Uma boa cútis, homogênea, hidratada e radiante, representa muito mais que beleza: reflete também saúde e longevidade. Maior órgão do corpo humano, a pele atua como a primeira linha de defesa do organismo contra agressões externas como poluição, vírus, bactérias e raios UV. Estando saudável, ela também é mais eficiente na cicatrização de feridas e lesões. Além, claro, de ser um fator gerador de autoestima.
Mas esta conquista vai além de cuidados tópicos como limpezas e cremes. A alimentação desempenha um papel crucial, fornecendo os nutrientes necessários para uma derme hidratada e luminosa. E, segundo especialistas, o alimento número 1 neste caso são os peixes gordurosos, especialmente aqueles ricos em ácidos graxos ômega-3.
Salmão, truta, arenque, sardinha e atum são alguns dos destacados pela mestre em nutrição Bonnie Taub-Dix, autora do livro “Read It Before You Eat It: Taking You From Label To Table” (Leia Antes de Comer: Levando Você do Rótulo até a Mesa, em tradução livre do inglês). “Peixes ricos em ômega 3 ajudam a preservar o colágeno, combater a inflamação e manter a pele firme”, afirma.
De acordo com publicação da revista norte-americana Shape, a dermatologista Marisa Garshick, certificada pelo MDCS Dermatology, observa que esses ácidos graxos também podem ajudar a aumentar a hidratação. Outro estudo confirmou que os ômega 3 ajudam a promover uma maior flexibilidade da cútis.
Neste caso, mais do que nunca, vale o ditado: nós somos o que comemos. A nutrição tem impacto direto e a escolha de alimentos influencia diretamente na saúde da nossa derme. Além do ômega 3, nutrientes como as vitaminas A, C e E também são cruciais e auxiliam na produção e reparação das células da pele, na produção de colágeno e na proteção contra danos oxidativos, respectivamente.
Então, assim como nos peixes gordurosos, aposte também em alimentos como abacate, amêndoas, espinafre, tomates e cenouras. E no chá verde, rico em polifenóis que reduzem a inflamação e promovem um tom uniforme. Estudo realizado na Holanda, que analisou registros alimentares e fotografias de aproximadamente 2.800 adultos com mais de 60 anos, revelou que aqueles que consumiam mais frutas, vegetais, peixes e alimentos ricos em fibras apresentavam menos rugas comparados aos que consumiam carnes vermelhas e alimentos processados.
Por último, mas não menos importante, a hidratação. Beber uma quantidade adequada de água pode fazer maravilhas. “Seja pura, no chá ou café, em frutas aquosas, vegetais e sopas, a água reina quando se trata de hidratar a pele”, diz Taub-Dix.
A dica então é apostar no velho e bom combo: dieta equilibrada com uma boa ingestão de água, exercícios regulares e cuidados tópicos adequados. Evitar alimentos processados, com alto índice glicêmico e gorduras trans é igualmente importante. O consumo excessivo de álcool também deve ser evitado, pois pode desidratar a pele e acelerar o envelhecimento.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.