O Dia dos Namorados está aí. E aparentemente os brasileiros estão animados para a celebração da data após dois anos de pandemia. Pesquisa da empresa NielsenIQ com 3,1 mil pessoas em todo o país aponta que a expectativa é de um aumento de 74% no valor dos presentes, que vão custar em média R$ 481. Nada mal. Mas, resolvida a entrega do mimo, é hora de lidar com uma questão um pouco mais delicada em tempos pós-pandêmicos: a falta da libido.
Inúmeras pesquisas demonstraram que o estresse e a ansiedade provocados pela crise sanitária mundial afetaram de forma bastante significativa o desejo de homens e mulheres. Estudo da Trinity College Dublin, na Irlanda, mostra que mais da metade das mulheres sofreu com a diminuição na vontade de fazer sexo ou passou por mudanças no ciclo menstrual em função do estresse e da má qualidade do sono provocados pelo coronavírus – 54% delas disseram que tiveram reduzido o seu apetite sexual.
A falta de libido realmente costuma ser mais comum em mulheres do que em homens, mas afeta ambos os sexos . Pesquisas mostram que 32% das mulheres e 15% dos homens não têm o desejo de fazer sexo regularmente. Mas nem tudo está perdido. Óleos essenciais e alimentos naturais podem melhorar esse cenário sem a necessidade de recorrer a medicações que possam ser prejudiciais.
Fazer algumas mudanças no estilo de vida é fundamental para aumentar o desejo sexual. Exercícios que reduzem o estresse e melhoram o sono, aliados a alimentos que contenham afrodisíacos naturais, como castanhas, ginseng, ginkgo biloba, chocolate amargo, noz-moscada, açafrão e cravo podem ser um bom começo.
Mas esse é um processo que demanda tempo e dedicação. E como o Dia dos Namorados está aí, os óleos essenciais podem dar uma mãozinha para uma noite inesquecível. Esses óleos são misturas de compostos voláteis extraídos de plantas. E são usados na aromaterapia porque podem ser liberados no ar e inalados em temperatura ambiente. Ao ser inalados, são rapidamente absorvidos pelo cérebro, o que é diferente dos bioativos dos alimentos vegetais ingeridos.
Para obter este efeito, coloque algumas gotas do óleo essencial em um difusor para que seu aroma se espalhe pelo ambiente e seja inalado, atuando no sistema límbico do cérebro, melhorando o humor e o estado emocional. Outra forma de utilizá-lo é pingar de duas a três gotas nas mãos e friccioná-las. Leve-as a 15 cm do nariz e aspire.
Dependendo do tipo de óleo escolhido, é possível também esfregar algumas gotas em algumas áreas do corpo ou combiná-lo colocando algumas gotas em seus produtos de cuidados pessoais. Confira abaixo alguns exemplos de óleos essenciais que podem atuar como afrodisíacos:
Óleo de Sálvia
Pesquisa publicada no Journal of Phytotherapy Research em 2014 afirmou que “o óleo de sálvia teve um efeito estatisticamente significativo na redução do cortisol, além de um efeito antidepressivo e na melhora o humor”. Este é apenas um dos muitos estudos que provam que o óleo de sálvia melhora os hormônios. O maior benefício desse óleo é que ele ajuda a equilibrar a produção de estrogênio no corpo. O estrogênio no organismo, em níveis bons, aumenta a disposição e a libido, tornam a pele sedosa e brilhante, bem como a vagina lubrificada e aquecida, além de despertar ímpetos sedutores.
Óleo de Sândalo
O sândalo é muito usado como um afrodisíaco natural, pois é eficaz para equilibrar os níveis de testosterona em homens e mulheres. Colocar duas gotinhas desse óleo numa banheira e enchê-la de água morna cria uma sauna aromática e afrodisíaca. Uma boa alternativa também é, nos dias anteriores ao encontro, aplicar diluído no punho, duas vezes ao dia. Isso aumenta a autoestima e a segurança.
Óleo de ylang ylang
De um aroma doce e floral, este óleo essencial ajuda a aumentar o clima de sedução entre o casal. Usado tanto em escalda-pés quanto em banhos, ele reduz o estresse, trabalha as emoções e sentimentos e harmoniza a autoestima, além de trabalhar a frigidez e a diminuição do desejo sexual, potencializando a sedução. Pode ser administrado conjuntamente com o óleo de laranja doce.
Óleo de Jasmim
O óleo de jasmim tem sido usado há centenas de anos na Ásia como remédio natural contra a depressão, ansiedade, estresse emocional, baixa libido e insônia. Muitos se referem a ele como um afrodisíaco natural, pois teria um aroma que aumentaria a sensualidade. Em pesquisa realizada com mulheres adultas saudáveis, o óleo causou aumentos significativos de sinais físicos de excitação e ajudou a elevar o humor ao mesmo tempo. Os participantes também se classificaram como mais alertas e vigorosos. Ele pode ser inalado através do difusor ou aplicado na pele.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
3 Comentários
Amei, as dicas. Vou comprar para mim, nunca usei esses tipos de óleo após esse poste ler passarei a usar
Vou voltar a fazer uso, gosto muito dos óleos
Oi Dilma, cada vez mais estudos comprovam os benefícios a saúde com os óleos essenciais.