Propaganda

Já parou para pensar quantas vezes por dia você faz o “número 2”? Frequência de evacuação pode influenciar na sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
0
(0)
A frequência de evacuação pode ser influenciada por diversos fatores, até mesmo os psicológicos como ansiedade e depressão.
A frequência de evacuação pode ser influenciada por diversos fatores, até mesmo os psicológicos como ansiedade e depressão | Créditos: Freepik Premium

Novos estudos demonstram que a frequência de evacuação possui um papel crucial na manutenção do bem-estar geral e pode estar ligada ao desenvolvimento de problemas como doença renal crônica e demência. A pesquisa, realizada nos Estados Unidos e publicada na revista Cell Reports Medicine, analisou dados de mais de 1.400 pessoas saudáveis. E apontou que fazer cocô pelo menos duas vezes ao dia melhora a saúde no longo prazo.

Os resultados revelaram que a frequência com que os indivíduos fazem cocô diariamente impacta diretamente a composição da microbiota, conjunto de microrganismos que residem no intestino e exercem funções essenciais para o organismo. As bactérias intestinais conhecidas como “anaeróbios estritos”, associadas a uma boa saúde, prosperam com uma ou duas evacuações por dia, embora ainda sejam necessários mais estudos para confirmar essa tese.

A pesquisa mostra ainda abundâncias diferenciais de gêneros microbianos intestinais, metabólitos sanguíneos e variação em fatores de estilo de vida entre os diferentes ritmos de funcionamento do intestino. Essas diferenças estão relacionadas à inflamação, ao cardíaco e às funções hepática e renal.

A frequência com que você faz cocô é um parâmetro importante e deve ser monitorada com atenção. Consultar um médico para avaliação e acompanhamento é fundamental para garantir uma vida saudável e prevenir o desenvolvimento de doenças.

Intestino saudável, vida mais saudável

Uma microbiota intestinal saudável é fundamental para diversos aspectos, desde a digestão de alimentos até a regulação do sistema imunológico. Alterações na composição da microbiota, como as observadas em casos de constipação ou de diarreia, podem levar a diversos problemas.

Quando as fezes permanecem no intestino por muito tempo, no caso da constipação intestinal, as bactérias fazem as proteínas fermentarem, produzindo toxinas. Por outro lado, nos casos de diarreia, em que as fezes ficam aquosas e saem com maior frequência, a equipe encontrou análises químicas clínicas indicativas de inflamação e dano hepático.

A frequência de evacuação pode ser influenciada por diversos fatores, até mesmo os psicológicos como ansiedade e depressão. Controlar os níveis de estresse, além de adotar hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, hidratação adequada e prática regular de exercícios físicos pode contribuir para a melhora da frequência da evacuação e, consequentemente, para a saúde geral. Em alguns casos, o uso de probióticos ou outros suplementos alimentares também pode ser recomendado.

Confira dicas para um bom ritmo intestinal:

Beba mais água
Além de manter o corpo hidratado, estudos apontam que a boa hidratação aumenta a diversidade de bactérias “boas” no intestino.

Consuma mais fibras
As fibras também são importantes porque auxiliam na formação do bolo fecal e, consequentemente, no bom funcionamento.

Pratique exercícios físicos
Isso estimula a atividade muscular intestinal e faz as coisas “andarem”

Atenção aos níveis de estresse
O estresse pode ter impactos mentais e físicos, incluindo na saúde intestinal.

Cuide do seu sono
Uma flora intestinal diversa está positivamente relacionada com a boa qualidade do sono

Tente não segurar as fezes
Segurar voluntariamente o cocô pode levar a problemas como apendicite, hemorróidas e estimular a constipação intestinal

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Já parou para pensar quantas vezes por dia você faz o “número 2”? Frequência de evacuação pode influenciar na sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?