Acne, pele seca, vermelhidão e sinais de tom de pele irregular. Não são sintomas raros. Praticamente todas as pessoas já os tiveram, em algum momento. Outras tantas sofrem com eles regularmente. E é uma unanimidade: quem tem, quer se livrar deles. Se você já ouviu falar de mapeamento facial, sabe que esse método milenar pode mostrar os caminhos para isso.
Segundo especialistas em medicina chinesa que utilizam a técnica, existe uma premissa: onde doenças como acne ou vermelhidão aparecem em seu rosto é representativo do que está acontecendo em outras partes do seu corpo, particularmente em órgãos importantes como rins, fígado e coração.
Alguns especialistas, incluindo certos dermatologistas, consideram o mapeamento facial uma abordagem que combina elementos das filosofias da medicina oriental e ocidental. Isso porque leva em consideração diversas causas de afecções cutâneas / faciais, como: alergias, dieta alimentar, estresse, níveis de hormônios, genética, idade e tipo de personalidade / constituição corporal (também chamados doshas).
O mapeamento facial para acne é um dos mais conhecidos. A ideia é que os surtos de acne que se desenvolvem repetidamente em determinados locais do rosto, como o queixo ou a testa, têm causas específicas.
O mapeamento facial também pode ser usado para ajudar a tratar problemas como vermelhidão, erupções cutâneas devido a alergias alimentares, linhas, inchaço e rugas.
Os mapas de rosto podem diferir um pouco dependendo de sua origem, mas a maioria divide o rosto em pelo menos dez zonas diferentes.
Neste infográfico, você consegue ver uma relação básica entre o estado de sua pele facial e alguns problemas de saúde ligados a ele, segundo a medicina chinesa.
O que a ciência diz
Mas, atenção, se você fizer uma busca no Google, certamente vai encontrar muitas informações sobre um outro tipo de mapeamento facial, o visagismo, que define métricas e proporções da face para correções e procedimentos estéticos.
No geral, faltam evidências científicas para mostrar que o mapeamento facial ayurvédico e chinês é preciso e útil para a maioria das pessoas.
No entanto, algumas pesquisas mostram que certos tipos de doenças de pele no rosto que tendem a aparecer em áreas específicas, como acne ou vermelhidão no queixo ou nas bochechas, podem ser representativos de problemas como questões hormonais, estresse ou reações imunológicas .
Um estudo de 2019 também afirma, “Diferenças regionais distintas na perda de água transepidérmica (TEWL), capacitância, fluxo sanguíneo, sebo, pH e temperatura são demonstradas na pele facial”, o que significa que partes do rosto podem ser afetadas por certas mudanças no estilo de vida.
A ciência dermatológica moderna sugere que as causas básicas da maioria das doenças de pele que se manifestam no rosto incluem:
A maioria dos dermatologistas aconselha que, antes de recorrer ao mapeamento facial para obter ajuda, comece com o básico: limpe o rosto regularmente com produtos suaves e apropriados, use FPS se estiver no sol, trate quaisquer infecções de pele existentes e remova quaisquer alérgenos conhecidos de sua dieta e estilo de vida.
Se você já pratica uma boa higiene e tem uma dieta balanceada, mas seus sintomas ainda persistem, você pode considerar visitar um consultor especializado em mapeamento facial para obter ajuda adicional.
Qual é o ponto principal sobre o que a ciência diz sobre o mapeamento facial? Não é apoiado por evidências sólidas; no entanto, também não é considerado arriscado, tornando-se uma opção que você pode querer seguir se outros tratamentos não funcionarem bem. (Com informações do Dr Axe)
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.