Não é novidade que os vegetais verdes e seus sucos são excelentes fontes de várias vitaminas essenciais, minerais e compostos vegetais benéficos.
Inúmeras pesquisas sugerem que comer vegetais verdes folhosos diariamente pode ajudar a reduzir inflamações, risco de doenças cardíacas e de declínio da capacidade mental relacionado à idade.
Também há evidências de que certos compostos no suco fresco podem funcionar como prebióticos, que alimentam e apoiam o crescimento de bactérias benéficas que vivem em seu trato digestivo.
A ingestão rotineira de prebióticos está associada a vários benefícios, incluindo redução da constipação, manutenção do peso e melhoria da função imunológica.
Além disso, muitas pessoas acham que beber vegetais e frutas é uma maneira fácil e eficiente de aumentar a ingestão de nutrientes valiosos (10 Fonte confiável).
Finalmente, certas pessoas, como aquelas que fizeram cirurgia no estômago ou intestinos, podem se beneficiar do suco verde, pois é mais fácil de digerir. Para essas populações, fazer sucos é uma opção de curto prazo durante a recuperação.
Porém, não se pode deixar de fazer uma recomendação: o suco verde não deve substituir uma dieta equilibrada e saudável.
Na ânsia de se desintoxicar, desinchar e emagrecer, não têm sido raros casos de pessoas que trocam refeições pelo suco verde, e isso pode fazer mal à saúde.
Cuidados em relação ao suco verde são importantes
Especialistas alertam que é importante saber quais ingredientes utilizar em seu suco verde, pois a falta de orientação nesse sentido pode agravar alguns transtornos pré-existentes.
Pessoas que sofrem com gastrite, úlcera, colón irritável e doença inflamatória intestinal, por exemplo, devem buscar orientação de profissionais de saúde sobre os tipos de vegetais que podem eventualmente não fazer bem.
Outra questão a que se deve ficar atento é o risco de contaminação por parasitas. Por esse motivo é indicado saber a origem dos alimentos que estamos consumindo. Afinal, o suco verde é feito com ingredientes crus e é preciso fazer a higienização adequada.
O Ministério da Saúde orienta que as frutas consumidas com casca e as verduras cruas fiquem de molho em soluções à base de cloro. É possível encontrar nos mercados soluções prontas para esse fim, à base de hipoclorito de sódio
Sempre fale com o seu médico ou nutricionista sobre como fazer sucos para sua condição específica.
Duas receitas de suco verde para começar bem a semana
Opção 1
Ingredientes
1 folha de couve
Suco de 1/2 limão
1 pedaço pequeno de pepino japonês
1 maçã vermelha picada
3/4 de xícara (chá) de água de coco
Opção 2
Ingredientes
8 talos de aipo
1 xícara de brócolis
1 ramo de aspargos
1 ramo de coentro
1 ramo de acelga
Como fazer
Adicione todos os ingredientes ao espremedor de vegetais. Delicadamente, misture o suco e consuma imediatamente.
E qual o melhor horário para tomar o suco verde?
A maioria das pessoas, até por orientação de médicos e nutricionistas, optam por beber o suco em jejum. Assim garantem uma alta absorção de nutrientes.
Com os vegetais sendo absorvidos, sua digestão e metabolismo são favorecidos.
Também pode ser uma opção tomar o suco verde no intervalo do lanche da tarde.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.