Propaganda

Impactos da Covid na saúde mental: cérebro encolhe, perde massa cinzenta e é danificado

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
female freelancer in face mask working on laptop at home

Um novo estudo realizado pela Universidade de Oxford mostrou sérios impactos da infecção por Covid no cérebro das pessoas que tiveram a doença. A doença pode, inclusive, fazer o órgão encolher, além de reduzir a massa cinzenta nas regiões que controlam a emoção e a memória, e de danificar áreas que regulam o olfato. 

Entrevistados pela agência de notícias Reuters, os cientistas disseram que os efeitos foram vistos até em pessoas que não foram hospitalizadas com covid. Eles defendem mais investigação para descobrir se o impacto pode ser parcialmente revertido ou se persistiria a longo prazo.

“Há fortes evidências de anormalidades relacionadas ao cérebro na covid-19”, disseram os pesquisadores. Mesmo em casos leves, os participantes da pesquisa mostraram “uma piora da função executiva” responsável pelo foco e organização e, em média, o tamanho do cérebro encolheu entre 0,2% e 2%.

O estudo, que foi publicado na revista Nature, investigou alterações cerebrais em 785 participantes com idades entre 51 e 81 anos cujos cérebros foram examinados duas vezes, incluindo 401 pessoas que pegaram covid entre os dois exames. O segundo exame foi feito em média 141 dias após o primeiro.

Segundo a Reuters, o estudo foi realizado quando a variante Alpha era dominante no Reino Unido e é improvável que inclua qualquer pessoa infectada com a variante Delta. Estudos mostraram que algumas pessoas que tiveram covid sofriam de “confusão mental” que incluía comprometimento da atenção, concentração, velocidade de processamento de informações e memória.

De acordo com o Jornal O Estado de São Paulo, o Brasil tem um estudo semelhante feito pela Universidade de São Paulo.

O trabalho avaliou 425 pacientes que se recuperaram das formas moderada e grave da covid-19, concluindo que houve alta prevalência de déficit cognitivos e transtornos psiquiátricos. 

As avaliações foram conduzidas no Hospital das Clínicas entre seis e nove meses após a alta hospitalar.

Mais da metade (51,1%) dos participantes relatou ter percebido declínio da memória depois da infecção e outros 13,6% desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático. Os resultados completos da pesquisa, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram divulgados na revista General Hospital Psychiatry.

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Impactos da Covid na saúde mental: cérebro encolhe, perde massa cinzenta e é danificado

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?