As festas de final de ano passaram e não, não cumprimos nada do que prometemos. Atolamos o pé na jaca, comemos todas as delícias a que tínhamos direito e maltratamos o nosso fígado com drinques, vinhos, espumantes. Agora, não adianta chorar pelo leite derramado. Bora correr atrás de desintoxicar e desinflamar o corpinho. Para isso, nada melhor que os sucos detox.
Ricos em água, vitaminas e minerais, eles possuem propriedades antioxidantes e diuréticas. Por isso, livram o corpo do excesso de resíduos, além de regularem o intestino. Entre os benefícios da ingestão dessa bebida super natural e saudável estão a redução do inchaço, a melhora do sistema digestivo, das atividades intestinais, além da hidratação da pele e até mesmo o aumento da disposição.
Outra vantagem de apostar no detox é que, aliados a uma dieta balanceada, esses sucos ajudam na perda de peso. Como a bebida é feita basicamente por frutas e vegetais e não é acrescida de açúcar, tem baixo teor calórico e contém boas quantidades de fibras, que ajudam a controlar a fome. A alta dose de vitaminas e nutrientes ajudam no funcionamento do organismo.
Quando incrementado com ingredientes como o gengibre, têm ainda uma ação termogênica, que faz com que o metabolismo seja acelerado e queime mais calorias e gorduras. Substituir a água por água de coco também é uma boa dica. Rica em sais minerais e potássio, a água de coco, além de ter baixa caloria, garante mais sabor à bebida.
O suco detox deve ser feito sempre com ingredientes naturais, livres de qualquer adição química. Caso necessite adoçar, opte por adoçantes naturais, como mel e stévia. E se jogue na diversidade. Verde, amarelo, vermelho, rosa. Há um mundo de possibilidades para se experimentar. Você pode preparar suco verde com couve ou espinafre; amarelo com abacaxi ou maracujá; e ainda vermelho, com beterraba; além de rosa, utilizando melancia.
Feita a opção, é só acrescentar água de coco, laranja, limão ou cenoura, hortelã e outras hortaliças de sua preferência. O recomendado é beber entre 250ml e 500ml por dia, juntamente com uma alimentação saudável ou, até mesmo, substituindo uma das refeições. Mas, atenção. Assim como outras dietas restritivas, não pode ser consumido por um longo período de tempo, pois pode trazer danos para a saúde.
Abaixo, confira dicas de receitas! O que muda é a combinação dos ingredientes. Lembre-se sempre de lavar bem as folhas e frutas. Bata tudo no liquidificador, coe, acrescente bastante gelo e desfrute!
Sucos verdes
Limão e couve
Ingredientes
- 1 maçã
- Suco de 1 limão
- 2 folhas de couve
- 1/2 dedo de gengibre
- 2 copos de água filtrada
Pepino
Ingredientes
- 1 pepino médio
- 1 limão
- 1 l e 1/2 de água
- 10 folhas de hortelã
- 1 pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre
Sucos vermelhos
Morango com beterraba
Ingredientes
- 8 morangos maduros de tamanho médio
- 1 beterraba
- 5 cenouras grandes
- 2 laranjas inteiras
Romã e uva
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de sementes de romã
- 150 ml de água de coco
- 1/2 xícara de uvas sem sementes
- 1 colher de sopa de beterraba crua
- 2 folhas de hortelã
Sucos amarelos
Abacaxi
Ingredientes
- 1 copo americano de água
- 3 rodelas grossas de abacaxi
- 1 colher de sopa de semente de chia (que deve ser acrescentada ao final, no suco já batido)
Cenoura
Ingredientes
- 1 cenoura grande sem casca
- 200 ml de água de coco
- 1 colher de café de linhaça dourada
- 1 fatia de abacaxi
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.