Propaganda

Cuide do seu fígado: dicas para um detox natural

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
5
(2)

Importante, incansável, o fígado é um dos órgãos que mais trabalha no nosso corpo. Espécie de filtro, é principalmente através dele que o organismo se livra das toxinas. Além de desintoxicar nosso sangue, produzir a bile, tão necessária para a digestão da gordura, e quebrar hormônios, o fígado é responsável também por armazenar vitaminas, minerais e ferro essenciais. Mantê-lo saudável e “limpo” é fundamental para que a função hepática seja eficiente. Então, bora cuidar dele?

O primeiro passo para manter o maior órgão interno do corpo humano bem e sem gorduras (o acúmulo leva a inflamações que danificam o órgão e deixam cicatrizes, que em casos graves, podem levar à insuficiência hepática, uma condição séria) é não fumando, não fazendo uso de bebidas alcoólicas e, sobretudo, apostando numa dieta saudável. 

Uma rotina sem alimentos processados ​​e rica em vegetais, legumes e grãos integrais colaboram para a limpeza do fígado. Neste texto, trazemos algumas opções naturais para que você possa cuidar bem dele e até fazer um detox. Confira:

Pare com os ultraprocessados

Primeiramente, livre-se das gorduras trans, do açúcar refinado e de carnes processadas, já compradas prontas. O ideal é apostar em alimentos naturais e preparados em casa. Por exemplo, asse seu próprio peito de frango orgânico para o almoço e prepare opções saudáveis para os lanches da tarde, como frutas frescas, palitos de cenoura, nozes e barras de granola caseiras.

Aposte nos sucos de vegetais

Vegetais crus, pelo menos de 4 a 5 porções por dia, também são benéficos. E uma das opções para conseguir ingerir tanta diversidade é através dos sucos frescos. Consumidos assim, os vegetais são melhor digeridos e seus nutrientes melhor absorvidos pelo corpo. Além disso, através da mistura dos sucos, é possível acrescentar variedades das quais não somos muito fãs. 

Misturados à laranja, ao gengibre e ervas frescas, verduras como o repolho, a couve flor e a couve de bruxelas podem ter seus sabores disfarçados. Adicionar cenoura, pepino, beterraba e verduras também colabora para um melhor sabor. Aliás, cenouras frescas e orgânicas são essenciais nesse processo, já que o betacaroteno é convertido em vitamina A para ajudar a eliminar as toxinas do corpo enquanto reduz a gordura no fígado.

O potássio é um ótimo aliado

Adicionar alimentos ricos em potássio na alimentação, além de outros benefícios para a saúde, ajuda também na limpeza do fígado. Batata-doce, molhos de tomates frescos, folhas de beterraba e espinafre, feijão, principalmente o branco, e bananas auxiliam na digestão e ajudam a liberar toxinas e metais pesados ​​do corpo – todos essenciais durante a limpeza do fígado. Mas, neste quesito, atenção: se você tiver altos níveis de potássio nos rins, esses alimentos devem ser consumidos moderadamente. 

Suplementos naturais

Alguns alimentos, como a cúrcuma, o cardo de leite e a raiz dente de leão funcionam como suplementos naturais para a desintoxicação do fígado. Pesquisas indicam, por exemplo,  que o cardo de leite, também chamado cardo mariano, uma planta medicinal rica em silimarina, atua no fígado e vesícula biliar. Muito utilizado para fazer remédios caseiros através de chás, o cardo mariano é encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Já a cúrcuma auxilia na digestão, ajuda a restaurar um equilíbrio saudável de açúcar no sangue e apoia o tecido hepático saudável e o metabolismo hepático. Com um efeito diurético natural, a raiz do dente-de-leão permite que o fígado elimine as toxinas mais rapidamente. 

Procure um médico

O sexo desprotegido também é um risco para a saúde do fígado, devido à possibilidade da contração do vírus da Hepatite B, uma doença silenciosa e séria. Além da proteção com o preservativo, verifique se seu cartão de vacinas está em dia e se você está protegido contra a doença. 

Além da Hepatite B, outros problemas podem levar a uma função hepática prejudicada. Fique alerta a sintomas como inchaço, gases, refluxo ácido, azia, incapacidade de perder peso, pressão alta, mau humor, ansiedade, depressão, falta de apetite ou pele e/ou olhos amarelados. Caso perceba alguma dessas situações, procure um médico. 

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Cuide do seu fígado: dicas para um detox natural

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?