Propaganda

Nutrólogo ou nutricionista? Eles devem trabalhar juntos em benefício da sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)

O trabalho de um não dispensa o do outro. Ao contrário, ambos cuidam da saúde das pessoas, por meio da adoção de hábitos alimentares saudáveis, e funcionam melhor quando andam conjuntamente. Assim é com o nutrólogo e com o nutricionista. Muitas dúvidas cercam as diferenças entre as duas funções, que têm sido muito procuradas, principalmente após a pandemia de Covid-19. Segundo informações do Conselho Federal de Nutrição (CFN), foi registrado um aumento de 330% na busca por nutricionistas em 2021.

O médico e nutrólogo Jean Eldin defende que ambos os profissionais trabalhem lado a lado. Segundo o especialista, a parceria é fundamental para o sucesso e melhora do paciente que busca ajuda na nutrologia. “É o nutricionista quem vai criar um plano alimentar, guiando o que você pode comer ao longo de todas as refeições do dia, sugerindo caminhos e alternativas para o indivíduo atingir seus objetivos e tratar suas deficiências. Se há uma deficiência de proteína no organismo, mas a pessoa não come carne, por exemplo, será esse profissional que vai dar as alternativas, com sugestões de proteína vegetal ou suplementação, se for o caso, em níveis mais baixos”, exemplifica.

Abaixo, entenda as diferenças entre as duas profissões e quando procurá-las .

Qual a diferença entre o nutrólogo e o nutricionista?

A diferença primordial entre as duas funções é a formação. O nutrólogo é um profissional formado em medicina, com especialização em nutrologia. O reconhecimento desta especialidade é relativamente recente no país, aconteceu em 1978. Este profissional tem condições de avaliar a saúde do paciente como um todo e fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes, de acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia.

Já o nutricionista é formado em nutrição. Ele planeja, executa e avalia questões relacionadas aos alimentos em si. Monta uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos.Tem condições de orientar a alimentação da pessoa, selecionar os alimentos necessários e organizar o seu dia a dia alimentar para que atinja os objetivos. O primeiro curso da especialidade foi criado no país em 1939 e a profissão regularizada em 1967, segundo o CFN (Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas).

Quando procurar cada profissional?

O nutrólogo pode atuar em diferentes frentes. Seja no caso de um paciente que queira melhorar sua relação alimento-nutriente para incrementar seu trabalho muscular e seu rendimento físico ou quando há suspeita de algum distúrbio alimentar que possa causar danos para a saúde. Baseado em exames clínicos ou físicos, atua educando o indivíduo em relação a seus hábitos alimentares e orientando no uso de suplementações necessárias. O nutrólogo pode prescrever medicamentos, quando necessário, para tratar algum distúrbio ou doença.

Atuando também na relação indivíduo/alimentação, o nutricionista deve ser procurado quando há necessidade de se adequar ou criar uma rotina diferenciada, diária e rica, na dieta. Este profissional é capaz de trazer alternativas para compensar deficiências presentes no organismo e pode ajudar tanto na perda quanto no ganho de peso. Pode também indicar suplementação alimentar, mas de forma mais limitada.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Nutrólogo ou nutricionista? Eles devem trabalhar juntos em benefício da sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?