-índia
  • 3 canelas em pau
  • 3 colheres de sopa de xilitol (ou açúcar de côco)

Modo de preparo:

Deixe o milho para canjica de molho em uma travessa com água de um dia para o outro. Então, escorra a água e transfira o milho para uma panela. Adicione água até cobrir os grãos e deixe cozinhar por 20 minutos na pressão. Quando sair a pressão, adicione todos os ingredientes e cozinhe tudo em fogo baixo até o caldo engrossar. Para servir, polvilhe canela em pó.

ARROZ DOCE

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
  • 4 xícaras de chá de água
  • 1 xícara de chá de leite de coco
  • 1 xícara de chá de leite desnatado
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 colher de sopa de chia
  • 3 canelas em pau
  • 2 colheres de sopa de xilitol (ou outro adoçante de sua preferência)
  • Raspas de limão a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz com a água, cravos e canela na panela de pressão. Quando entrar na pressão, deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida, libere a pressão, coloque o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva com canela polvilhada e raspas de limão!

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Trocas inteligentes e moderação são o segredo para aproveitar as delícias juninas sem sair da linha; saiba como

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?