Estigmatizado durante muito tempo como inimigo da dieta por ser uma fruta mais calórica, o abacate foi redimido e passou a figurar como alimento importante também em um programa de emagrecimento. Afinal, possui propriedades que lhe conferem status de superalimento.
Uma de suas qualidades está ligada ao fato de ser rico em gorduras monoinsaturadas, que fazem bem para o organismo.
Falando em calorias, são 96 por cada 100 g, porção que contém 8,4 g de gordura. Além disso, ele contém fibras, vitaminas do complexo B, K e C, além de potássio e cobre.
É exatamente o potássio que ajuda a reduzir a pressão arterial, auxiliando no tônus vascular. O abacate tem três vezes mais potássio que a banana.
Além disso, a gordura do abacate ajuda a combater o colesterol ruim do organismo, reduzindo sua absorção no intestino e sua síntese pelo fígado. Sendo assim, auxilia no controle do colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir os níveis de triglicerídeos do organismo.
Consequentemente, o abacate faz bem para coração. E os seus benefícios para nossa saúde não param por aí.
Ele faz bem até para a nossa mente, pois ajuda a controlar a ansiedade. Isso graças ao potássio e ao lítio, que ajuda a melhorar o sono. E mais: a vitamina B3, também presente na fruta, atua no sistema nervoso favorecendo a produção de alguns hormônios ligados ao relaxamento.
O abacate também é uma estrela da culinária. Veja receita de guacamole:
Vegano, sem glúten e saudável. Além, é claro, de ser delicioso. Assim é o guacamole, que pode ser usado como molho, molho, pasta e sozinho como lanche.
Neste receita fácil de fazer, saiba como fazer o guacamole de maneira correta.
Outros ingredientes nesta receita fácil de guacamole incluem alho e coentro – duas ervas densas em nutrientes que contêm antioxidantes e possuem propriedades antiinflamatórias e de promoção da saúde.
Mas não se esqueça que o abacate tem mais calorias e, embora você não precise contar calorias para ser saudável, deve estar atento às porções ao consumir alimentos com alto teor calórico.
Uma porção deste guacamole caseiro contém aproximadamente:
- 138 calorias
- 2 gramas de proteína
- 12 gramas de gordura
- 9 gramas de carboidratos
- 1,4 gramas de açúcar
- 5,8 gramas de fibra
- 473 miligramas de sódio (32 por cento DV)
- 20 microgramas de vitamina K (23 por cento DV)
- 14,2 miligramas de vitamina C (19 por cento DV)
- 0,24 miligramas de vitamina B6 (19 por cento DV), entre outros.
Ingredientes:
- 2 abacates bem maduros
- 1 limão
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de sal marinho
- 1 tomate pequeno, picado
- ¼ xícara de cebola roxa, cortada em cubos
- ¼ xícara de coentro fresco, picado
Como preparar
- Despeje os abacates em uma tigela grande. Adicione o suco de limão, alho picado e sal marinho.
- Com uma colher, amasse até a mistura ficar cremosa.
- Adicione o tomate em cubos, a cebola roxa e o coentro e misture bem.
- Sirva imediatamente com pimentão vermelho fatiado, aipo ou cenoura. Se sua dieta permite alguns carboidratos, considere servir com alguns chips de tortilla de milho azul orgânico.
Dica para preservar sua receita de guacamole por mais tempo
O guacamole fica com uma cor marrom com o tempo. Isso acontece porque o abacate amassado fica exposto ao ar, e uma enzima da fruta reage com o oxigênio para causar essa cor.
Para evitar isso, coloque o guacamole em um recipiente, certifique-se de que está pressionado para baixo para que não haja bolsas de ar e cubra a superfície com um pouco de água. Em seguida, feche o recipiente. Isso garante que nenhum ar entre.
Outra forma é guardar o guacamole em um recipiente e, novamente, pressionar para baixo e alisar a tampa para que não haja bolsas de ar. Em seguida, cubra-o com filme plástico que fique contra a superfície do guacamole, não permitindo que o ar entre
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
1 Comentário