Salmão é o nome comum de várias espécies de peixes da família Salmonidae, que também inclui as trutas, típicos das águas frias do norte da Eurásia e da América. Várias espécies são criadas em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar. É um peixe rico em nutrientes e cada vez mais popular no Brasil, apesar do preço salgado.
O salmão, por exemplo, é destaque quando falamos de ômega 3, pois contém ácidos graxos poli-insaturados dos tipos EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosa-hexaenoico). Essas gorduras essenciais são obtidas por meio da alimentação e atuam para garantir o bom funcionamento do cérebro, do coração e do sistema nervoso.
Além disso o peixe tem alta quantidade de vitamina B. As vitaminas do complexo B reduzem as inflamações que podem desencadear doenças cardíacas e transformam nossos alimentos em energia. São elas: Vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantoténico), B6, B9 (ácido fólico) e B12.
Os benefícios desse peixe bonito e delicioso não param por aí. Você sabia que o salmão também é rico em vitamina D? Esta importante vitamina é obtida por meio de exposição ao sol, mas também pode ter sua quantidade aumentada por meio de suplementos ou alimentação, como o consumo do salmão. A vitamina D, entre outras coisas, ajuda a melhorar a absorção de cálcio, o crescimento dos ossos e o fortalecimento do sistema imunológico.
E ainda é uma fonte importante de proteína, nutriente que atua no sistema nervoso e mantém a saúde dos músculos, principalmente quando perdemos massa por conta do processo de envelhecimento ou emagrecimento. A proteína também aumenta os anticorpos, atua na manutenção da saúde dos ossos e auxilia na beleza dos cabelos e da nossa pele.
Para completar, o salmão é uma fonte relevante de potássio. Você sabia que o potássio evita a retenção de líquido e controla a pressão sanguínea, reduzindo os riscos de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).
Mas fique atento: quando for comprar o peixe, pesquise sobre a procedência e fique atento às condições do pescado.
Abaixo, uma deliciosa receita de salmão grelhado com gengibre
Ingredientes:
2 lombos ou postas de salmão
Sumo de 1 laranja
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
3 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel
Como fazer:
Numa taça ou saco, coloque o salmão e junte o sumo de laranja, o alho em pó, o gengibre, o molho de soja e o mel.
Caso utilize uma taça, envolva bem e depois cubra com película aderente, mas se utilizar um saco, feche-o bem e o vire cuidadosamente para envolver a marinada.
Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Aqueça uma frigideira tipo grelha e deite um pouco de azeite. Coloque o salmão na frigideira e deixe grelhar de ambos os lados.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.