Propaganda

Clima seco, excesso de fumaça no ar: confira os principais cuidados para sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
5
(1)
Clima seco de Belo Horizonte
Crédito: Gerado por IA

Como uma espécie de mistura entre os cenários dos clássicos do cinema “Blade Runner” (EUA, 1982) e “Mad Max” (EUA, 1979), o horizonte da nossa capital não tem estado nada belo. Sofrendo com uma prolongada e inédita temporada de falta de chuva e consequentes queimadas, Belo Horizonte e arredores, assim como boa parte do país, têm sofrido tanto com o clima seco, próximo do desértico, quanto com a poluição.

As consequências para a saúde são quase imediatas e os cuidados com idosos maiores de 60 anos, crianças e gestantes devem ser redobrados. Mas é preciso que toda a população esteja orientada sobre como se proteger. 

Segundo informações da Agência Brasil, é necessário evitar, sempre que possível, a exposição aos poluentes e à fumaça intensa e à neblina causadas pelo fogo.De acordo com o Ministério da Saúde, atividades físicas devem ser evitadas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, entre o meio-dia e às 16h, quando as concentrações de ozônio são mais intensas.

Com relação à meninada, não é hora, por exemplo, de brincar fora de casa, andar de bicicleta, pular corda. Para os idosos, a mesma questão: não é o momento de sair para atividades que não sejam estritamente necessárias. Se precisar sair, use proteção como máscaras e bandanas, para reduzir o contato com partículas nas vias respiratórias.

A ingestão de água e líquidos segue entre as prioridades. Esta medida mantém as membranas respiratórias úmidas e, dessa forma, mais protegidas. 

O tempo de exposição ao sol deve ser reduzido ao máximo, devendo manter a permanência em local ventilado dentro de casa, se possível com ar condicionado ou purificadores de ar. Para diminuir a entrada da poluição externa, durante os horários com elevadas concentrações de partículas, portas e janelas devem ser mantidas fechadas. 

É recomendável ainda a utilização de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas para diminuir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas às áreas de focos de queimadas. A medida reduz o desconforto das vias aéreas superiores. Já máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas.

Em caso de sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde, a pasta indica a busca imediata de atendimento médico. Os possíveis sinais incluem ardência nos olhos, irritação na garganta e sensação de fechamento da laringe, além de manifestações mais sérias e que podem sinalizar que o pulmão foi afetado, como o chiado característico da bronquite. 

O que você achou deste post?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Clima seco, excesso de fumaça no ar: confira os principais cuidados para sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

plugins premium WordPress
× Informações ou dúvidas?