Amadeirado, picante, terroso. O óleo essencial de olíbano faz sucesso na humanidade há pelo menos 6.000 anos. Na Antiguidade era usado como perfume e em rituais sagrados.
Hoje, é uma das estrelas da aromaterapia moderna por ser um dos óleos mais completos.
Extraído da casca da Boswellia sacra, árvore de seiva branca e espessa, o olíbano também é conhecido como “franquinsense”, ou “incenso puro”. Foi feito dele o incenso que os “três reis magos” levaram ao menino Jesus, junto com ouro e mirra, 2021 anos atrás, de acordo com a crença cristã. Eram os maiores presentes para a época.
Entre suas várias características, estão suas propriedades curativas da pele e sua associação milenar com momentos sagrados, sendo muito utilizado em rituais religiosos. Também é muito usado para fins estéticos e na fabricação de cosméticos especiais. Isso porque o olíbano ajuda na manutenção do aspecto jovem da pele, sendo ainda um ótimo cicatrizante. Também favorece a saúde e a aparência do cabelo, além de ser anti-inflamatório.
Na aromaterapia, o óleo de olíbano pode ser inalado com o uso de um difusor ou aplicado na pele dissolvido em óleo carreador, que pode ser de coco, semente de uva, de gergelim, entre outros.
Normalmente é diluído na proporção de uma gota de óleo essencial de olíbano em uma colher de sobremesa de óleo carreador – assim não apresenta riscos de provocar reações na pele. Vale a dica para qualquer tipo de óleo essencial: procure sempre dilui-lo antes de colocá-lo em contato com a pele. Não é recomendado ingerir óleo de olíbano.
Veja algumas propriedades do “óleo do incenso”:
Antiinflamatório
Aumenta a imunidade e alivia sintomas de gripes e resfriados.
Antialérgico
Tem ação reconhecida na melhora das funções respiratórias, sendo um aliado importante em casos de asma e rinite.
Fortalece os ossos
Muito usado na medicina natural para melhorar a saúde dos ossos e das articulações, combatendo artrite e reumatismo, por exemplo.
Melhora o humor
O olíbano também é conhecido por aliviar a ansiedade, o estresse e outros sintomas da depressão.
Melhora o sono
É indicado para ajudar as pessoas a dormirem melhor, por suas propriedades relaxantes.
Protege o coração
Pesquisas sugerem benefícios cardioprotetores, pois reduz o nível de gordura no sangue, além de ser anti-inflamatório e antioxidante.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 55
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
2 Comentários
Como utilizar o óleo essencial de olibano para os ossos? Tenho artrose severa na lombar e no joelho.