Originária na região da Cordilheira dos Andes, a quinoa é cultivada há mais de 5.000 anos no Peru, Chile, Bolívia e Argentina, onde é conhecida também como “cereal dos deuses”. Aqui no Brasil, a quinoa ainda é pouco utilizada, embora tenha conquistado mais espaço na mesa dos brasileiros nos últimos anos. Essa conquista se deve, sobretudo, aos seus muitos nutrientes. Afinal, a quinoa tem estatua de superalimento.
A quinoa é classificada como um pseudocereal, porque, apesar de ter algumas características nutricionais similares às dos cereais, não pertence à mesma família botânica. Enquanto os cereais são do grupo gramínea, a quinoa é uma semente do grupo amaranthaceae e pode se apresentar nas cores branca, preta ou vermelha.
Esse “falso cereal” é objeto de diversos estudos e considerado um dos alimentos mais balanceados e completos: é rico em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Benefícios da quinoa
A quinoa tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e a prevenir doenças como câncer, doenças inflamatórias e alergias. Por causa das gorduras ômega 3 e ômega 6, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o poder das suas vitaminas (A e E) também são importantes para o sistema imunológico, fortalecendo a defesa do corpo contra outras doenças.
Por causa das fibras, a quinoa também ajuda na saúde intestinal. Mas vale lembrar que o consumo de fibras deve ser acompanhado de uma boa ingestão diária de água.
A quinoa não contém glúten. Assim, é um alimento que pode fazer parte da dieta de pessoas com doença celíaca. O pseudocereal também pode ser benéfico para quem tem diabetes, visto que possui baixo índice glicêmico. Ele estimula a mastigação, aumenta a sensação de saciedade e diminui o esvaziamento gástrico, vantagens interessantes para quem precisa perder peso.
Experimente essa receita de risoto de quinoa:
- 200 g de quinoa em grão
- 1/2 cebola picada em cubinhos
- 3/4 copo pequeno de vinho branco seco
- 2 e 1/2 copos (requeijão light e sem lactose) de água com 1/2 pacote de caldo de galinha diluído (caldo sem gordura)
- 1/2 caixinha de creme de leite light
- 70 g de queijo parmesão ralado
- 2 dentes de alho picadinhos
- 2 abobrinhas pequenas picadas em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 fio de azeite perfumado com porcini (opcional)\
Modo de preparo
- Aquecer a água com o caldo de galinha diluído.
- Em uma panela de tamanho médio, adicionar a cebola a uma colher de azeite.
- Mexer até que a cebola fique esbranquiçada e macia.
- Adicionar a quinoa e mexer. Acrescentar o vinho branco e mexer até evaporar o vinho.
- Começar a acrescentar o caldo, aos poucos, mexendo (marcar o tempo logo depois que colocar o caldo).
- Em uma frigideira, colocar a outra colher de azeite com o alho e saltear rapidamente. Acrescentar a abobrinha picada e saltear. Salgar a gosto. Retirar do fogo logo que a abobrinha estiver macia mas, ao mesmo tempo, levemente crocante.
- Quando a quinoa estiver com 15 minutos de cozimento, acrescentar as abobrinhas salteadas.
- Quando chegar a 18 minutos de cozimento, acrescentar o parmesão e o creme de leite.
Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.