Rica em fibras, fonte de antioxidantes e ômega 3, a chia (Salvia hispanica L.) é considerada um superalimento. Nativa do México e da Guatemala, onde é cultivada há séculos, essas sementes são advindas de uma planta da família da hortelã e integram um rol imenso de receitas saudáveis. Seu uso diversificado pode passar da entrada ao prato principal, incluindo a sobremesa. Pode integrar até mesmo o suco que vai acompanhar a refeição. Faça a sua escolha.
São vários os benefícios da chia para a saúde. O consumo das sementes, que são um alimento integral, normalmente não transgênico e isento de glúten, pode melhorar os níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado no portal Diabetes Care apontou que a sua adição aos tratamentos normais de diabetes tipo 2 melhora o risco de doenças cardiovasculares e ajuda a manter um bom controle de glicose e lipídios.
A Salvia hispanica L. auxilia também na perda de peso. Isso acontece porque sua ingestão, mesmo em pequenas porções, gera uma grande sensação de saciedade. A semente produz uma espécie de gel quando absorve água no trato gastrointestinal, preenchendo o estômago e reduzindo a fome. A substância ajuda ainda a regularizar o sistema digestivo.
Mas a lista não para por aí. Fonte de muitos nutrientes importantes como proteínas, manganês, fósforo e cálcio, a ingestão dessa semente colabora para manter a pele saudável e para reduzir os sinais de envelhecimento. Ela é indicada, segundo estudos, para diminuir a inflamação do organismo e promover a saúde renal.
Frequentemente usada por atletas nos dias de hoje, a chia, que significa “força” na antiga língua maia, era conhecida como o alimento dos guerreiros. Eles a ingeriam antes de correr longas distâncias ou durante batalhas, sob a alegação de que apenas uma colher poderia sustentá-los por 24 horas.
Mas, apesar de todos os benefícios, é preciso parcimônia ao consumir o alimento. O recomendado é comer entre uma e duas colheres de sopa por dia no máximo. Ao iniciar o consumo, certifique-se de ingerir também bastante água, o que ajudará a fibra da semente a fazer seu trabalho. E atenção: a chia pode provocar reações alérgicas a algumas pessoas.
Ao contrário de outros tipos de sementes, a chia pode ser consumida inteira ou moída. Ela é encontrada nos tipos branco e preto e há ainda o óleo da semente, que também promove muitos benefícios à saúde. Confira abaixo algumas formas de uso da semente:
Entrada: Molho para saladas
Ingredientes
- 1 xícara de chá de maionese
- 1 colheres de sopa de mel 1
- 1/2 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de sementes de chia
Modo de fazer
Misture vigorosamente todos os ingredientes juntos para que se integrem. Leve à geladeira até servir
Prato principal: Panqueca de chia com recheio de frango
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de farinha de chia
- 1 colher de sopa de creme de leite
- sal a gosto
Modo de fazer
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma frigideira em fogo baixo e deixe dourar dos dois lados. Coloque o recheio de frango desfiado e tomates e enrole.
Sobremesa: Pudim de coco com chia
Ingredientes
- 200 ml de leite de coco
- 1/ 3 de xícara de semente de chia
- 4 colheres de sopa de coco fresco ralado
- Um fio de mel ou melaço
Modo de fazer
Coloque o leite de coco em uma taça. Adicione a chia, o coco fresco e ralado. Leve para gelar por aproximadamente 30 minutos. Ao servir, coloque um fio de mel ou melaço
Bebida: Suco de frutas com chia
Ingredientes
- 4 xícaras de polpa de melancia sem sementes e picada (pode trocar a fruta por abacaxi ou kiwi)
- 1 colher de sopa de sementes de chia
- 1 xícara de água
- gelo a gosto
Modo de fazer
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.