Propaganda

Alumínio, teflon, vidro, inox: como escolher a melhor panela para a sua saúde?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
5
(1)
Os materiais das panelas impactam na sua saúde.
Os materiais das panelas impactam na sua saúde | Crédito: Freepik Premium

É preciso falar a verdade: quando pensamos em preparar refeições saudáveis, normalmente pensamos na escolha de bons ingredientes e na melhor forma de cozinhá-los. E só. Costumamos nos esquecer de um fator que pode ser tão importante quanto, o tipo de panela que utilizamos. O material dos utensílios de cozinha pode impactar o valor nutricional dos alimentos. Por isso, é importante conhecer os tipos e quais são as melhores opções para garantir uma alimentação melhor.

Teflon, alumínio e aço inox

Muito práticas no quesito limpeza, as panelas antiaderentes, principalmente as revestidas com Teflon, são frequentemente citadas como preocupantes. Esse tipo geralmente contém ácido perfluorooctanoico (PFOA), uma substância associada a riscos de câncer. Este é um dos principais motivos pelos quais devem ser vistas com cautela, principalmente quando estão mais deterioradas ou “riscadas”. 

Os recipientes de alumínio também merecem atenção. Este tipo de material pode se desprender e ser absorvido pelos alimentos, levantando preocupações sobre sua neurotoxicidade e possível relação com doenças como Alzheimer.

Estudar a composição dos utensílios e evitar aqueles que liberam metais pesados, como chumbo e cádmio, também é importante. O cromo e níquel, presentes em alguns tipos de aço inoxidável, também pode ser prejudicial. O níquel, por exemplo, é classificado como um possível cancerígeno e pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. 

Na hora da compra vale a comparação: panelas de aço inoxidável com baixo teor de níquel e cromo, como as da série “304”, são consideradas mais seguras. É recomendável evitar as que têm alta concentração desses metais ou aquelas feitas de aço “201”, que também possuem menor resistência à corrosão.

Vidro, cerâmica e aço cirúrgico

Para quem busca alternativas mais seguras, vidro, cerâmica e aço cirúrgico são recomendados. Os utensílios de vidro são inertes e não liberam substâncias químicas, embora sejam mais frágeis e distribuam o calor de maneira desigual. Já as de cerâmica, se forem feitas integralmente desse material, e não apenas revestidas, oferecem uma opção segura. Vale ressaltar que estas últimas precisam ser bem limpas para evitar o crescimento de microrganismos.

Ferro, pedra-sabão e cobre

Panelas de ferro fundido são eficazes na liberação do mineral, benéfico especialmente para quem tem deficiência desse nutriente. No entanto, devem ser usadas com cautela para evitar o excesso de ferro, que pode ser prejudicial. As de pedra-sabão, apesar de suas propriedades antiaderentes, podem liberar elementos potencialmente tóxicos, como níquel e cobalto, quando preparadas com alimentos ácidos.

Em relação ao cobre, a liberação excessiva de íons deste elemento pode ocorrer, especialmente se as vasilhas não estiverem adequadamente revestidas. 

Vale ressaltar que a questão não é motivo para você se desfazer dos utensílios que tem. Mais vale os cuidados com eles. Além da escolha do material, para minimizar riscos à saúde, é importante manter as vasilhas em boas condições. Panelas novas, especialmente as de aço inoxidável e pedra-sabão, devem ser fervidas antes do uso para eliminar metais tóxicos. As de Teflon não devem ser superaquecidas, pois isso pode liberar vapores prejudiciais. Já as de cerâmica devem ser mantidas intactas e livres de arranhões para garantir a segurança. 

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Alumínio, teflon, vidro, inox: como escolher a melhor panela para a sua saúde?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?