Imagine-se em uma moderna clínica, deitada numa cadeira bem confortável, tomando injeções de beleza, juventude, imunidade e bem-estar. Parece cena de ficção científica, não é? Mas é a pura realidade. Essa é a soroterapia, uma técnica que permite a suplementação de vitaminas, minerais, antioxidantes e/ou aminoácidos diretamente na veia, por meio da aplicação de um soro, ou de forma intramuscular.
Também chamada terapia intravenosa, ela proporciona uma absorção rápida dessas substâncias no organismo e tem atraído pessoas interessadas em obter melhorias em diversos aspectos da saúde. O procedimento permite a hidratação e restaura os níveis nutrientes, melhorando o bem-estar estético e geral. Tudo isso de uma forma mais imediata que a tradicional ingestão de suplementos via oral.
As indicações da soroterapia são as mais variadas e o tratamento, que deve ser feito sempre com a prescrição e a supervisão de um médico, é personalizado. É possível utilizar o método para prevenir o envelhecimento, revitalizar a pele ou fortalecer cabelos e unhas.
Famosos
O auxílio no processo de emagrecimento, com a combinação de substâncias que aceleram o metabolismo, é outra das propriedades da soroterapia. A técnica, que chamou a atenção de celebridades como Kim Kardashian, Madonna e Rihanna, tem sido muito procurada também por atletas, pois ajuda a aumentar a performance esportiva.
É possível ainda usar o procedimento para ajudar no tratamento contra depressão e ansiedade (apesar de não substituir o acompanhamento psicológico e a necessidade, em alguns casos, de medicação) e na recuperação de algumas doenças. No entanto, pode ser indicado também apenas para um detox no organismo ou para combater um estado de cansaço e estresse excessivo.
Protocolo individual
Como a ideia desse método é deixar o corpo no melhor estado possível, a indicação de cada soro é muito individualizada e determinada depois de uma avaliação completa do paciente. São diversas combinações diferentes, pensadas exclusivamente para o tipo de condição a ser tratada. Após a realização de exames, em que devem ser analisadas também possíveis reações alérgicas às substâncias, o médico aponta quais injeções são necessárias e é montado um protocolo.
Assim como a prescrição das substâncias, há também maneiras diferentes de aplicação. A vitamina D, por exemplo, é aplicada de forma intramuscular, na região das nádegas, pois assim o corpo irá absorvê-la de forma mais adequada e completa.
As sessões duram, em média, de 40 minutos a uma hora e acontecem uma vez por semana, podendo seguir, após algum tempo, com manutenções mensais. O tratamento como um todo varia de paciente para paciente.
Tire suas dúvidas sobre a soroterapia
Qualquer pessoa pode se submeter à soroterapia?
A maioria das pessoas são elegíveis para o procedimento, mas é necessário passar por uma completa anamnese e exames laboratoriais. A terapia é contraindicada a pacientes com insuficiência renal ou cardíaca.
O procedimento é doloroso?
Não! O paciente sente apenas uma leve picada da agulha.
Há reações adversas?
São raras. Mas é possível haver reações alérgicas, inflamatórias e mesmo imunológicas. Efeitos colaterais como leves dores de cabeça e náuseas também podem ocorrer.
Há vantagens em receber vitaminas e minerais via terapia intravenosa?
Por esse método, os compostos são absorvidos de forma mais rápida e com melhor aproveitamento.
Com que rapidez são sentidos os efeitos?
Depende do tratamento. Mas, geralmente, quanto mais deficiente e desequilibrado for o sistema, maior e mais imediato será o efeito que o paciente sentirá.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.