Se você comeu aquela fritura no fim de semana ou bebeu demais num encontro com amigos, não se preocupe. Provavelmente não terá mais do que uma dor de estômago que tende a passar logo. Agora, se você faz dessas exceções um hábito rotineiro, seus problemas de saúde vão se acumular cada vez mais, especialmente digestivos. Nesse post, trazemos para você algumas dicas de alimentos que podem ajudar no funcionamento do seu sistema digestório.
Aposte nas fibras para prevenir a constipação
É uma boa ideia tentar comer mais fibras ou volumosos, já que a maioria das pessoas não come o suficiente. Uma dieta rica em fibras pode ajudar na digestão e prevenir a constipação.
Apontar para a ingestão dietética recomendada de 30g de fibra por dia.
Para um intestino saudável, você precisa de fibras de várias fontes, como:
- pão integral
- arroz castanho
- frutas e vegetais
- feijões
- aveia
Algumas pessoas acham que cereais e grãos causam inchaço e síndrome do intestino irritável. Se for esse o caso, obtenha sua fibra de frutas e vegetais.
É importante continuar bebendo, principalmente água. Estimula a passagem de resíduos através do sistema digestivo e ajuda a suavizar o cocô.
A fibra age como uma esponja, absorvendo água. Sem fluido, a fibra não pode fazer seu trabalho e você terá constipação.
Uma boa maneira de certificar-se de que está ingerindo líquidos suficientes é beber um copo de água a cada refeição. Evite bebidas com cafeína, pois podem causar azia.
Reduza a gordura para um intestino saudável
Alimentos gordurosos, como batatas fritas, hambúrgueres e frituras, são mais difíceis de digerir e podem causar dor de estômago e azia.
Reduza os alimentos fritos gordurosos para aliviar a carga de trabalho do seu estômago.
Tente comer mais carnes e peixes magros, beba leite desnatado ou semidesnatado e grelhe em vez de fritar alimentos.
Vá com calma no tempero para evitar problemas de estômago
Muitas pessoas adoram comida picante e isso não incomoda o sistema digestivo. Outros acham que sua barriga fica chateada quando comem comida picante.
Não são apenas alimentos quentes escaldantes, como pimentas, que provocam azia. Alimentos mais suaves, mas saborosos, como alho e cebola, também podem causar isso.
Se os alimentos picantes lhe causarem azia, dor de estômago ou diarreia, vá com calma no futuro.
Se você já tem um problema como azia ou intestino irritável, evite-os completamente.
Cuidado com os gatilhos dos sintomas intestinais
Algumas pessoas acham que determinados alimentos lhes causam problemas. Alimentos ácidos, como tomates, frutas cítricas, molhos para salada e refrigerantes, podem desencadear azia, enquanto trigo e cebola podem causar síndrome do intestino irritável.
E se você não conseguir digerir a lactose, o açúcar do leite, você desenvolverá gases e diarreia depois de beber leite ou comer produtos lácteos, incluindo creme, queijo, iogurte e chocolate.
Tente ficar longe de alimentos e bebidas que desencadeiam seus sintomas digestivos. Mantenha um diário alimentar para descobrir quais alimentos causam seus sintomas.
Atenção às bebidas
O ideal é não ingerir líquidos durante a refeição, pois eles atrapalham a digestão, mas, se você não consegue ficar sem uma bebidinha, fique atento.
Bebidas com cafeína, como café, colas, chá e algumas bebidas com gás, aumentam o ácido no estômago, levando a azia em algumas pessoas.
Bebidas gasosas em geral tendem a inchar a barriga, o que também pode levar à azia.
Para diminuir a probabilidade de problemas digestivos, escolha bebidas que não sejam gasosas e não contenham cafeína, como chás de ervas, leite e água pura.
Se você não pode ficar sem café ou chá, limite sua ingestão a 1 ou 2 xícaras por dia.
Experimente iogurte amigo da barriga
Os probióticos são as chamadas “bactérias amigáveis” que também são encontradas naturalmente no intestino.
Eles têm sido associados a todos os tipos de benefícios para a saúde digestiva, incluindo ajudar a síndrome do intestino irritável e a diarreia do viajante.
Você pode tomar probióticos como suplementos disponíveis em lojas de produtos naturais ou em iogurte vivo, que é uma boa fonte natural.
Você precisará tomá-los todos os dias por pelo menos 4 semanas para ver qualquer efeito benéfico.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.