O Mac and Cheese – em português, macarrão com queijo – é um dos pratos mais adorados da culinária americana. A receita que conquistou o mundo remonta aos anos de 1770, quando o chef James Hammings foi escravizado pelo então presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, e levado para a França junto com o mandatário.
Durante o período em que esteve na Europa, Hamming incorporou a culinária francesa ao seu modo de cozinhar, levando para seu país depois o gosto pela comida com muitos molhos.
Nascia, então, o que na época chamaram de “torta de macarroni”. A receita incluía massa de macarrão seco, bem cozido. A proporção era metade leite e metade água. Foi incorporada manteiga na medida certa.
Depois de adicionar bastante queijo, o chef colocava tudo em uma panela fechada para cozinhar em fogão aberto e extremamente quente, que funcionava à carvão.
O presidente Thommas Jefferson se apaixonou pelo prato, que era sempre servido em seus jantares oficiais. Em troca da liberdade ao chef james Hemmings, Jefferson exigiu que a receita fosse ensinada a outro cozinheiro. E o Mac and Cheese foi passado de geração em geração.
Bom, praticamente 250 anos depois, muita coisa mudou na alimentação mundial. Industrialização, vida moderna, aumento da obesidade e descoberta de alguns males que a farinha e os laticínios podem fazer para a saúde – mais precisamente o glúten presente na massa e a lactose presente no queijo.
Por que não adaptar a receita com outros ingredientes? Afinal, se você é vegano, o queijo está fora do cardápio. E se é intolerante à lactose, todo aquele queijo pode realmente incomodar o estômago. Sem falar no carboidrato, que anda fora de moda na dieta fitness contemporânea.
Nesta receita ensinada pelo médico americano Josh Axe, o queijo vegano substitui o queijo tradicional. E, na massa, ele usa abóbora, creme de coco e fermento nutricional, criando aquela textura cremosa e sedosa, sem leite.
Ingredientes principais
1 abóbora cortada ao meio no sentido do comprimento e as sementes descartadas
½ cebola branca, picada
¼ xícara de creme de coco
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de pó de araruta
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de cebola em pó
1 colher de chá de alho em pó
½ xícara de fermento nutricional
8 xícaras de macarrão sem glúten de escolha, cozido
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 400 F.
Em uma assadeira, forrada com papel manteiga, coloque a abóbora com a face para baixo.
Asse por 40 minutos ou até que esteja macio.
Ferva e cozinhe o macarrão.
Coloque o interior da abóbora em um liquidificador de alto teor de pó ou processador de alimentos.
Adicione os ingredientes restantes (exceto o macarrão) e bata em alta até ficar bem combinado, adicionando mais ervas e temperos conforme necessário.
Em uma tigela grande misture delicadamente o macarrão e o molho.
Sirva com cebolinha.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.