Noite de Ano Novo. Próximo da hora da virada, pegue três sementes de romã e as coloque na boca. Mentalize três pedidos relacionados à prosperidade, amor ou dinheiro. Guarde as sementes, envoltas em um invólucro branco, em sua carteira, e garanta sua boa sorte até o Réveillon seguinte…
Que atire a primeira pedra quem nunca ‘cometeu’ uma simpatia na virada do ano, principalmente com a romã! Milenar, a fruta da romãzeira, árvore nativa do Irã (antiga Pérsia), é associada a diversas mitologias e simboliza fartura, fertilidade e prosperidade.
Mas saiba que essa espécie de casca dura e belo interior, repleto de alvéolos vermelhos, é bem mais que uma fruta mística. Aquelas pequenas explosões doces e azedas que sentimos ao colocá-la na boca são repletas de antioxidantes e polifenóis benéficos. Estudos apontam que essas sementes ajudam ainda a reduzir a inflamação, retardar o crescimento de células cancerígenas, combater infecções e aumentar a função cerebral.
Curiosamente, uma única romã pode conter mais de 600 sementes, estas, abundantes também em nutrientes como as vitaminas K e C, ácido fólico e potássio. De baixo teor calórico – uma porção de meia xícara (cerca de 87 gramas) possui aproximadamente 70 calorias -, ela auxilia no controle da fome, na eliminação do excesso de líquido corporal e no controle do peso.
Ricas em fibras saudáveis para o coração, a fruta contribui ainda para a saúde cardíaca como um todo, além de colaborar para níveis mais baixos da pressão arterial. Os benefícios potenciais da romã incluem também a melhora da função sexual e da memória, além de ajudar a combater infecções bacterianas, reduzir o crescimento de células cancerígenas e diminuir a dor nas articulações.
Como consumir
São várias as formas de comer as sementes da romã. Elas podem ser apreciadas cruas, in natura, mas também podem ser adicionadas a saladas, sobremesas, smoothies e molhos. Ou até serem um complemento perfeito até para o prato principal (confira ao final deste texto algumas sugestões de receitas).
A romã é conhecida por resistir bem ao efeito do tempo quando bem conservada. O ideal é que seja consumida assim que aberta. Mas, se não for o caso, é só mantê-la local fresco. Aberta, a fruta pode ser refrigerada por até três dias. Já inteira, pode ser armazenada, em temperatura ambiente, por cerca de uma semana. E na geladeira, embrulhada em plástico, dura até dois meses.
Há diferentes formas de realizar o congelamento da romã para guardá-la, mas o método mais comum é deixar a romã inteira, fechada, congelada para o armazenamento. A técnica mantém a parte interna da fruta muito bem conservada para sua utilização no futuro. Outra alternativa é congelar as sementes dispostas em uma única camada em bandeja fechada hermeticamente por até seis meses. As sementes geralmente murcham quando descongeladas, mas ainda mantêm o sabor.
Efeitos colaterais
Normalmente, essas sementes são seguras para a maioria dos adultos saudáveis. Mas é bom destacar que se você apresentar sinais de alergia alimentar ao ingerir a fruta, interrompa o consumo imediatamente e consulte um médico. Principalmente se tiver algum problema de saúde subjacente ou se estiver tomando medicamentos prescritos para evitar efeitos colaterais negativos.
No mais, veja abaixo receitas com sementes de romã e se jogue!
Suco de romã
Ingredientes
- 2 romãs
- Suco de 2 limões
- 500 ml de água
- 8 folhas de hortelã
- Açúcar ou adoçante a gosto
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Pegue as romãs e faça um corte em X de cima para baixo, certificando-se de cortar apenas as partes brancas e a casca. Em seguida, retire as películas que dividem as sementes. Separe-as com a mão, despejando-as numa tigela com água para limpá-las de maneira mais fácil. Coe. Em seguida, bata as sementes com o restante dos ingredientes e sirva.
Salada de romã com ricota
Ingredientes
- 1 molho de alface americana
- 1 romã grande
- Rúcula a gosto
- 2 fatias de abacaxi
- Ricota picada a gosto
Molho
- 200 ml de iogurte natural desnatado
- Folhas de hortelã
- Romã
- Azeite de oliva a gosto
- Suco de 1 limão
- Pimenta do reino e sal a gosto.
Modo de preparo
Rasgue as folhas e pique o abacaxi em cubos. Junte os dois ingredientes. Separe as sementes da romã e as espalhe sobre as folhas, juntamente com a ricota picada. Regue com o molho, que deve ser feito misturando todos os ingredientes juntamente com o suco de duas colheres de sementes de romã amassadas.
Molho de romã para acompanhar carnes
Ingredientes
- 4 romãs
- 1 pitada de sal
- 1 colher de mel ou de açúcar
- ½ colher de amido de milho
Modo de preparo
Pegue quatro romãs. Bata no liquidificador boa parte das sementes e, em seguida, peneire para aproveitar o caldo. Leve o suco da romã ao fogo com uma pitada de sal, uma colher de mel ou açúcar. Dissolva meia colher de amido de milho e deixe reduzir por 10 minutos. Obs: separar 1 romã com sementes para decorar. O molho acompanha carnes desde o lombo suíno ao salmão defumado.
Smoothie de romã com gengibre
Ingredientes
- ½ xícara de chá de morangos congelados
- Sementes de 1 romã
- 1 xícara de chá de água de coco gelada
- 1 colher de café de gengibre ralado
Modo preparo
Bata tudo no liquidificador ou no mixer e sirva em seguida.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
1 Comentário
Muito bem esclarecido quanto ao consumo e conservação.