Sim, o leite de vaca traz benefícios à saúde. É uma boa fonte de proteína e cálcio, além de conter nutrientes como vitamina B12, iodo e magnésio. Mas sabia que dois terços dos adultos no mundo de hoje podem enfrentar problemas se abusarem da ingestão da bebida? Isso porque este leite contém lactose e, se não digerirmos esse açúcar exclusivo, ele viajará para o intestino grosso, onde poderá causar cólicas, diarreia e flatulência. A conhecida intolerância à lactose.
Segundo estudos, o homem só passou a ser capaz de digerir a lactose cerca de 10 mil anos atrás. O resultado é que apenas cerca de 30% da população mundial continua produzindo lactase, a enzima necessária para a digestão da lactose, até a idade adulta. O restante reduz sua produção após a fase de desmame da infância.
Com isso, a busca por alternativas ao leite da vaca – como o leite de amêndoas, de arroz ou de aveia – tem crescido nos últimos anos. Segundo dados da segundo dados da Euromonitor International, o mercado global de laticínios à base de plantas gerou, em 2021, vendas globais na ordem de US$ quase US$ 18 bilhões. E deve crescer 13,6% em 2022.
São diversas as possibilidades existentes no mercado. A escolha deve envolver a análise das informações nutricionais de cada uma para decidir qual bebida é melhor para você individualmente. Confira abaixo:
Leite de amêndoas
Derivado da semente do fruto da amendoeira, este leite pode ser obtido da mistura de amêndoas e água. Os ingredientes devem ser batidos e peneirados para remover quaisquer sólidos. O resultado não contém, necessariamente, todos os benefícios nutricionais das amêndoas inteiras, mas pode ser incorporado a uma dieta saudável e bem planejada.
Além de ter baixa caloria, a bebida contém vitamina E, uma quantidade significativa de vitamina D e uma boa dose de cálcio.
*** Como fazer em casa:
- Coloque uma xícara de amêndoas de molho em água por 8 a 12 horas
- Após este tempo, escorra a água e lave as sementes
- Coloque as amêndoas no liquidificador e bata com 1 litro de nova água filtrada por 2 ou 3 minutos
- Use um tecido bem fino para coar. Aperte a trouxinha com as mãos para extrair o máximo de líquido
- Pode ser conservado na geladeira por até 3 dias.
- Use a pasta que sobrou em alguma receita de patê
Leite de arroz
O leite de arroz não possui muitos grandes benefícios para a saúde e é feito simplesmente de arroz, água e algumas vitaminas fortificadas. Mas como possui pouca gordura e poucas calorias, pode ser um aliado na perda de peso e na redução do colesterol. Mas sempre aliado a uma alimentação equilibrada. É também uma boa fonte de vitaminas do complexo B, A e D. Ao comprar industrializado, atenção! De acordo com o FDA, algumas bebidas de arroz podem conter vestígios de arsênico inorgânico, componente prejudicial à saúde.
*** Como fazer em casa:
- Use a proporção de 3 partes de água para 1 parte de arroz cru
- Deixe o arroz de molho em água bem quente (durante 2 horas o branco e 6 horas o integral)
- Após o tempo determinado, escorra os grãos
- Transfira-os para o liquidificador e acrescente água nova, filtrada, em temperatura ambiente
- Bata bem até quebrar os grãos
- Use um tecido bem fino para coar. Aperte a trouxinha com as mãos para extrair o máximo de líquido
Leite de Aveia
Feito da mistura da aveia com água. É mais rico em calorias, carboidratos, proteínas e fibras que a versão de amêndoas, além de oferecer vários micronutrientes, incluindo cálcio, riboflavina, vitamina D e vitamina A. É preciso ficar atento ao rótulo se fizer a opção de comprar industrializado, pois geralmente o produto conterá ingredientes como aditivos e adoçantes. Além disso, apesar de não conter glúten, pode sofrer uma contaminação cruzada.
*** Como fazer em casa:
- Coloque 1 xícara de aveia em flocos de molho em água filtrada, na geladeira, de um dia para o outro
- Escorra a aveia e bata o cereal no liquidificador com três xícaras de nova água filtrada
- Bata até conseguir uma mistura homogênea
- Acrescente gotas de extrato de baunilha se quiser
- Use um tecido bem fino para coar. Aperte a trouxinha com as mãos para extrair o máximo de líquido
- Conserve até três dias na geladeira
Leite de coco
Rico em ácido láurico, um ácido graxo que o corpo absorve facilmente e que dá muita energia ao organismo, o leite de coco ajuda a combater infecções e vírus. Mas é preciso não exagerar, uma vez que ele é rico em calorias. Em quantidades modestas, pode ajudar na perda de peso, na prevenção da fadiga, na construção de músculos e até na proteção contra doenças cardíacas. No mercado, procure sempre por variedades orgânicas e prensadas a frio, sem sabores adicionados ou ingredientes artificiais.
*** Como fazer em casa:
- Bata no liquidificador 2 xícaras de coco ralado com uma xícara de chá de água filtrada por, pelo menos 5 minutos
- Use um tecido bem fino para coar. Aperte a trouxinha com as mãos para extrair o máximo de líquido
- Pode ser conservado na geladeira por até 3 dias
- Use a pasta de coco que sobrou em outras receitas
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.